A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais PROVA DOIS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:462201) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12748054
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para entender a consultoria em si, devemos considerar as características e as qualificações relevantes definidas, ou seja, o consultor deve se dedicar à deliberação do contorno das possíveis extensões do trabalho desenvolvido. Referente ao contorno e à extensão do trabalho dos consultores, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho de suma importância da consultoria é a intangibilidade do serviço, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e finalizado. 
II- Em qualquer modo estrutural, seja hierárquico ou matricial, não é importante que o consultor ligue os limites de seu trabalho aos sistemas existentes da instituição.  
III- O caráter da prestação do serviço determina o envolvimento do consultor com a estrutura da organização do cliente. 
IV- A estrutura organizacional existente ou proposta do cliente não determina a amplitude do envolvimento do consultor e da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária. Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.  
(    ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular. 
(    ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
(    ) Algumas ONGs surgiram na época anterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	As empresas buscam a prestação de serviços do assessor para que ele possa propor estratégias que qualifiquem ainda mais o trabalho ou o projeto da empresa, visando à melhoria e ao crescimento com qualidade. Neste sentido, as empresas depositam uma expectativa no trabalho do assessor. Referente ao que as empresas esperam sobre o trabalho do assessor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Que ofereçam conhecimento, habilidades, bem como suas experiências que não estejam facilmente disponíveis no mercado, que os conhecimentos sejam apresentados de forma diferenciada e que sejam do interesse da empresa.
(    ) Não é necessário manter postura ética no sentido mais amplo do conceito, que tenham uma postura e conduta ilibadas.
(    ) Não é necessária experiência como assessor, pois não dependerá do conhecimento. 
(    ) Que consigam trabalhar em equipe e que possam trabalhar de forma cooperada com os demais profissionais, especialmente com trabalho interdisciplinar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	O profissional de Serviço Social atua em diversas áreas e também pode assessorar em programas e projetos sociais. Dentre estas atribuições do assistente social, este deverá se apoderar de três grupos de características que podem valorizar o seu fazer profissional no exercício de suas funções, como assessor ou consultor. Referente a estes grupos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não cabe aos profissionais consultores lançar conhecimentos a partir da sistematização e da socialização de sua prática profissional.
	 b)
	Por se tratar de um profissional externo que presta esse serviço para uma instituição, ele não é valorizado perante toda a equipe.
	 c)
	Não é atribuição do assistente social possibilitar a articulação entre teoria e prática.
	 d)
	A necessidade da prestação desse serviço deve representar a demanda da equipe. As estratégias profissionais no processo de consultoria se organizam para alcançar resultados positivos.
	5.
	A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente ?assessoria?. Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://conceito.de/assessoria>. Acesso em: 15 jan. 2016.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	A assessoria é conhecida como uma atividade que apresenta como objetivo auxiliar e contribuir com as organizações (empresas-clientes) a alcançarem melhorias no seu desempenho. As instituições estão cada vez mais buscando estes profissionais para que possam colaborar no desenvolvimento institucional, buscando estratégias de inovações, proporcionando avanços de processos e atividades organizacionais. Referente à assessoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A assessoria é compreendida como a prestação de um assessoramento técnico profissional especializado a uma determinada instituição, bem como a um programa, projeto ou serviço.
	 b)
	Os assessores não necessitam estar altamente qualificados e antenados com as mudanças organizacionais, pois as instituições nem sempre necessitam de um serviço técnico especializado.
	 c)
	O assessor não é um profissional indicado para prestar serviço técnico às instituições.
	 d)
	A assessoria pode possibilitar um baixo índice de qualidade nos produtos, bem como baixar a produção sem prejuízos financeiros.
	7.
	Apesar dos inúmeros acontecimentos ao longo do tempo, a assessoria ainda não é reconhecida e tem sua demarcação teórica em processo de formação. Sobre a definição de assessoria, analise as afirmativas a seguir:
I- É o ato ou efeito de assessorar; assessoramento. Órgão ou conjunto de pessoas que assessora um chefe. Escritório, ou instituição, especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Lugar em que funciona uma assessoria.
II- A assessoria pode ser compreendida como a prestação de um assessoramento técnico profissional especializado a uma determinada instituição ou plano, programa ou projeto social.
III- Pode-se definir assessoria como uma atividade-fim, porém pouco difundida no mundo do trabalho.
IV- Por ser uma atividade ainda nova, não é necessário que o assessor possua grande qualificação profissional, necessitando

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.