Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
 
PERGUNTA 1
A auditoria é feita com base em critérios e esses devem ser seguidos para serem geradas as constatações da auditoria que irão indicar conformidades, não conformidades e identificar oportunidades para melhoria. Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
	
	a.
	As não conformidades não devem ser analisadas criticamente junto ao auditado para se obter reconhecimento de que a evidência de auditoria foi precisa.
	
	b.
	A conformidade com o critério de auditoria deve ser resumida para indicar localizações, funções ou processos que foram auditados, e se essas conformidades estiverem incluídas no plano de auditoria, devem ser registradas as constatações dessas conformidades individuais e sua evidência de suporte.
	
	c.
	Ao longo da auditoria, a equipe deve se reunir para analisar criticamente as constatações da auditoria, quando necessário, em fases apropriadas durante a auditoria.
	
	d.
	As não conformidades e as evidências de auditoria também devem ser registradas.
	
	e.
	Um detalhe importante da NBR ISO 19011:2018, as não conformidades podem ser graduadas, ou seja, pode existir grau de menor até maior risco.
PERGUNTA 2
Existem duas funções e responsabilidades associadas ao processo da auditoria que são os guias e os observadores. Sobre o assunto, verifique as alternativas, a seguir:
I.    Essas pessoas podem acompanhar a equipe de auditoria, mas não fazer parte dela nem tampouco influenciar ou interferir a realização da auditoria.
II.    Esses indivíduos são designados pelo auditado para prestar auxílio à equipe da auditoria.
III.    Essas pessoas auxiliam à equipe da auditoria no sentido de estabelecer contatos e programas para entrevista e organizar visitas para partes específicas da organização, mas são proibidas de assegurar que sejam conhecidas e respeitadas as regras e procedimentos relativos à segurança no local pelos membros da equipe da auditoria, nem devem testemunhar a auditoria em nome do auditado, apenas fornecer esclarecimento ou ajuda na coleta de informações.
Estão corretas:
	
	a.
	Apenas a II.
	
	b.
	I e III.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	Apenas a I.
	
	e.
	I, II e III.
PERGUNTA 3
Após o longo processo de busca de evidências, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, chegamos a fase de preparação das conclusões da auditoria. Antes de encerrar se faz necessário que a equipe da auditoria se comunique antes da reunião de encerramento para traçar algumas diretrizes, exceto:
	
	a.
	Considerar as incertezas inerente ao processo de auditoria para acordar quanto às conclusões da auditoria.
	
	b.
	Analisar de forma crítica as constatações e quaisquer outras informações apropriadas coletadas durante a auditoria em relação aos objetivos da auditoria.
	
	c.
	Definir metas para as auditorias subsequentes.
	
	d.
	Elaborar as recomendações.
	
	e.
	Discutir sobre ações de acompanhamento de auditoria, claro se essa etapa estiver incluída no plano de auditoria.
PERGUNTA 4
Todo o processo de auditoria é registrado e, por isso, há, no final da auditoria a elaboração de um relatório que deve ser completo, preciso, conciso e claro. O líder de equipe da auditoria é o responsável pela preparação e conteúdo do relatório da auditoria e deve incluir no seu relatório, quais dos itens, a seguir?
1-    Os objetivos da auditoria;
2-    O escopo da auditora com a identificação das unidades organizacionais e funcionais, ou os processos auditados e o período de tempo de toda a auditoria; 
3-    Opinião pessoal da equipe;
4-    Sanções aos colaboradores;
5-    Identificação do cliente;
6-    Identificação do líder e os membros da equipe de auditoria; 
7-    As datas e lugares onde as atividades da auditoria foram realizadas; 
8-    Os critérios da auditoria;
9-    As constatações da auditoria; e
10-    As conclusões da auditoria.
	
	a.
	2,3,4,5,6,7,8.
	
	b.
	1,3,5,7,9,10.
	
	c.
	3,4,5,6,7,8,9.
	
	d.
	1,2,3,4,5,6.
	
	e.
	1,2,5,6,7,8,9,10.
PERGUNTA 5
Sobre o processo de comunicação durante a auditoria, verifique as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
	
	a.
	Se a equipe encontrar qualquer consideração sobre um assunto fora do escopo da auditoria, essa evidência deve ser excluída a fim de que seja omitida ao auditado, para esse fato não interferir diretamente na organização.
	
	b.
	O auditor líder deve comunicar, periodicamente, o progresso da auditoria e qualquer preocupação ao auditado e ao cliente da auditoria.
	
	c.
	Dependendo do escopo e da complexidade da auditoria, a comunicação deverá ser bem ajustada, já que a equipe de auditoria precisa, constantemente, trocar informações, avaliar o progresso da auditoria e redistribuir o trabalho entre os membros da equipe.
	
