Buscar

ad2 2018 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2018.2
Disciplina: Educação Infantil 2 Coordenador (a): Maria Inês C. Delorme	
Aluno (a): Juliana Pereira do Nascimento		 Matr.:17212080496
Polo: Nova Iguaçu 
Prezado(a) aluno(a) atenção:
São 4 (quatro) questões valendo 2,5 pontos cada. Não esqueça de justificar as suas escolhas!
 Ma. Inês Delorme e Rose Nogueira
QUESTÃO 1: 
Mesmo quando não nos damos conta, há princípios que regem as nossas condutas, pessoais e profissionais. Três exemplos: 1. Permitir que todos falem e que sejam ouvidos, respeitosamente; 2. Levar suas crianças a uma exposição de Arte; 3. Avaliações orais coletivas sobre alguma atividade ou tarefa concluída pelas crianças;
De acordo com os exemplos, respectivamente, são modos de vivenciar os princípios: 
a. ( ) Políticos, Estéticos e Científicos.
b. ( ) Estéticos, Éticos e Científicos.
c. ( x ) Éticos, Estéticos e Políticos.
d. ( ) Políticos, Artísticos e Éticos.
Justificativa: 1 considerado como ético pois envolve respeito ao próximo e ao bem comum. 2 considerado estético pois colocando as crianças em contato com a arte pode envolve-la num processo criativo e lúdico. 3 a avaliação é considerada um princípio político. 
QUESTÃO 2: 
As salas de atividades que recebem crianças de educação infantil não devem ser semelhantes a salas de aulas, com mesas e cadeiras enfileiradas, com alunos silenciosos apenas receptivos às palavras e às ordenações do professor. 
Marque a assertiva errada e justifique: 
a. ( ) Planejar arrumação desse espaço junto com as crianças atende aos princípios políticos, éticos que faz com que as crianças se reconheçam como sujeitos respeitados e participativos.
b. ( ) Organizar o mural da sala e corredores junto com as crianças, usando critérios discutidos e estabelecidos com o grupo faz com que eles se sintam valorizados e permite que todos vejam seus trabalhos em relação aos do grupo.
c. ( ) Valorizar os modos como cada família se compõe e as histórias de cada uma das famílias das crianças é respeitoso e legitima a vida delas, social e afetivamente.
d. ( x ) Os professores não devem incentivar o encontro das crianças fora da escola para evitar que eles conheçam modelos de famílias diferentes dos seus, as vezes com religiões diferentes também.
Justificativa: Uma das vertentes do princípio ético é justamente o respeito às diferentes culturas e as singularidades, portanto a alternativa D está errada.
QUESTÃO 3 
A ludicidade, ou os aspectos lúdicos são uma dimensão do pensamento presente na vida de... 
Marque a assertiva correta e justifique:
a. ( x ) Todos: crianças, jovens, adultos e idosos. 
b. ( ) Crianças até 12 anos , no máximo.
c. ( ) Algumas crianças, não todas.
d. ( ) Nunca na vida de adultos.
Justificativa: A ludicidade está na vida do ser humano desde tempos primitivos, na vida adulta como uma válvula de escape do mundo real, como uma maneira de recriação da realidade, portanto encontra-se em todas as fases da vida.
QUESTÃO 4 
Explicar o mundo e as relações de forma mágica e embebida de fantasia não significa que as crianças estejam mentindo. O faz de conta é uma prerrogativa infantil e só quem pode viver a infância no período adequado são as crianças. Assim, a assertiva errada é:
a. ( ) adultos devem estimular as brincadeiras de “agir como se...” fossem peixes, animais, professores, enfermeiros e tudo o que as crianças desejarem para brincar.
b. ( x ) Os adultos devem tentar conter a fantasia infantil para que as crianças não cresçam falseando a verdade.
c. ( ) Brincar com o inusitado, com o improvável é característico do pensamento magico, lúdico ou simbólico e o adulto não pode ter controle sobre isso. 
d. ( ) A brincadeira não precisa de recursos nem de espaços sofisticados. As crianças brincam e devem ser estimuladas a brincar livremente, sem o controle do adulto. 
Justificativa: Fica expressa e declarada a necessidade de embeber de fantasia, de humor, de sentimentos, ora de vitória, ora de derrota, individual e/ou em grupo para ser possível viver, ou seja, descobrir, inventar, combinar e recriar A brincadeira tem papel importante para a constituição das identidades individuais e coletivas, portanto a criança não deve ser contida.

Outros materiais