Buscar

atividade46866 psicologia da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de PEDAGOGIA
	
	Atividade: aula 05 e 06 
	
	
	Disciplina: Psicologia da Aprendizagem 
	Semestre: 4 ª
	
	
PROFESSOR (a): Dra. Adriana R. Sordi 
COORDENADORA: Natacya Caetano
	PORTFÓLIO 3
QUESTÃO 01 - (ENADE 2009) Um professor corrige a tarefa escolar feita por seus alunos. Eles estão sentados individualmente em carteiras enfileiradas e são chamados um a um para levar o caderno até a mesa do professor. Este age batendo um carimbo que associa uma figura com uma expressão elogiosa como “muito bem”, “ótimo” ou “excelente”. E não usa figura alguma, caso não tenha feito a tarefa. Em seguida, registra quem fez e quem não fez a tarefa, dizendo que o aluno que cumprir todas as tarefas sem erro receberá um ponto na média final bimestral. Depois, fala à classe que quem não realizou a tarefa deverá fazer durante o horário do recreio. A conduta desse professor é corretamente interpretada pela abordagem. (1.0)
 A) Comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados pela extinção dos inadequados.
 B) Gestáltica, a qual destaca a correção do erro e o controle do comportamento como necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights (introvisão) e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa. 
C) Piagetiana, que preconiza a aprendizagem como envolvendo processos de assimilação e acomodação de novos conteúdos à estrutura cognitiva do aluno, tornada possível, enfatizando o erro cometido.
 D) Rogeriana, a qual compreende a conduta do professor como um convite à heteronomia do aluno como pessoa humana, pois a punição do erro deve acontecer num clima de afetividade e empatia. 
E) Sócio-histórica, que enfatiza o papel do parceiro mais experiente como muito valorizado para a aprendizagem, o que faz com que a correção do erro pelo professor favoreça a zona de desenvolvimento proximal. 
 
QUESTÃO 02 – O comportamentalismo é muito utilizado na escola, pois o professor pode usar vários recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento. Carpenter e Haddan apud Moreira et all (1987) citam um modelo para facilitar a aprendizagem do aluno:
Os objetivos para cada tema são apresentados em forma clara.
O conteúdo é apresentado em unidades relativamente pequenas de trabalho de informação. Isto dá ao aluno a sensação de chegar a alguma parte. Por outro lado, o mantém ativo.
As unidades de trabalho de informação são dispostas em uma única vez.
Cada unidade contém suficientes sinais para facilitar o êxito na consecução da tarefa apresentada.
 
Estão corretas somente as afirmativas
I e II
I, II e IV
I e IV
III e IV
IIV
QUESTÃO 03 - A teoria cognitiva tem como seu principal representante Jean Piaget. Podemos considerar correta somente a alternativa:
O “sujeito epistêmico” para Piaget diz respeito ao estudo dos processos de pensamento presentes desde a infância a vida adulta.
Piaget não admitiu as questões subjetivas do comportamento humano, se limitou a tudo que era observável, mensurável e quantificável, somente as manifestações comportamentais.
Um exemplo de aprendizagem por condicionamento, diz respeito, a quando uma mãe só libera a sobremesa para a criança, após esta comer a refeição principal, condicionando a criança ao comportamento desejável de comer bem em todas as refeições. Estes são conceitos utilizados pela teoria cognitiva.
A teoria cognitivista leva em consideração o inconsciente, e neste sentido, seus conceitos fundamentais como a transferência, pulsões e a sexualidade.
 QUESTÃO 04 – Ana de 13 anos, após ser questionada pela professora sobre sua redação com o titulo “Que Brasil que eu quero”, argumenta para a sala sobre as hipóteses em relação ao futuro do Brasil, demonstrando boa arguição e autonomia do conhecimento e pensamento. Podemos concluir que segundo a teoria Cognitivista de Piaget, Ana se encontra no período:
Das operações concretas;
Das operações sensório formais;
Das operações sensório motor;
Das operações pré operatórias;
Das operações formais.
QUESTÃO 05 - Mais ou menos de 0 a 2 anos: a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. 
a) Pré-operatório
b) Sensório Motor
c) Operatório Formal
d) Operatório Concreto

Outros materiais