	d.
	Se ocorrer da equipe de auditoria verificar um risco imediato e significativo, essa importante evidência deve ser relatada sem demora ao auditado.
	
	e.
	Um processo de auditoria sem comunicação entre auditor e auditado tem grandes chances de não sair como o planejado.
PERGUNTA 6
Sobre a preparação das conclusões da auditoria, julgue os itens a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS:
(V) Nessa etapa, são apontadas a extensão da conformidade do sistema de gestão com o critério de auditoria.
(V) É na conclusão que são apontadas a implementação eficaz, manutenção e melhoria do sistema de gestão.
(V) Nesse momento também é assegurada, pela direção, a contínua pertinência da capacidade do processo de análise crítica, adequação, eficácia e melhoria do sistema de gestão.
(F) As conclusões da auditoria são proibidas de conduzir a recomendações tendo em vista melhorias, relações empresariais, certificação/registro ou atividades de futuras auditorias.
	
	a.
	V,V,V,F.
	
	b.
	F,V,F,V.
	
	c.
	V,V,F,F.
	
	d.
	 V,F,V,F.
	
	e.
	F,F,F,V.
PERGUNTA 7
Sobre a reunião de encerramento, julgue os itens a seguir:
I.    A reunião de encerramento é presidida pelo líder da equipe da auditoria que vai apresentar as constatações e conclusões da auditoria de forma mais compreensível possível. 
II.    Nessa reunião também é apresentado o prazo para que o auditado apresente um plano de ação corretiva e preventiva.
III.     O auditado, o cliente da auditoria e outras partes interessadas não podem participar dessa reunião.
Estão incorretas:
	
	a.
	Apenas a III.
	
	b.
	I e III
	
	c.
	Apenas a I.
	
	d.
	Apenas a II.
	
	e.
	I e II.
PERGUNTA 8
Sobre a coleta e verificação de informações, julgue os itens a seguir:
I.    Durante a auditoria, as informações pertinentes aos objetivos, escopo e critério da auditoria interfaces entre funções, atividades e processos devem ser coletadas por amostragem.
II.    As informações podem ser entrevistas com os colaboradores, a própria observação das atividades e do ambiente e condições de trabalho circunvizinho e a análise crítica dos documentos (que podem ser: registros de inspeção, notas de reuniões, relatórios de auditoria, registros de monitoramento de programas e resultados de medições) e os registros da organização (que podem ser: política, objetivos, planos, procedimentos, normas, instruções, licenças e permissões, especificações, desenhos, contratos e ordens).
III.     Ainda podem ser consideradas informações para a auditoria, os resumos de dados, análises e indicadores de desempenho, as informações sobre os programas de amostragem do auditado e sobre procedimentos para o controle de amostragem e processos de medição e os relatórios gerados de outras fontes.
Estão incorretas:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I e III
	
	c.
	Apenas a II.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	Apenas a I.
PERGUNTA 9
Sobre a importância das entrevistas, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA:
(V) Os auditores gostam muito de se utilizar de entrevistas, pois as consideram comoimportantes meios para coletar informações e convém que sejam conduzidas de maneira adaptada à situação e à pessoa entrevistada.
(V) As entrevistas devem ser realizadas por pessoas de níveis e funções apropriadas e que executem atividades ou tarefas dentro do escopo da auditoria.
(V) O entrevistador deve possibilitar que a pessoa entrevistada fique à vontade ao longo da entrevista, evitando nervosismos e inconvenientes desnecessários.
	
	a.
	V,V,V.
	
	b.
	F,V,F.
	
	c.
	V,V,F.
	
	d.
	V,F,V.
	
	e.
	F,F,F.
PERGUNTA 10
Sobre a condução das atividades da auditoria no local, verifique as alternativas a seguir, e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA:
(V) A auditoria de campo inicia-se com a reunião de abertura, momento formal e crucial no início do processo.
(F) Essa reunião é obrigatória mas não é utilizada na maioria dos processos de auditoria, porque a equipe de auditoria, junto com o auditado, só confirma o objetivo geral da auditoria que foi estabelecido anteriormente e ajusta algo, no caso de algum imprevisto.
(V) Nessa reunião são discutidas a confirmação do plano de auditoria, um resumo de como as atividades de auditoria serão realizadas e respondidos questionamentos, que porventura o auditado tenha antes do processo.
	
	a.
	V,V,F.
	
	b.
	V,V,V.
	
	c.
	F,V,F.
	
	d.
	F,F,F.
	
	e.
	V,F,V.

Outros materiais