Buscar

Atividade 4 - Desenvolvimento Humano e Social 2019

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A cultura do isolamento, o foco apenas nas atividades profissionais e a desvalorização da convivência social dificultaram o desenvolvimento da responsabilização social. Por mais que essa situação seja prejudicial para promover melhorias na qualidade de vida da população, ainda tem surgindo movimentos que visam proporcionar benefícios para toda a sociedade, e principalmente para as comunidades marginalizadas.
 
Com relação a esse assunto, analise as seguintes afirmativas:
 
I. O isolamento das pessoas impede que ocorra o desenvolvimento da empatia e a preocupação com o próximo. Tudo isso faz com que os cidadãos não tenham consciência em relação a importância do exercício da cidadania e a busca pelos seus direitos;
II. Atualmente, existem movimentos que surgem, principalmente, por meio da internet para promover o bem-estar social. No entanto, é necessário que se desenvolvam mais programas que proporcionem benefícios sociais, já que esses não são suficientes;
III. A cultura do isolamento ajuda no processo de inclusão social, e essa é uma das principais atividades que envolvem a responsabilidade social;
IV. O isolamento faz com que as pessoas não se preocupem com o bem comum, e sim, apenas com as vontades próprias. Dessa forma, é difícil se comprometer com a mudança social.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O isolamento das pessoas dificulta o processo de conscientização social, pois a preocupação com relação a situação das outras pessoas diminui devido à falta de empatia. É necessário que se tenha convivência social para entender a conjuntura social e desenvolver a consciência de ajudar aqueles que precisam por meio de desenvolvimento de movimentos sociais, ou qualquer outro método.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	O líder de determinada comunidade de baixa renda decidiu promover aulas sociais para a população jovem e adulta. Os conteúdos dados eram acerca do exercício da cidadania e da responsabilidade social com o intuito de promover o bem-estar comum e incentivar a população para ir em busca dos seus direitos e deveres.
 
Com relação à importância da conscientização da população, analise se as assertivas a seguir.
 
I. Quando a sociedade desconhece a importância de supervisionar o poder público, as chances que o Estado seja extremamente desigual são ainda maiores;
II. A promoção do bem-estar social é recorrente da responsabilidade social, quando os indivíduos possuem consciência acerca dos seus deveres enquanto ser social;
III. A garantia dos direitos públicos devem ser realizadas pelo Estado em relação ao cidadão. A população não precisa ir em busca dos seus direitos, já que o Estado possui o dever de promover o bem comum;
IV. O desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem estar-social independem do exercício da cidadania e da busca da população pelos seus direitos sociais.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. É um dos principais deveres da população ir em busca dos seus direitos, pois, caso o Estado não seja avaliado e confiscado pode haver situações que envolvam corrupção de forma mais facilitada. A população precisa exercer a sua cidadania para que o Estado desenvolva políticas e programas que promovam mudanças sociais e melhorias para a sociedade como um todo.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A Holanda Ltda. é uma empresa produtora de margarina que utiliza elementos biodegradáveis para produzir as suas embalagens. Com isso a organização objetiva diminui a poluição da natureza. Diversas empresas possuem a mesma responsabilidade social que a Holanda Ltda., e essas tem se desenvolvido proporcionando mudanças sociais e melhorias para diversas comunidades.
 
Com relação a esse assunto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A responsabilidade social das empresas visa preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais igualitária.
	Resposta Correta:
	 
A responsabilidade social das empresas visa preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais igualitária.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os projetos das empresas que envolvem a responsabilidade social têm como objetivo proteger os recursos naturais e provocar mudanças sociais com o intuito de promover a igualdade e a justiça.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A esfera econômica possui diversas responsabilidades sociais devido à sua importância como parte do tecido social, e por isso está atrelada a diversos direitos e deveres perante a sociedade. O ente econômico possui o dever de contribuir com o desenvolvimento social e produtivo. Portanto, os agentes econômicos contribuem com o crescimento humano e econômico da sociedade.
 
Em relação às responsabilidades da esfera econômica, analise as assertivas a seguir.
I. A esfera econômica possui a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento do bem-estar social;
II. O ente econômico tem como um dos seu objetivos auxiliar o desenvolvimento produtivo da sociedade;
III. É através da esfera econômica que o homem tira o seu sustento familiar e desenvolve as suas habilidades profissionais;
IV. Os deveres políticos fazem parte da esfera econômica, já que esse ente social possui muitas obrigações em relação ao desenvolvimento social.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A esfera econômica visa promover bem-estar para sociedade através do desenvolvimento profissional do homem e da promoção do sustento familiar. Além disso, o ente econômico é capaz de desenvolver a sociedade de forma produtiva através da geração de bens e outros recursos.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Em sua escola, Saulo tem aula sobre conscientização social e deveres e direitos do cidadão desde os 7 anos de idade. Por isso, ele tem um bom senso crítico em relação aos problemas da sociedade, e possui conhecimento acerca da sua responsabilidade social e da importância do engajamento político. Portanto, a educação foi um importante método para inserir Saulo na sociedade e ensinar como é possível exercitar a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. Ter consciência da responsabilidade social é o principal método para aumentar o engajamento social do cidadão, de modo a exercitar a sua cidadania;
II. Com a construção da consciência política, o indivíduo é capaz de ter conhecimento acerca do seu papel social, a fim de melhorar a situação de bem-estar social;
III. Quanto maior a consciência política do indivíduo, maior será o engajamento do cidadão como agente social;
IV.  Em alguns casos, é necessário se distanciar da cidadania para que o Estado político faça uso do poder público como bem entender.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A responsabilidade social é gerada pela consciência e pelo conhecimento sobre a importância de ir em busca dos direitos e deveres sociais. Através disso é possível melhorar as condições sociais de determinada região.
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A ONG Brasil Igual Para Todos possui o objetivo de promover um país mais justo e igualitário por meio da conscientização. As atividades dessa organização envolvem discussões sobre a desigualdade social e a violência existente nas comunidades de baixa renda. Diversos projetos já foram realizadoscom o intuito de diminuir o índice de problemas sociais nessas regiões. Essa ONG atua nas principais capitais brasileiras e tem o objetivo de se estender por outras regiões.
 
Com relação ao texto acima, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As ONGs possuem um caráter social que visa promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento humano e da economia.
	Resposta Correta:
	 
As ONGs possuem um caráter social que visa promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento humano e da economia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As ONGs visam realizar atividades que promovam o auxílio social, e por isso essas conseguem desenvolver a sociedade, os indivíduos e até mesmo a economia, proporcionando bem-estar para todos.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	O indivíduo enquanto ser social pertence a um corpo social, jurídico e político. Por isso, o cidadão possui a liberdade de viver da forma que desejar, formular as suas próprias opiniões, apoiar determinado partido político e seguir uma religião específica, desde que não desrespeite o próximo. Esse é um direito do ser humano, e os seus deveres envolvem a prática do exercício da cidadania e das suas responsabilidades sociais.
 
Com relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 
 
I. Algumas concepções religiosas não podem ser aceitas pelo Estado, por conta das suas manifestações que envolvem práticas não permitidas no Brasil;
II. O indivíduo possui a liberdade de se expressar, seja qual for a sua opinião sobre determinado assunto;
III. O cidadão possui a liberdade de praticar a sua religião e escolhê-la, afinal ele não pode ser impedido de exercer a suas práticas diárias;
IV. A sociedade pode usufruir da liberdade de expressão da forma que preferir, desde que as suas opiniões e atividades não desrespeitem os direitos das outras pessoas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. O homem possui a liberdade de praticar a religião que preferir, e o Brasil é um estado laico. Por isso, é possível que qualquer religião seja praticada no país, desde que não desrespeite o próximo. As pessoas não podem opinar de forma preconceituosa ou retratar qualquer assunto que afete os direitos de outra pessoa.
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Vivemos em um ambiente social marcado pela diversidade de gêneros, culturas, religiões, etnias e crenças. E cada um dos agentes sociais possuem as suas características, diferenças e peculiaridades. Quando as particularidades de determinado grupo não são aceitas pela sociedade, ocorre o que chamamos de discriminação e preconceito, o que promove a marginalização das pessoas que participam desse grupo. Para diminuir essas práticas excludentes, é necessário debater sobre os direitos humanos e a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. O desenvolvimento das sociedades democráticas foi um marco para a promoção dos direitos humanos e respeito às diversidades;
II. As ações sociais e os movimentos facilitam o processo de inclusão social e a busca pelos direitos humanos;
III. Os direitos humanos promovem a dignidade à pessoa humana, e esse é um fator que muitas vezes é desrespeitado quando o assunto é diversidade e grupos marginalizados;
IV. A conquista dos direitos humanos foi realizada por conta da solidariedade dos grandes políticos que reconheceram os direitos da população;
V. A diversidade é uma das principais riquezas da humanidade, e por isso essa deve ser respeitada e não discriminada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos fatores iniciais que gerou respeito às diversidades foi a implementação da democracia na sociedade. Todos os movimentos e as ações que visavam o desenvolvimento dos direitos humanos conseguiram promover a inclusão social dos diversos agentes e grupos sociais. Já que a diversidade de etnias, crenças e raças é uma riqueza para a humanidade, essa deve ser preservada. Por isso é necessário proporcionar uma vida digna para todas as pessoas.
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O conceito de cidadania já não é o mesmo de tempos atrás, afinal essa ideia é dinâmica e se transforma de forma constante por conta das conjunturas históricas. Inicialmente, esse conceito foi desenvolvido na época da Grécia Antiga, e com o tempo, tornou-se cada vez mais importante e necessário para o desenvolvimento humano e social.
 
Acerca desse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. A cidadania da antiguidade se relacionava apenas com assuntos de cunho liberal e de direito à propriedade. Atualmente, o conceito dessa palavra diz respeito também à inclusão social e à promoção dos direitos humanos.
II. É possível afirmar que a população brasileira possui uma excelente consciência cidadã, e que o país possui programas e projetos que conseguiram conquistar a cidadania.
III. Atualmente, a cidadania diz respeito a aspectos como reivindicação dos direitos, desenvolvimento de relações e transformação social.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antes a cidadania era um conceito menos amplo, que discutia sobre direitos à vida, propriedade e liberdade. Atualmente, por conta das transformações sociais, essa palavra luta por direitos humanos e promove mudanças sociais.
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A falta de emprego tem assolado o país nos últimos anos e essa situação é ainda pior em relação às minorias. A comunidade LGBTQI+ sofre diariamente com preconceito, exclusão social e principalmente com a falta de oportunidade no mercado de trabalho. O fato é que a maioria das empresas brasileiras ainda é muito preconceituosa e não promove a inclusão social. Por isso, o Brasil é considerado um país intolerante e que discrimina as minorias.
 
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. O preconceito ainda é bastante recorrente dentro das empresas, e as situações homofóbicas muitas vezes fazem parte do dia a dia das pessoas que representam a comunidade LGBTQI+.
II. Muitas pessoas ainda perdem os seus empregos após se assumirem homossexuais perante a sociedade.
III. Mesmo que o preconceito seja um grande problema social no Brasil, determinadas empresas proporcionam empregos para diversas pessoas que fazem parte para a comunidade LGBTQI+.
IV. No Brasil faltam ações sociais e associações que promovam a inclusão da comunidade LGBTQI+ no mercado de trabalho.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O preconceito com a comunidade LGBTQI+ é bastante recorrente dentro das empresas, e ainda nos dias atuais, diversas pessoas perdem os seus empregos e não possuem oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Por mais que a situação ainda seja bastante problemática, diversas organizações se conscientizaram e por isso atualmente promovem vagas para a comunidade LGBQI+.
	
	
	
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 12h14min26s BRT
 OK

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes