A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 2 Sociologia Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 2
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Marx desenvolve um método a partir da influência Hegeliana: o materialismo Histórico Dialético. Com ele, o pensador concluir que uma sociedade se organiza a partir de suas necessidades de produzir e reproduzir a própria vida. Por este método, quando analisamos a histórias das sociedades, concluímos que elas:
( )A Se organizam a partir de como se dá a posse dos meios industriais de produção.
( X )B Se organizam a partir da forma com que produzem os bens materiais necessários para sua manutenção.
( )C São os capitalistas que dominaram os modos de produção em todas os sistemas econômicos.
( )D O capitalismo entrará em colapso e a partir dele surgira uma sociedade com menos classes sociais desiguais.
( )E O capitalismo será o último sistema econômico da história das sociedades.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao  “modelo fordista” de produção. 
( ) A fabricação, montagem padronizada e estocada em grandes quantidades para comercialização foram características desse modelo.
(  ) Henry Ford, fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa em sua época.
(  ) No meio empresarial, a fase em que predominava o modelo fordista foi denominada “gigantismo industrial”.
(  ) Reverter parte dos lucros com os trabalhadores da Ford Motor Company, por considerar que os negócios seriam um serviço prestado à comunidade, foi uma atitude a aplaudida pelo tribunal, dando ganho de causa a Henry Ford. A partir daí implementou-se a Responsabilidade Social Empresarial. 
Assinale a sequência correta:
( )A V, V, F, F.
( )B V, F, V, F.
( X )C V, V, V, F.
( )D V, V, F, V.
( )E F, F, V, V.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As ações empresariais que visam minimizar os impactos do modelo capitalista (gestão antropocêntrica), podem implementar diretrizes de sustentabilidade empresarial como uma forma de enfrentamento aos problemas sociais e ambientais que permeiam a sociedade brasileira.  Se você assumisse a liderança de uma empresa que sempre desenvolveu processos de gestão tradicional e agora, com nova determinação para implementar padrões de gestão sustentável, qual solução aplicaria como processo gerencial. 
Assinale a alternativa correta:
( )A Reduzir a mão de obra para aumentar a lucratividade da empresa.
( X )B Reunir os profissionais e colaboradores estratégicos para definir em equipe, os processos adequados e as diretrizes socioambientais a seguir.
( )C Implementar da gestão por processos para alcançar maior lucratividade, exclusivamente.
( )D Investir na gestão antropocêntrica, uma vez que os resultados de sucesso são mais rápidos.
( )E Desenvolver uma gestão com foco na empresa como centro de tudo.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Na concepção de Marx a sociedade se organiza para produzir e reproduzir a própria vida. Considerando que é dominando e transformando a natureza que os humanos conseguem produzir aquilo que necessitam para sobreviverem, é correto afirmar que:
( X )A as mercadorias, que são objetos de troca no mercado, carregam consigo o valor agregado pelo trabalho humano.
( )B a coleta de materiais na natureza, sem sua transformação por meio de tecnologia industrial sob o uso de mão de obra proletária, não é considerada trabalho na perspectiva marxista.
( )C nas relações de trabalho entre proletários e burgueses, os proletários são impedidos de consumir o que produzem.
( )D em uma sociedade primitiva, a coleta de ovos para fazer pão que será trocado sob forma de escambo não pode ser considerado um trabalho de transformação do mercado de mão de obra.
( )E a divisão de tarefas para melhor produzir bens materiais pode ser considerado o elemento fundador do mercado capitalista.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Segundo a narrativa bíblica, Moisés destruiu um bezerro de ouro forjado pelo povo que o seguia e que teria se tornado um fectiche, um novo deus e um objeto de adoração durante o período que se ausentara em meditação no monte sinal. Marx utiliza esta metáfora para explicar que no capitalismo ocorre algo semelhante que por ele nominado como fetichismo da mercadoria. O conceito de fetichismo da mercadoria pode ser aplicado às situações em que:
I – as pessoas disputam a compra no lançamento de um produto sem pensar nos impactos sociais de sua cadeia produtiva. 
II – As pessoas boicotam uma marca por acreditar que seu produto está se tornando um ídolo que compete com as divindades religiosas.
III – O produto se torna um objeto de desejo que é incapaz de reconhecer a mão de obra humana empregada para que ele fosse possível.
( )A I
( )B I e II
( )C II e III
( X )D I e III
( )E I, II e III