Buscar

Processo Civil V

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planilha1
	Última atualização: 21/01/2019 – 17:07h
	PLANO DE ENSINO
	Unidade Curricular	Direito Processual Civil V	Pré-Requisito	D - 503 (5º)
	Professor	Luiz Ribeiro	Turno	Matutino
	Carga Horária	80H	Turma	8AM
	EMENTA
	Da Tutela Provisória (art. 294 até 311 do NCPC). Dos Procedimentos Especiais: Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa. Procedimentos Especiais de Jurisdição Voluntária. Procedimentos Especiais de Legislação não Codificada. Introdução ao Processo Coletivo: noções introdutórias (direitos difusos, coletivos e individuais stricto senso), Princípios da Tutela Coletiva, Litispendência entre ações coletivas e individuais, Inquérito Civil, Coisa julgada coletiva. Procedimentos nos Juizados Especiais.
	OBJETIVO DA DISCIPLINA
	Estudar o processo cautelar como instrumento próprio para tutelas de urgência e analisar as principais ações de procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, inclusive o processo nos juizados especiais, preparando o acadêmico para o estudo do direito processual civil, ministrando-lhe conhecimentos e orientações fundamentais e básicos, a fim de que possa adquirir um conhecimento científico sobre os princípios e conceitos gerais, abrangentes e também específicos quanto à modalidades de tutela, com ênfase à tutela provisória, procedimentos especiais de jurisdição, processo coletivo e legislação extravagante, com destaque para o enfoque dos princípios fundamentais e gerais que lhes são inerentes.
	COMPETÊNCIAS
	C1	Compreender a evolução histórica do processo, correlacionando-o com o desenvolvimento das instituições sociais, políticas e econômicas.
	C2	Aplicar os institutos do Direito Processual, correlacionando-os com o direito material.
	C3	Avaliar as situações-problemas, interpretando e aplicando as normas do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando houver.
	C4	Apropriar-se dos conhecimentos do direito processual para a atuação em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização dos processos, atos e procedimentos.
	C5	Desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos
	HABILIDADES
	H1	Compreender a tutela provisória e as suas aplicações
	H2	Conhecer os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa
	H3	Conhecer os procedimentos especiais de jurisdição voluntária
	H4	Analisar a legislação sobre os juizados especiais
	H5	Entender as noções básicas sobre o processo coletivo
	H6	Mobilizar recursos cognitivos nos variados contextos, tais como jurisprudencial, doutrinário e legislativo como ação para a resolução de problemas
	CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO
	A contribuição do Direito Processual Civil para o perfil do egresso emerge do fato de ser ele o ramo do Direito que disciplina a atuação do Poder Judiciário no desempenho de sua missão institucional de dizer o direito, ou seja, de prestar a tutela jurisdicional apta a solucionar a lide ou a dar efetividade ao direito já acertado, assim, é de singular importância para o satisfatório desempenho das diversas atividades jurídicas.
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
	Unidade I: Tutela provisória: tutela provisória de urgência antecipada: cabimento, requisitos e procedimento; tutela provisória de urgência cautelar: cabimento, requisitos e procedimento; tutela provisória da evidência: cabimento requisitos e procedimento. 
Unidade II: Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa: ação de consignação em pagamento: conceito, natureza jurídica, cabimento, objeto, dívida líquida, certa e exigível, obrigações de prestações sucessivas, competência, legitimidade, procedimento, comparecimento do credor para receber, revelia do demandado, resposta do réu, depósito insuficiente e complementação, sentença, dúvida quanto à legitimidade da titularidade do crédito, consignação em pagamento extrajudicial.
Unidade III: Ação de exigir contas: conceito, natureza jurídica, cabimento, legitimação, competência, procedimento; ações possessórias: conceito, ações possessórias e ações petitórias, cabimento, legitimação, competência, natureza dúplice das ações possessórias, ações possessórias de força nova e de força velha, fungibilidade das ações possessórias, ação possessória no caso de turbação ou esbulho coletivo, cumulação de pedidos nas ações possessórias, exceção de propriedade no juízo possessório, caução, procedimento das ações de manutenção e de reintegração de posse, procedimento do interdito proibitório.
Unidade IV: Ação de divisão e de demarcação de terras particulares: conceito, cumulação das ações demarcatória e divisória, competência, legitimação, procedimento da ação de demarcação e procedimento da ação de divisão; ação de dissolução parcial de sociedade: conceito, legitimidade, competência, procedimento; inventário e partilha: introdução, conceito, espécies, prazo para abertura do inventário e partilha, competência, legitimidade, administrador provisório, inventariante, procedimento do inventário e procedimento da partilha.
