Buscar

atividades de processos construtivos

Prévia do material em texto

TRABALHO DE PROCESSOS CONSTRUTIVOS (VALE 1PONTO)
RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS APÓS ASSISTIR OS DOIS VIDEOS:
1-O QUE É UM EMPREENDIMENTO?
Empreendimento é o ato, efeito ou resultado de empreender algo com fim determinado. Em administração, economia e engenharia tem como núcleo comum o fato de ser: ▪ aquele ente abstrato a ser realizado: constitui um conjunto de atividades e obrigações, a serem implementados pela organização, e que, devido ao grau de complexidade e compromissos associados, exigem o estabelecimento de um modelo de gerenciamento, centralizado ou não, capaz de promover a identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, a fim de atender aos requisitos dos projetos e cumprir as diretrizes estratégicas da empresa.
2-O QUE É CICLO DE VIDA DE UM EMPREENDIMENTO?
O ciclo de vida é o conjunto de todas as fases da gestão de projetos, sendo que cada fase inclui um conjunto de resultados específicos, planejados com o objetivo de permitir algum tipo de controle gerencial.
3-QUAIS AS FASES DE UM EMPREENDIMENTO? DESCREVA O QUE ENTENDEU SOBRE CADA UMA DELAS.
Fase I: Concepção ;
Fase II: Projeto;
Fase III: Execução;
Fase IV: Start Up.
Todas essas fases são necessárias na hora da execução de um empreendimento. Não se deve pular a ordem e muito menos fazer de qualquer forma cada uma dessas fases.
4-O QUE É NATUREZA E PORTE DOS EMPREENDIMENTOS?
	Natureza é o uso de recursos diferentes para um empreendimento.
	Porte é a quantidade de recursos utilizados para um empreendimento.
5-O QUE SÃO RECURSOS EM UM EMPREENDIMENTO?
São os bens da empresa disponíveis para a execução de atividades financeiras dentro da empresa.
6-O QUE SÃO EMPREENDIMENTOS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE ?
 	está relacionada ao tamanho do empreendimento. Os de pequeno porte utilizam menores quantidades de materiais e pessoas. O de grande porte já utilizam grandes demandas de recursos e os de médio porte é a razão entre esses dois portes.
7-O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS?
É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
8-0 QUE SÃO FERRAMENTAS E OS GRUPOS PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS?
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto.
9-DEFINA E FALE SOBRE O CRONOGRAMA DE UM EMPREENDIMENTO?
O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.
10-QUAIS AS FUNÇÕES DOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS? CITE UM SISTEMA COMPUTACIONAL UTILIZADO E EXPLIQUE SEU USO. 
Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software). O software mais importante é o sistema operacional, porque ele fornece as bases para a execução das aplicações, às quais o usuário deseja executar. Exemplo: softwares de planilhas de cálculos.
11-O QUE SÃO OS MÉTODOS DE CONTROLE UTILIZADOS EM UM EMPREENDIMENTO? CITE UM EXEMPLO E EXPLIQUE O QUE ENTENDEU SOBRE ELE.
O controle de estoques vai garantir a disponibilidade de produtos para venda, demonstrar quais mercadorias precisam ser adquiridas, as matérias primas que são necessárias, ver o que está sendo comprado em excesso; tudo isso para equilibrar as finanças da sua empresa e a oferta e demanda de seus produtos. E a sua organização, planejamento e análise podem prevenir perdas, paradas de produção, atrasos, erros de programação e distribuição. 
Controle através de software
A utilização de um sistema de computador para acompanhamento e controle do estoque é semelhante ao feito de forma manual, porém muito mais ágil e facilitado. Todas as informações sobre o estoque estão disponíveis em tempo integral, tanto para produtos específicos quanto sobre o estoque como um todo.
 
12-O QUE É CAMINHO CRÍTICO? EXLIQUE QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA.
Em síntese, é a menor duração possível para o que projeto seja finalizado completando todas as suas atividades. Ou seja, o caminho crítico do projeto nada mais é do que o caminho no diagrama de rede do projeto que determina a sua duração total. Dessa forma, se alguma atividade do caminho crítico sofrer atraso, o projeto inteiro sofrerá consequências. Contudo, caso uma atividade de um caminho não-crítico atrasar, não há problema, pois entre elas há uma folga que pode absorver esse atraso.
13-QUAIS SÃO OS GRUPOS DE EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL? EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS DE EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Pesadas e Estradas – grande porte, requer muito materiais e em especial o governo nacional trabalha muito nesse tipo de empreendimento. Como construção de estradas, pontes e etc.
Edifícios não residenciais – destinados a fluxo de empresas, consiste na utilização para empreendedorismo. Exemplos: shopping centers.
Construções habitacionais multifamiliares – destinadas às famílias em geral, desenvolve-se a rotina de moradores de uma cidade. 
14-EXPLIQUE O QUE ENTENDEU SOBRE OS NÍVEIS DE GERENCIAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. DETALHE AS FUNÇÕES DE CADA NÍVEL.
Organizacional – define-se a hierarquia dentro da empresa. Quem é o chefe, subordinados e etc.
 	Projeto – são definidos como as tarefas serão executadas. Deve ser detalhado a função de cada profissional dentro da empresa.
	Operação – execução das atividades no canteiro de obras. 
	Metas – pequenos objetivos que devem ser alcançados dentro do empreendimento. 
15-O QUE VOCE ENTENDEU SOBRE QUADRO DE HORAS?
	É utilizado pelo gerente de projeto no canteiro para acompanhar o desenvolvimento das atividades.
16-EXPLIQUE E DETALHE O QUE VOCE ENTENDEU SOBRE O NÍVEL DE OPERAÇÃO. FALE SOBRE AS TAREFAS (FUNÇÕES) DE CADA ELEMENTO NESTE NÍVEL (PESQUISE).
	Nível de operação são as atividades executadas no canteiro de obras. Essas atividades são executadas por todos os envolvidos na obra.
17-O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE GERENTE DE PROJETO? QUAIS SÃO SUAS FUNÇÕES?
	O gerente de projeto adapta as metas da empresa as equipes que estão realizando as atividades dentro da obra.
18-O QUE VOCE ENTENDEU SOBRE PLANEJAMENTO DE UM EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL?
	Significa preparar-se para todas as etapas no canteiro de obras. Para que o tempo, recursos, economia, entre outros não sejam desperdiçados.
19-FALE SOBRE OS SETORES ENVOLVIDOS NO PLANEJAMENTO DE UM EMPREENDIMENTO E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?
20-FALE SOBRE OS TIPOS DE PROJETOS DE UM EMPREENDIMENTO. QUAIS DEVEM SER ENTREGUES AOS FUTUROS PROPRIETÁRIOS E PORQUE? EXEMPLIFIQUE PESQUISANDO E COM IMAGENS.
	Setor de arquitetura e projetos – responsável por compor toda a base de projetos do empreendimento. Exemplos: planilhas, memoriais de cálculos e etc.
	Estrutural – visa todo detalhamento das estruturas de concreto, entre outros, na edificação. 
	Hidráulico-sanitário – contém todos os dados referentes as peças de encanamento da edificação. 
	Elétrico – nesse tipo de projeto, contém todas as informações referentes ao bom uso da energia elétrica.
	Prevenção de incêndios – nesse projeto são dimensionados as estruturas de combate ao fogo em casos de incêndios.
21-EXPLIQUE QUAIS E O QUE ENTENDEU SOBRE AS FASES DE UM PROJETO.
	Anteprojeto – fase preliminar, que julga parcialmente valores quantitativos da obra.
	Projeto básico – é um aprimoramento do anteprojeto, buscando “enxugar algumas dúvidastécnicas. 
	Projeto executivo – é o projeto utilizado pelo engenheiro para a execução da atividade que se pretende chegar. Através deste projeto a obra iniciará. 
	Projeto as built – é conjunto de papéis, documentos, informações que devem ser entregues ao proprietário do estabelecimento. Esse projeto contém informações de alterações que foram realizadas ao longo da obra. 
22-EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE O PROJETO “ AS BUILT “ (ADICIONE IMAGENS).
Projeto as built – é conjunto de papéis, documentos, informações que devem ser entregues ao proprietário do estabelecimento. Esse projeto contém informações de alterações que foram realizadas ao longo da obra. Além de ser entregues com os projetos originais da obra.
23-EXPLIQUE O QUE É UM MEMORIAL DESCRITIVO?
	É um texto que apresenta todas as especificações dos produtos comprados, utilizados, aproveitados ao decorrer da obra.
24-FALE SOBRE A FUNÇÃO DO SETOR FINANCEIRO DE UMA CONSTRUTORA.
	É responsável pelo controle do fluxo de caixa da obra. Deve haver uma verificação toda semana para que se evite o desperdício e gastos desnecessários. 
25-O QUE É CONTROLLER?
	É o responsável em manter o controle do fluxo de caixa de um empreendimento. Quais materiais estão se esgotando, onde deve-se economizar e etc.
26-EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR RECURSOS DESTINADOS A UMA DETERMINADA OBRA NA PRÓPRIA OBRA E QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE NÃO SEGUIR ESTE CONSELHO. 
	Pode haver a falta de capital para alimentar a obra pela má administração dos recursos. Por isso, é essencial a utilização dos recursos na obra.
27-FALE SOBRE A FUNÇÃO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA CONSTRUTORA.
	Responsável pela aquisição de todos os recursos necessários aquele empreendimento. É necessário que o setor de compras possa conhecer bem o mercado, sempre procurando economizar, mas com materiais de qualidade. 
28-FALE SOBRE A FUNÇÃO DO SETOR DE ENGENHARIA DE UMA CONSTRUTORA.
	É o setor que faz a execução do empreendimento. Ele deve ser articulado com todos os outros setores. Para que a execução possa seguir seu fluxo dentro do esperado.
29-FALE SOBRE O PLANEJAMENTO DAS FASES DE UM EMPREENDIMENTO E SOBRE OS SETORES RESPONSÁVEIS.
	Fase 1: Estudo de concepção – são analisado as principais ideias para saber se será possível o desenvolvimento do empreendimento. Os setores responsáveis por essa fase são: o setor de arquitetura e projetos e o setor de financeiro. 
	Fase 2: planejamento do empreendimento – será organizado o projeto com todas as possibilidades para que se dê início a construção. 
	Fase 3: execução do empreendimento – agrega praticamente todos os setores do empreendimento, pois para a execução será exigido todo o funcionamento dos setores na hora da execução. 
	Fase4: entrega do empreendimento – é o resultado final de todos esforço consolidado naquele empreendimento. É necessário uma avaliação pós-construção por haver a possibilidade de algum defeito, ou algo que não estava previsto vir à tona. 
TRABALHO INDIVIDUAL. 
PRAZO DE ENTREGA: ATÉ A DATA DA 1ª AVALIAÇÃO.(ÚLTIMO PRAZO)

Outros materiais