Buscar

ALTA COMPLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(INSTITUTO AOCP, 2015 - EBSERH Adaptado por Talline Hang-Costa) Ao realizar Escala de Coma de Glasgow em uma paciente, foi identificado que ela apresentava abertura ocular ao ser chamada, falava palavras inapropriadas e não movimentava os membros, porém apontava o local da dor. Qual é a pontuação, de acordo com a ECG, para este paciente?
	
	
	
	
	12.
	
	
	11.
	
	
	10.
	
	
	9.
	
	
	8.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A.S.C., 32 anos, sexo feminino, vítima de crise asmática, foi admitido na emergência inconsciente, bradpnéica, taquicárdica, sibilos difusos em ápice e base E, cianose labial e periférica, normotensa - estabilizada pelo protocolo do ATLS na emergência. No momento - comatosa Glasgow 06, desenvolveu insuficiência respiratória necessitando de suporte avançado de O2 (intubação) - foi administrado 100% de O2. Dentre os vários procedimentos realizados foi colhido uma gasometria arterial constatando alcalose respiratória. Quais das opções abaixo reflete a alcalose respiratória
	
	
	
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	PH - 7.1, PO2 - 90 mmHg, PCO2 ¿ 40 mmHg, BE - -2, SatO2 - 95%, NaHCO3- 13 meq/l
	
	
	PH - 7.5, PO2 - 90mmHg, PCO2 - 43 mmHg, BE - +3, SatO2 - 95%, NaHCO3- 38meq/l
	
	
	PH - 7.2, PO2 - 40mmhg, PCO2 - 60mmhg, BE - -1, SatO2 - 89%, NaHCO3- 24 meq/l
	
	
	PH - 7.5, PO2 ¿ 113mmHg, PCO2 - 25 mmHg, BE - +4, SatO2 - 100%, NaHCO3- 25meq/l
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		(Nayara Ayub) Paciente internado na UTI devido quadro de queimadura de 2º grau em 60% do corpo em região facial, abdominal, membros superiores, genitália e coxas. Encontra-se sedado e em uso de drogas vasoativas. Foi solicitado a punção de PIA (pressão intra-arterial), Qual o local indicado para implante deste dispositivo?
	
	
	
	
	Pediosa
	
	
	Jugular
	
	
	Femoral
	
	
	Braquial
	
	
	Radial
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocorre quando o suprimento de sangue em uma área do cérebro se interrompe ou quando um vaso sanguíneo se rompe, extravasando sangue nos espaços que rodeiam as células cerebrais. Sobre este tema, marque a afirmativa correta:
	
	
	
	
	O AVE Hemorrágico resulta da obstrução de vasos sanguíneos, normalmente artérias que suprem o cérebro, localizados nas proximidades ou dentro do crânio;
	
	
	Quando ocorre uma uma redução crítica do débito sanguíneo devido à oclusão parcial ou total de uma artéria cerebral, com sequelas motoras, temos instalado um possível quadro de AVE isquêmico;
	
	
	Dentre as principais sequelas ocasionadas pelo AVE, as úlceras por pressão são as lesões mais incidentes em todos os pacientes;
	
	
	O Acidente Isquêmico Transitório (AIT) é caracterizado por déficit generalizado, por consequência Hemorrágica, onde sua regressão pode ocorrer em aproximadamente 24h;
	
	
	Todos os Acidentes Vasculares Encefálicos são resultados de uma hemorragia dentro do crânio, no cérebro ou em volta dele;
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O profissional enfermeiro quando na atuação no setor de emergência, se depara com vários pacientes apresentando distúrbios respiratórios, em alguns casos podendo ser fatais quando não abordados da maneira rápida e correta. Muitas dessas afecções respiratórias se apresentam de forma bastante similar, porém com etiologias diferentes, necessitando assim de um conhecimento prévio por parte do enfermeiro, das apresentações, fisiopatologias e abordagens. Analise as afirmativas abaixo: I. No caso da pneumonia, o enfermeiro deve avaliar sinais de hipoxemia e dispnéia . Os pacientes podem apresentar ainda tosse, produção de escarro e também murmúrio vesicular diminuído. II. Nos casos de asma aguda, o broncoespasmo é fator importante para a variação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, dentre eles a falta de ar associada aos estertores que são verificados quando o enfermeiro realiza a ausculta pulmonar. III. Nos casos de insuficiência respiratória aguda, os pacientes podem apresentar sinais e sintomas como: cianose, inquietação, alteração do nível de consciência entre outros. É correto apenas o que se afirma na apção:
	
	
	
	
	II - III
	
	
	I
	
	
	I - II - III
	
	
	I - III
	
	
	I - II
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
	
	
	
	
	15
	
	
	9
	
	
	10
	
	
	11
	
	
	8
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência e deve ser reconhecida e tratada o mais rapidamente possível. A elevação da pressão intracraniana (PIC) é uma complicação potencialmente devastadora da injúria neurológica primária. Ela pode estar associada a várias etiologias diferentes e frequentemente complica o trauma craniencefálico (TCE), tumores do sistema nervoso central, hidrocefalia, encefalopatia hepática, hemorragia ou infarto cerebral. O sucesso na abordagem da HIC requer o seu rápido reconhecimento, o uso correto da monitorização invasiva, o tratamento de redução da pressão intracraniana e a correção da causa subjacente. A TRIADE DE CUSHING é uma das manifestações clínicas observadas em casos de HIC e é composta por:
	
	
	
	
	Hipotensão arterial, alteração pupilar e alteração de movimentos respiratórios.
	
	
	bradicardia, depressão respiratória e disfagia.
	
	
	hipertensão arterial, bradicardia e depressão respiratória.
	
	
	angústia respiratória, alteração de BRADEN e hipertensão.
	
	
	hipertensão craniana, taquicardia e depressão respiratória.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O Acidente Vascular Encefálico (AVE), é um comprometimento súbito da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos. O AVE interrompe ou diminui a oferta de oxigênio e frequentemente causa lesão grave ou necrose nos tecidos encefálicos. Analise as seguintes afirmativas referentes ao AVE e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	
	A trombose dos vasos intracranianos, ocluindo o fluxo sanguíneo ou das artérias cerebrais que suprem o encéfalo, é uma das causas do AVE.
	
	
	O(a) enfermeiro(a) deve estar atento ao posicionamento do paciente para promover a drenagem pulmonar e evitar a obstrução das vias aéreas superiores.
	
	
	É uma concentração plasmática de sódio inferior a 3,5 mEq/L.
	
	
	Visão turva, fala logorréica, hemiparesia e dor abdominal intensa são alguns dos sintomas do AVE.
	
	
	São fatores de riscos que predispõem o paciente ao AVE: tabagismo, diabetes, hiperlipidemia familiar, hipertensão, aumento do consumo do álcool, obesidade, estilo de vida sedentário.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		QUAL ITEM NÃO SE CORRELACIONA COM A INDICAÇÃO DE UMA DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA?
	
	
	
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A SANGRAMENTO INTRAVENTRICULAR
	
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFLAMATÓRIA
	
	
	ESTADO DE MAL EPILÉTICO
	
	
	PÓS-OPERATÓRIO DE NEUROCIRURGIA
	
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFECCIOSA
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Assinale a alternativa correta em relação a Pressão Intracraniana.
	
	
	
	
	É caracterizada pelo aumento da frequência circulatória.
	
	
	É caracterizada pela diminuição da frequência circulatória.É caracterizada pelo aumento da viscosidade do sangue.
	
	
	É caracterizada pelo aumento do fluxo sanguíneo.
	
	
	É caracterizada pelo aumento da pressão no interior dos alvéolos.

Outros materiais