Unidade V: Inventário e partilha: emenda ou retificação da partilha, ação de anulação de partilha, ação rescisória de partilha, ação de petição de herança, arrolamento sumário, arrolamento comum, inventário e partilha via administrativa, inventário negativo e sobrepartilha; embargos de terceiro: conceito, oportunidade da medida, competência, legitimidade e procedimento; oposição: conceito, oportunidade da medida, competência, legitimidade e procedimento; habilitação: conceito, competência, legitimidade e procedimento; ações de família: conceito, competência, legitimidade e procedimento.
Unidade VI: Ação monitória: conceito, objeto, competência, legitimidade e procedimento; homologação do penhor legal: conceito, legitimidade, competência e procedimento; regulação de avaria grossa: conceito, legitimidade, competência e procedimento; restauração de autos: conceito, competência, legitimidade e procedimento.
Unidade VII: Procedimentos especiais de jurisdição de jurisdição voluntária: disposições gerais; notificação e interpelação; alienação judicial; divórcio e separação consensuais, extinção consensual da união estável e alteração do regime de bens do matrimônio; testamentos e codicilos; herança jacente; bens dos ausentes, coisas vagas; interdição; tutela e curatela; organização e fiscalização das fundações; e ratificação dos protestos marítimos e dos processos testemunháveis formados a bordo.
Unidade VIII:Juizados especiais cíveis estaduais: introdução, conceito, princípios, cabimento, procedimento, sentença, recursos, coisa julgada.
Unidade IX:Juizados especiais cíveis federais: introdução, conceito, princípios, cabimento, procedimento, sentença, recursos, coisa julgada.
Unidade X: Introdução ao Processo Coletivo: noções introdutórias (direitos difusos, coletivos e individuais stricto senso), Princípios da Tutela Coletiva, Litispendência entre ações coletivas e individuais, Inquérito Civil, Coisa julgada coletiva. 
	METODOLOGIA ATIVA NO ÂMBITO DO CURSO
	O curso de Direito utiliza, predominantemente, a Metodologia Ativa Peer Instruction em suas dinâmicas de aula, ao mesmo tempo fomenta todas as demais práticas e iniciativas em sede de metodologias ativas de aprendizagem e práticas inovadoras.
	METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
	Apresentação do conteúdo programático por meio de aulas expositivas, com incentivo às discussões e busca de soluções para problemas práticos e teóricos propostos em sala de aula. Indicação de leituras gerais e específicas, bem como promoção de eventuais trabalhos, questionários e seminários sobre temas concernentes ao programa.
	RECURSOS INSTRUCIONAIS
	
Os recursos instrucionais envolvem sala de aula com quadro negro, biblioteca com disponibilidade e compatibilidade de acervo para pesquisa, data show e internet.
	ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS
	O Direito Processual Civil articula-se direta ou indiretamente com as demais Disciplinas do Curso, todavia, são mais intensas suas relações, dentre
outros, com o Direito Constitucional, com o Direito Administrativo, com o Direito Processual Penal, com o Direito Processual Trabalhista, com o Direito Civil e com o Direito Comercial.
	AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
	Resolução do CONSELHO SUPERIOR estabelece os critérios de avaliação de aprendizagem sumarizados na tabela a seguir:
	Resumo da resolução do conselho superior que versa sobre os critérios de avaliação de aprendizagem
	Item	Descrição
	1ª Avaliação (A1)	Atividades definidas pelo professor (trabalhos, seminários, pesquisas e outras) e uma prova escrita e individual dos conteúdos definidos pelo professor.
	2ª Avaliação (A2)	Prova escrita e individual dos conteúdos cumulativos abordados durante o semestre.
	Média Final
	Média para aprovação	MF ≥ 6,0 pontos
	Frequência para aprovação	Igual ou Superior a 75% 
	Condição para realização da Prova Final (PF)	 2,0 < MF < 6,0 pontos
	Média Final Definitiva (MFD)
	Condição de aprovação após realização da prova final
	Prova Substitutiva	Em caso de falta a uma das avaliações é possível requerer dentro do prazo estabelecido a realização da prova substitutiva à coordenação de curso realizando pagamento da respectiva taxa. 
	Plataforma Qstione 	Para realização das provas escritas e individuais será utilizado o sistema digital de gestão de provas, questões e itens digital Qstione. 
	Outros	O detalhamento completo da Resolução do Conselho Superior resumido nesta tabela pode ser solicitado a qualquer momento e encontra-se estabelecido em documento próprio. 
	Itens de avaliação	Peso
	Item avaliativo	Abordagem em Tempo Projeção
	TP	TAP	TAC	TFE	TFG
	i1 – Grupo de estudo ou pesquisa. 	X	X	10%
	i2 – Produção textual com potencial para publicação.	0%
	i3 – Visita técnica.	0%
	i4 – Ação com envolvimento comunitário.	0%
	i5 – Laboratório e prática.	0%
	i6 - Avaliação processual, formativa, somativa (A1) 	X	X	40%
	i7 – Avaliação processual, formativa, somativa (A2) 	X	X	X	50%
	Total 	100%
	TEMPO	DESCRIÇÃO DO TEMPO PROJEÇÃO
	TP	O Tempo de Aprendizagem Projeção (TP) refere-se à carga horária da disciplina destinada para a mediação de conteúdos em sala de aula com uso de diferentes metodologias ativas e participativas de aprendizagem.
	TAP	O Tempo de Aprendizagem Pesquisa (TAP) é uma etapa consecutiva ao TP, visto que são desenvolvidos métodos e técnicas para que o estudante possa observar e interver em diferentes contextos sociais, aos quais, sob sua perspectiva os conteúdos mediados em sala de aula façam sentido.
	TAC	O Tempo Aprendizagem Comunidade (TAC) é o momento em que o estudante está em campo, colocando em prática a teoria apreendida em sala de aula, em um movimento contínuo de observação, pesquisa-ação e intervenção devidamente relatada e evidenciada.
	TFG	O Tempo de Formação Geral Enade (TFG) é a parcela de carga horária do itinerário formativo destinado para reflexões, discussões e refacções de questões nos moldes Enade (de formação geral), de modo que o estudante desenvolva habilidades, competências e atitudes frente a esta avaliação externa.
	TFE	O Tempo de Formação Específica Enade (TFE) é a parcela de carga horária do itinerário formativo destinado para reflexões, discussões e refacções de questões nos moldes Enade (de formação específica e correlacionada ao conteúdo da unidade curricular), de modo que o estudante desenvolva habilidades, competências e atitudes frente a esta avaliação externa.
	Critérios Avaliativos
	i1	Os acadêmicos, com base em pesquisa na doutrina e na jurisprudência, deverão responder questionário sobre o conteúdo programático ministrado, e cuja nota (2,0 pontos) integrará a nota da primeira avaliação.
	i2
	i3
	i4
	i5
	i6	A primeira avaliação será realizada através de prova escrita individual (com conteúdo ministrado até a data de sua realização e sem consulta) valendo 8,0 (oito) pontos. 
	i7	A segunda avaliação será realizada através de prova escrita individual (com conteúdo cumulado e sem consulta) valendo 10,0 (dez) pontos. 
	Matriz de Referência – Habilidades e Competências
	h1	h2	h3	h4	h5	h6	h7	h8	h9	h10	h11	h12	h13	h14	h15	h16	h17
	C1	X	X	X
	C2	X	X	X	X	X	X
	C3	X	X	X	X	X	X
	C4	X	X	X	X	X	X
	C5	X	X	X	X	X	X
	C6
	BIBLIOGRAFIA BÁSICA
	Item	Título	Virtual
	1	SANTOS, Ernane Fidélis dos. Manual de direito processual civil: execução e processo cautelar. São Paulo: Saraiva.
	2	GONÇALVES, Marcus Vinícius Rios. Processo de execução e cautelar. São Paulo: Saraiva.
	3	MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito processual civil: medidas de urgência, tutela antecipada e ação cautelar, procedimentos especiais. Vol. 3. São Paulo: Atlas.
	BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
	Item	Título	Virtual
	1	CAMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. Rio de Janeiro: Lúmen Juris. Vol. 3.
	2	SILVA, Ovídio Baptista da. Teoria Geral do Processo Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais.
	3	DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual Civil (Execução). Salvador: Jus Podivm. Vol 5.
	4	THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense. Vol. 3.
	5	BRASIL. SENADO FEDERAL. Código Civil; Código Comercial; Código de Processo Civil; Constituição Federal + legislação complementar. São Paulo: Saraiva.
	PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS
	Item	Título
	1
	2
	BIBLIOGRAFIA EXTRA – SOCIEDADE, DEMANDAS DO MUNDO DO TRABALHO E PESQUISA DE PONTA 
	Item	Abordagem	Link ou Artigo
	1	Sociedade
	2	Mercado de Trabalho
	3	Pesquisa de Ponta
	CRONOGRAMA
	Encontro	Conteúdo	Habilidades	Competências	Item Avaliativo
	1	Apresentação da disciplina e do conteúdo programático. Tutela provisória: tutela provisória de urgência antecipada: cabimento, requisitos e procedimento; tutela provisória de urgência cautelar: cabimento, requisitos e procedimento; tutela provisória da evidência: cabimento requisitos e procedimento.	h1 e h6	c2 e c4
	2	Procedimentos especiais: conceito, espécies de procedimentos especiais: procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, procedimentos especiais de jurisdição voluntária.	h2 e h3	c2, c3, c4 e c5
	3	Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa: ação de consignação em pagamento: conceito, natureza jurídica, cabimento, objeto, dívida líquida, certa e exigível, obrigações de prestações sucessivas, competência, legitimidade, procedimento, comparecimento do credor para receber, revelia do demandado, resposta do réu, depósito insuficiente e complementação, sentença, dúvida quanto à legitimidade da titularidade do crédito, consignação em pagamento extrajudicial.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	4	Ação de exigir contas: conceito, natureza jurídica, cabimento, legitimação, competência, procedimento. Ações possessórias: conceito, ações possessórias e ações petitórias, cabimento, legitimação, competência, natureza dúplice das ações possessórias, ações possessórias de força nova e de força velha.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	5	Fungibilidade das ações possessórias, ação possessória no caso de turbação ou esbulho coletivo, cumulação de pedidos nas ações possessórias, exceção de propriedade no juízo possessório, caução, procedimento das ações de manutenção e de reintegração de posse, procedimento do interdito proibitório.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	6	Ação de divisão e de demarcação de terras particulares: conceito, cumulação das ações demarcatória e divisória, competência, legitimação, procedimento da ação de demarcação e procedimento da ação de divisão.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	7	Ação de dissolução parcial de sociedade: conceito, legitimidade, competência, procedimento; inventário e partilha: introdução, conceito, espécies, prazo para abertura do inventário e partilha, competência, legitimidade, administrador provisório, inventariante, procedimento do inventário e procedimento da partilha.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	8	Inventário e partilha: emenda ou retificação da partilha, ação de anulação de partilha, ação rescisória de partilha, ação de petição de herança. Inventário e partilha: arrolamento sumário, arrolamento comum, inventário/partilha via administrativa, inventário
negativo e sobrepartilha; embargos de terceiro: conceito, oportunidade da medida, competência, legitimidade e procedimento.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	9	Avaliação (A-1).	c2, c3, c4 e c5	i6
	10	Oposição: conceito, oportunidade da medida, competência, legitimidade e procedimento; habilitação: conceito, competência, legitimidade e procedimento; ações de família: conceito, competência, legitimidade e procedimento. 	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	11	Ação monitória: conceito, objeto, competência, legitimidade e procedimento; homologação do penhor legal: conceito, legitimidade, competência e procedimento.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	12	Regulação de avaria grossa: conceito, legitimidade, competência e procedimento; restauração de autos: conceito, competência, legitimidade e procedimento.	h2 e h6	c2, c3, c4 e c5
	13	Procedimentos especiais de jurisdição de jurisdição voluntária: disposições gerais; notificação e interpelação; alienação judicial; divórcio e separação consensuais, extinção consensual da união estável e alteração do regime de bens do matrimônio.	h3 e h6	c2, c4 e c5
	14	Procedimentos especiais de jurisdição de jurisdição voluntária: testamentos e codicilos; herança jacente; bens dos ausentes, coisas vagas; interdição; tutela e curatela.	h3 e h6	c2, c4 e c5
	15	Procedimentos especiais de jurisdição de jurisdição voluntária: organização e fiscalização das fundações; e ratificação dos protestos marítimos e dos processos testemunháveis formados a bordo.	h3 e h6	c2, c4 e c5
	16	Juizados especiais cíveis estaduais: introdução, conceito, princípios, cabimento, procedimento, sentença, recursos, coisa julgada.	h4 e h6	c2, c4 e c5
	17	Avaliação (A-2).	i7
	18	Juizados especiais cíveis federais: introdução, conceito, princípios, cabimento, procedimento, sentença, recursos, coisa julgada.	h4 e h6	c2, c4 e c5
	19	Introdução ao Processo Coletivo: noções introdutórias (direitos difusos, coletivos e individuais stricto senso), Princípios da Tutela Coletiva. 	h5 e h6	c2, c3, c4 e c5
	20	Introdução ao Processo Coletivo:Litispendência entre ações coletivas e individuais, Inquérito Civil, Coisa julgada coletiva.	h5 e h6	c2, c3, c4 e c5
	OBSERVAÇÕES
	DATAS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS:
Avaliação A1: 25/09/2019.
Avaliação A2: 27/11/2019 (conteúdo cumulado).
Prova Substitutiva (A1 ou A2): 05/12/2019 (conteúdo cumulado).
Prova Final:11/12/2019 (conteúdo cumulado). 
Planilha6
Planilha7
Planilha8
Planilha5
Planilha2
Planilha3
Planilha4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais