Buscar

Atividade Alfabetização e letramento

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 
Fundamentos e Metodologia de Alfabetização e Letramento 
Referente as aulas 1 a aula 8 
O ACADEMICO (A) DEVE APENAS INSERIR NA LACUNA A RESPOSTA DA RESPECTIVA QUESTÃO.
	Questão 01
	Questão 02
	Questão 03
	Questão 04
	Questão 05
	Questão 06
	Questão 07
	Questão 08
	A
	A
	B
	B
	C
	C
	D
	D
	Questão 09- questão aberta
	Letramento e níveis de letramento da população não é uma questão apenas nacional, mas também em todos os países da América do Sul, América do Norte, na Europa e nos países da América Latina, caracterizam-se e buscam-se os níveis de alfabetização da população, os níveis de letramento vai da pessoa saber ler e escrever várias palavras, mas não é capaz de ler um livro ou uma revista, vem ai a necessidade de letrar esses indivíduos participante desse processo de aprendizagem. Segundo Soares (1998) Letramento é resultado da ação de ensinar e aprender a ler e escrever. No meu estado Mato Grosso a poucos anos foi implantado na Rede Estadual de Ensino o Projeto “Mixurum” projeto esse que tem o objetivo de alfabetizar pessoas com idade mais avançada a pelo menos escrever o próprio nome, para garantir a inclusão social.
	Questão 10- questão aberta
	A alfabetização e letramento é uma fase muito importante na vida da criança, por isso o professor deve ser dinâmico, buscar várias formas para auxiliar o aluno da melhor maneira possível nessa fase, o professor vai se deparar com alunos que já teve esse primeiro contato com a leitura, e vai encontrar aluno que nunca teve contato com a leitura por isso ele deve procurar conhecer bem seus alunos e saber em qual nível de aprendizagem ele está, de uma forma que não vai deixar que ele se sinta excluído dos demais alunos que já teve contato com a leitura, proporcionando um aprendizado interessante e significativo.
1ª Questão: Com o sonho republicano, de cidadãos alfabetizados era preciso garantir a ordem e a estabilidade social através de uma instituição que, ao mesmo tempo, veiculasse os valores dominantes e dotasse o cidadão dos rudimentos da leitura e escrita adequados à situação emergente.
a) O texto fala da escola. Nesse contexto do novo modelo cultural proposto pelas idéias republicanas, os indivíduos analfabetos passam a ser excluídos.
b) O texto se refere ao ensino que era destinado aos filhos dos nobres.
c) O texto refere-se ao avanço tecnológico e mudanças sociais na atualidade.
d) O texto refere-se ao conservadorismo da sociedade na atualidade.
e) O texto refere-se a igreja e sua iniciativa de alfabetizar o povo para a leitura da bíblia, (reforma e contra reforma).
2ª Questão: A criança é ensinada mecanicamente, todos aprendem da mesma forma, em classes homogêneas, descartando os conhecimentos prévios que a criança trouxe de seu ambiente social. Essas são características de uma educação que segue o método: 
a) Tradicional 
b) Sintético
c) Analítico
d) Construtivista
e) ABC
3ª Questão: De acordo com o que verificamos em nosso Guia de Estudo, não se pode afirmar que o letramento garante ao aluno a inclusão social, mas a falta de letramento determina a exclusão. Isso é o mesmo que dizer:
a) Que o domínio da leitura e da escrita devem ser garantidos apenas para as classes dominantes, a fim de que o poder se mantenha sempre nas mão dos mais ricos.
b) Que a habilidade de ler e escrever diferentes tipos de documentos, textos, livros, possibilita mais oportunidades às pessoas. Ao passo que não ser letrado limita a pessoa em relação às oportunidades que ela teria se soubesse fazer uso adequado em diferentes contextos, da leitura e da escrita.
c) Que na luta de classes o povo oprimido precisa se unir às massas e lutar pela inclusão social.
d) Que não se usa mais o termo alfabetização e sim letramento.
e) Que o domínio da leitura não está interligado a inclusão social.
4ª Questão: Magda Soares afirma ser seu objetivo, a partir das reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento, defender a especificidade e a indissociabilidade desses dois processos – alfabetização e letramento – numa perspectiva tanto teórica, quanto da prática pedagógica.
Isso é o mesmo que dizer:
a) Que para que a alfabetização e letramento aconteçam teoria e prática não são suficientes, sendo necessário uma intervenção das Políticas Públicas.
b) Que alfabetização e letramento são processos diferentes de um mesmo todo. E devem ser discutidas, estudadas e aplicadas na prática de maneira conjunta. De um modo figurado, são como peças de uma engrenagem que juntas fazem a roda girar.
c) Que alfabetização e letramento são a mesma coisa, não havendo qualquer diferença entre uma e outra, somente uma mudança na maneira que se dá nome ao processo.
d) Uma é mais importante que a outra e primeiro deve-se alfabetizar a criança para que ele domine muito bem a leitura e a escrita, para depois começar então os processos de letramento com a apresentação de uma grande diversidade literária ao alunos.
e) Que alfabetização e letramento NÃO são processos diferentes de um mesmo todo. E devem ser discutidas, estudadas e aplicadas na prática de maneira conjunta. De um modo figurado, são como peças de uma engrenagem que juntas fazem a roda girar.
5ª Questão: O construtivismo coloca em evidência as hipóteses que as crianças formulam, testam, reorganizam, assimilam, acomodam e formam novas hipóteses até adquirirem a forma convencional da língua escrita; esse processo está relacionado a que?
a) A atividades como apresentar o maior número de silabas e letras, depois solicitar que as crianças organizem para formar palavras chaves.
b) A alfabetização só ocorre através da utilização de palavras-chave, com auxilio de cartazes com figuras em que se trabalham a letra inicial da palavra que a figura representa.
c) Uma alfabetização construída pouco a pouco respeitando a compreensão dos meios que a criança utiliza para representar a construção do seu conhecimento sobre a língua escrita.
d) O processo de alfabetização está relacionado a capacidade da criança de memorizar e decorar um conteúdo.
e) O processo de alfabetização está relacionado a diversidade cultural: lendas, contos, trava-línguas, crendices, poesias, cordéis, jornais, quadrinhos e são elementos que não enriquecem o aprendizado da criança
6ª Questão : O alfabetizador que atua com postura construtivista valoriza um ambiente alfabetizador, que facilite a interação do educando com os mais diversos tipos de textos, dentro de um clima de liberdade para participar das propostas e construir o ato de ler e de escrever. Nesse sentido é correto afirmar que:
a) ler é ato conseguido por meio do aprendizado de uma técnica, ou seja, quando o educando aprende a ler e a escrever relacionando sons com letras, fonemas com grafemas, para codificar e decodificar.
b) concluímos então que o alfabetizador atua como um gestor de silábico que auxilia na construção das palavras
c) ler é atribuir significado, o que ocorre pelo uso de estratégias de leitura (de decodificação, seleção, antecipação, inferência e verificação) a partir do conhecimento prévio e dos indícios fornecidos pelo texto.
d) ler e escrever são habilidades naturais do ser humano que desenvolvem desde cedo competências para realizar essas ações sem a necessidade de intervenção de um professor ou de um adulto.
e) ler e escrever estão relacionados ao uso de manuais e de cartilhas e quanto mais cedo a criança começar a ater contato com esse modelo de alfabetização, mais oportunidades de sucesso ela terá ao longo da vida.
7ª Questão : Que tipo de professor acredita que cada aluno aprende no seu tempo e de acordo com suas diferenças?
a) O professor tradicional
b) O professor tutor
c) O professor emancipador
d) O professor construtivista
e) O professor auxiliar
8ª Questão: Que método coloca em evidência as hipóteses que as crianças formulam, testam, reorganizam, assimilam,acomodam e formam novas hipóteses até adquirirem a forma convencional da língua escrita?
a) método tradicional
b) método analítico
c) método ABC
d) método construtivista
e) método interacionista
9ª Questão Letramento é um conceito novo e fluido; ou melhor: um conceito novo e, por isso, fluido. No português do Brasil, a palavra só foi dicionarizada em 2001, no Dicionário Houaiss da língua portuguesa; não aparece no Novo Aurélio Século XXI, publicado em 1999, nem no Michaelis: moderno dicionário da língua portuguesa, publicado em 1998. Também o recente Dicionário de usos do Português do Brasil (2002), de Francisco Borba, não inclui a palavra letramento. No entanto, letramento tem sido palavra bastante usada, desde os anos 90, no discurso educacional.
Com base no material estudado descreva letramento e os níveis de letramento:
10ª Questão: Leal, Albuquerque e Morais (2007) defendem ainda que a escola, responsável pelo ensino da leitura e da escrita, tem como uma de suas funções reduzir as diferenças sociais existentes entre crianças que têm acesso à leitura desde muito cedo e crianças que não participam de uma cultura letrada. Como podemos diminuir essas diferenças em sala de aula com práticas de alfabetização e letramento?
	LEMBRO QUE O GABARITO DEVERÁ SER PREENCHIDO OBRIGATORIAMENTE, CASO ESTA RECOMENDACAO NÃO SEJA ATENTIDA, A ATIVIDADE/QUESTÃO SERÁ ‘’ZERADA’’.
BONS ESTUDOS A TODOS.
Caro aluno:
O Trabalhos das 08 aulas, estão todas nesta atividade, sendo o valor total de 10 pontos; 
Todas as questões devem serem enviadas em um único arquivo, caso o aluno encaminhe questão (ões) sem resposta (s), a(s) mesma (s) será zerada(s).
AS ATIVIDADES CORRIGIDAS NÃO PODEM SER REENVIADAS.
O GABARITO ABAIXO DEVERÁ SER PREENCHIDO OBRIGATORIAMENTE, CASO ESTA RECOMENDACAO NÃO SEJA ATENTIDA, A ATIVIDADE/QUESTÃO SERÁ ‘’ZERADA’’.
O GABARITO COM A RESOLUÇÃO DOS EXERCICIOS DA ATIVIDADE SERÁ PUBLICADO NO PENÚTIMO DIA DE VIGËNCIA DA DISCIPLINA
Todos os trabalhos entregues até 3 dias do prazo final serão corrigidos antes da prova.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes