Buscar

Políticas Educacionais: Prova e Avaliação

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	Políticas Educacionais 
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A política é uma ciência da qual todos nós participamos e, muitas vezes, não nos atentamos a ela. Achamos que é algo para os políticos e que nossa participação é desnecessária. Frente a isso, necessitamos mudar nossa visão, pois desde o momento em que acordamos até o momento de deitarmos estamos vivenciando políticas. Dentro da história da humanidade, a política sempre se fez presente e tem sua raiz na Grécia Antiga com os filósofos Aristóteles, Platão, entre outros. Sobre a política, analise as seguintes sentenças:
I- Regras de organização a serem seguidas pelos integrantes de uma nação.
II- Política é o que os governantes realizam a cada quatro anos, preocupando-se com seu bem-estar.
III- Política é uma ciência com movimentos na qual tanto governantes como população se integram.
VI- Política é essencialmente a busca de votos pelos candidatos para ganhar o pleito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença II está correta.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença IV está correta.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	No artigo 206 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos a forma como o ensino deverá ser ministrado seguindo princípios essenciais para a efetivação de um ensino de qualidade, o qual é de responsabilidade, além da família, do Estado. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Garantia de padrão de qualidade, gestão democrática do ensino, liberdade de aprender e ensinar.
II- Manutenção do conhecimento pelo professor, cobrança pelo ensino público em estabelecimento oficiais, redução de matrículas.
III- Igualdade de acesso e permanência na escola, liberdade de pesquisar, ensinar, divulgar a arte e o saber.
IV- Piso salarial digno aos profissionais da educação, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, plano de carreira.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A Constituição Federal é a carta magna de nosso país. Todo país democrático possui sua constituição. Não é diferente em nossos pais. No que diz respeito à Educação, também possuímos a partir da Constituição Federal um documento que é o norteador de toda a estrutura educacional nacional. Estamos falando da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Sobre a LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possibilidades de construir uma educação eficaz, trazendo certezas e ordem para sua concretização.
(    ) Este documento nos dá condições de utilizá-la como roteiro de caminhos e condutas para sua efetivação.
(    ) Este documento retrata a ineficácia do processo educacional brasileiro e exige algo que não é cabível na educação.
(    ) A LDB tornou-se um documento evasivo e desnecessário na elaboração de planos de aula e de administração escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - V - F.
	4.
	Ao tratarmos da LDB em seu Título I da Educação, no artigo 1º no inciso 2º, que trata do atrelamento ao mundo do trabalho e a prática social, a educação recebe quatro conceitos estruturantes que determinam o envolvimento do indivíduo no processo social do trabalho.  Estes quatro conceitos são a prática social, mundo do trabalho, movimentos sociais e manifestações culturais. No que diz respeito às manifestações culturais e ao mundo do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais são expressões da cultura determinadas pela sua superioridade.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação desenvolvida pelo homem para a busca de seu bem-estar pessoal e de transformações sociais.
(    ) As manifestações culturais são para a antropologia expressões da cultura, em que o homem constrói seu mundo através de seu trabalho.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação que leva o homem à escravização e determina no que, quando e quanto deverá trabalhar para conquistar seu lazer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	5.
	O Plano Nacional de Educação é um documento que determina as metas que deverão ser alcançadas no prazo de 10 anos. Estas metas estão interligadas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para isso, são apresentadas as seguintes diretrizes: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação. Estes são pontos difíceis de serem alcançados, constituindo-se desafio histórico para a sociedade brasileira. Frente a isso podemos determinar que algumas ações são necessárias para sua efetivação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para a realização destes objetivos é necessária a realização de políticas públicas que adéquem o planejamento às necessidades educacionais.
II- Para a superação das desigualdades educacionais cabe somente às esferas superiores e principalmente à federal criar mecanismos de discriminação social.
III- Cabe à sociedade civil organizada participar ativamente de decisões relativas à erradicação, à superação e à melhoria da educação através do acompanhamento das políticas públicas.
IV- A responsabilidade relativa ao PNE compete ao Governo Federal, sendo sua aplicabilidade e seu recolhimento de respostas relativas a estes pontos negativos existentes na educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes. 23. ed. revista e ampliada. 2015, p. 174.
	a)
	Somente a sentença IV está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	No Plano Nacional de Educação - PNE - nos apresenta que a educação básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com esta observação, podemos compreender que existe uma faixa etária para cada nível. Assim, sobre a faixa etária apresentada pelo Plano Nacional de Educação referente à educação básica e normatizada nas escolas, analise as sentenças a seguir: 
I- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos.
II- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 3 aos 16 anos.
III- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 4 aos 18 anos.
IV- Na educação básica, é obrigatória e gratuita dos 6 aos 15 anos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença III está correta.
	b)
	Somente a sentença II está correta.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	As Políticas Públicas em sua constituição não podem ser percebidas como uma iniciativa unidirecional ou fechada do Estado. É preciso que o prisma analítico das políticas públicas permita uma interrogação constante sobre a natureza evolutiva do Estado e das relações entre espaço público e privado. Há muitas possibilidades de análise dessa interação entre demanda social e ação governamental, o que permite dizer que uma política é, ao mesmo tempo, um constructo social e um constructo de pesquisa (MULLER; SUREL, 2002 apud SOUZA, A. R., 2016). Isso significa que a tentativa de auxiliar na formação de investigadores que tratem dessa matéria, não pode tomar os produtos da política como simplesresultado da intenção do governante de plantão sobre os problemas que se lhe apresentam. Ao detectarmos, portanto, problemas sociais, os governantes e a sociedade civil organizada necessitam buscar meios, como as Políticas Públicas para o desenvolvimento de programas e ações que diminuam a situação encontrada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
(    ) Políticas Públicas são utilizadas somente no que dizem respeito às questões econômicas de um país em desenvolvimento.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem diversos segmentos da sociedade e auxiliam na qualidade de vida da população e aplicada pelos governantes.
(    ) Políticas Públicas são movimentos relativos a partidos políticos que compreendem sua posição de promotores da verdade.
(    ) Políticas Públicas são ações que envolvem tanto a economia de um país como o envolvimento da sociedade organizada e aplicada pelos governantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de estudos teóricos e epistemológicos em política educativa. v. 1. n. 1., 2016.
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	F - V - F - F.
	8.
	Quando se inicia um governo, independente de seu partido político, encontramos inúmeros governantes que em determinado momento utilizam a política como uma ferramenta para conquistar determinados objetivos. Com isso, verifica-se que o poder aí empregado acaba em muitos casos criando situações desagradáveis. Frente a isso, observa-se que o poder está presente em todas as ações dentro da política. Sobre o significado do poder, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O poder mantêm-se sempre ligado a questões relativas às áreas política e estruturalmente profissional.
(    ) O poder é uma ferramenta que envolve unicamente interesses negativos, pois tendo poder o governante torna-se um dominador.
(    ) O poder retrata tanto questões positivas como negativas, sendo que sua utilização deve ser ponderada e equilibrada.
(    ) O poder determina como o governante ou profissional será e como o utilizará: coagindo ou persuadindo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - F.
	b)
	V - F -  V - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - F - V - F.
	9.
	Ao tratarmos de política, estamos nos direcionando ao que realizamos cotidianamente. Querendo ou não, tornamo-nos políticos em nossa casa, em nosso trabalho, pois necessitamos de regras para que as coisas sejam realizadas de maneira objetiva e eficaz. Se não fizermos, estaremos fadados à desordem. Assim sendo, dentro da política, encontramos um elemento que é de grande desejo de todos. Que palavra é essa que acompanha a política?
	a)
	Direito.
	b)
	Desordem.
	c)
	Superioridade.
	d)
	Poder.
	10.
	Para a construção das políticas públicas, além do diálogo que é primordial em qualquer processo de construção, necessitamos de etapas, as quais estão organizadas em quatro momentos. Dentre os quatro momentos, temos a formação de agenda. Com relação à formação de agenda, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A formação da agenda busca os problemas sem verificar a real necessidade da execução deste projeto, buscando somente realizar mais um trabalho na sociedade.
	b)
	A formação da agenda determina os problemas a serem eliminados sem a pré-analise dos valores a serem utilizados  para este projeto, preocupando-se somente com a execução.
	c)
	A formação de agenda busca na organização encontrar quais os problemas que estão presentes na sociedade e verificar quais os valores necessários para sua execução.
	d)
	A formação de agenda busca a utilização do dinheiro público sem antes buscar a palavra da população e de verificar se há dinheiro nos cofres para tal realização do projeto.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes