Buscar

Respostas neurose e psicose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Na neurose o Eu, em sua dependência da realidade, reprime uma parte do Id, enquanto na psicose o mesmo Eu, a serviço do Id, retira-se de uma parte da realidade. Para a neurose, então, o fator decisivo seria a influência preponderante da realidade, para a psicose, a influência do Id. A perda da realidade já estaria na psicose desde o início; na neurose, parece, ela seria evitada. 
2 – Nas duas há que se considerar não apenas a questão da perda da realidade, mas também de uma substituição da realidade. Há na neurose e na psicose uma construção de um mundo de fantasia, para fugir do mundo real, apesar de que na primeira, esse mundo se apoia apenas em uma porção da realidade, enquanto que na segunda, tenta tomar completamente o lugar do mundo real. Mas mesmo assim, há a existência do mundo de fantasia nas duas, com o objetivo de ser mais satisfatório do que o mundo real. Tanto a neurose quanto a psicose são expressão da rebeldia do Id contra o mundo externo, de seu desprazer, de sua incapacidade de adequar-se à realidade. 
3 – 2 estágios nas duas, na neurose o primeiro se constitui de uma obediência inicial à realidade, seguido pelo segundo, que é uma posterior tentativa de fuga, ou seja, repressão. Na psicose, o primeiro se dá por uma fuga inicial da realidade, seguido por uma ativa fase de remodelação da mesma, no segundo. 
4 – O comportamento que une certos traços de ambas as reações, tanto da neurose quanto da psicose, que nega a realidade tão pouco como a neurose, mas se empenha em alterá-la como a psicose. Essa conduta adequada aos fins, normal, leva naturalmente a um trabalho efetuado no mundo exterior, e não se limita, como na psicose, a mudanças internas; já não é autoplástica, mas aloplástica.

Outros materiais