Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
10 pág.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem6.322 materiais63.439 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
1)
Até os seis anos de idade, a criança __________ preparada para participar de esportes organizados, como futebol, voleibol, entre outros; sua atenção e capacidades estão mais voltadas a _________, não-estruturadas e ativas, envolvendo as habilidades motoras gerais (amplas), que envolvem a movimentação de tronco, _________.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.
Alternativas:
Deveria estar, diversões, dedos e pescoço.
Quase está, observações, mãos e pés.
não está, brincadeiras livres, braços e pernas.
checkCORRETO
Está, realizações, olhos e boa.
Poderia estar, imaginações, cabeça e mãos.
Resolução comentada:
as palavras que preenchem corretamente as lacunas são:
Até os seis anos de idade, a criança não está preparada para participar de esportes organizados, como futebol, voleibol, entre outros; sua atenção e capacidades estão mais voltadas a brincadeiras livres, não-estruturadas e ativas, envolvendo as habilidades motoras gerais (amplas), que envolvem a movimentação de tronco, braços e pernas.
Código da questão: 37772
2)
As grandes conquistas da primeira infância podem ser resumidas em __________ a cabeça, rolar, ficar em pé, engatinhar, __________, adquirir e desenvolver a linguagem. Essas conquistas são possíveis devido ao processo de amadurecimento _________ (sinapses e mielinização), aos __________ que a criança recebe (tanto do meio quanto das pessoas que cuidam dela) e a uma motivação que ainda não consegue ser explicada por nenhuma ciência. Ainda que apresente um enorme salto em termos de aprendizagem, o controle _________ da criança ainda não está completamente amadurecido.
Assinale a alternativa que traz as respostas corretas para as lacunas do parágrafo acima:
Alternativas:
Deitar, deslizar, pessoal, desafios, mental.
Sustentar, andar, cerebral, estímulos, impulsivo.
checkCORRETO
Mexer, escorregar, infantil, cuidados, cerebral.
Levantar, correr, mental, contatos, dos esfíncteres.
Acomodar, chutar, físico, problemas, muscular.
Resolução comentada:
a primeira infância é um período marcado por uma grande evolução maturacional, principalmente do cérebro. Ao nascimento, o cérebro já tem suas estruturas formadas, porém ainda há muito a se desenvolver.
A criança entre zero e três anos de idade é uma grande exploradora. Em linhas gerais, seu objetivo de vida durante esta fase é apenas adaptar-se ao meio em que vive, de forma a garantir sua sobrevivência, portanto precisa assimilar e empregar tudo o que for possível. É neste período que aprende a se locomover e a falar, elementos básicos para sua sobrevivência independente.
Essas conquistas são possíveis devido ao processo de amadurecimento cerebral (sinapses e mielinização), aos estímulos que recebe (tanto do meio quanto das pessoas que cuidam da criança) e a uma motivação que ainda não consegue ser explicada por nenhuma ciência. Ainda que apresente um enorme salto em termos de aprendizagem, seu controle impulsivo ainda não está completamente amadurecido.
Código da questão: 37757
3)
Leia e associe as colunas:
Alternativas:
I-D; II-B; III-C; IV-A.
I-D; II-B; III-A; IV-C.
I-B; II-D; III-A; IV-C.
CORRETO
I-C; II-A; III-D; IV-B.
I-B; II-D; III-C; IV-A.
checkINCORRETO
Resolução comentada:
para Piaget, o desenvolvimento da inteligência do ser humano é sua melhor estratégia de adaptação à vida. O bebê vai incorporando novas experiências, adaptando-se ao meio em que vive. Tudo isso exemplifica o processo de adaptação, desenvolvido em duas etapas: a assimilação, que é a incorporação de uma nova estrutura à estrutura já existente, por exemplo, quando o bebê inicia a ingestão de água após meses sendo alimentado com leite, e a acomodação, que ocorreria quando, depois de ingerir água várias vezes, o bebê internaliza a nova experiência, criando um novo esquema, caracterizado pelo fato de a criança saber a diferença entre ingerir água, suco e sopa, o que mostra seu desenvolvimento cognitivo.
Código da questão: 37766
4)
Leia as colunas e associe-as:
Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas:
Alternativas:
I \u2013 B; II \u2013 C; III \u2013 A.
CORRETO
I \u2013 C; II \u2013 B; III \u2013 A.
I \u2013 C; II \u2013 A; III \u2013 B.
I \u2013 A; II \u2013 C; III \u2013 B.
I \u2013 B; II \u2013 A; III \u2013 C.
checkINCORRETO
Resolução comentada:
A primeira fase de desenvolvimento intrauterino é chamada de estágio germinal e inicia com a fecundação, durando até o momento que o zigoto (posteriormente blastócito) se implanta no útero.
O segundo estágio, chamado embrionário, inicia a partir do momento que a implantação está completa. A placenta começa a se desenvolver no segundo estágio e é a estrutura muito importante que está completamente desenvolvida quando se atinge as quatro semanas de gestação. No estágio embrionário, a massa de células chamada blastócito passa a ser chamada embrião. Agora já se formam células rudimentares da pele, os receptores sensoriais, as células nervosas, os músculos e sistema circulatório, bem como os órgãos internos, tais como o pulmão, e os membros começam a se distinguir. O período embrionário dura até a 8ª semana de gestação.
O último e mais longo período da gestação chama-se fetal, inicia-se na 9ª semana e vai até o final da gravidez. Neste período, o feto desenvolve as estruturas necessárias para a vida fora do útero, de forma que todos os seus sistemas vão se amadurecendo.
Código da questão: 37747
5)
Abaixo estão apresentadas algumas capacidades motoras da segunda infância, divididas em três colunas. Cada coluna corresponde a uma idade específica.
Alternativas:
A = cinco anos; B = três anos; C = quatro anos.
checkCORRETO
A = três anos; B = cinco anos; C = quatro anos.
A = três anos; B = quatro anos; C = cinco anos.
A = cinco anos; B = quatro anos; C = três anos.
A = quatro anos; B = cinco anos; C = três anos.
Resolução comentada:
de acordo com Papalia e Feldman (2013, p. 250), as capacidades motoras de cada idade são as seguintes:
Código da questão: 37771
6)
A psicomotricidade não se resume apenas a uma descrição acerca da integração das funções __________ e ¬¬¬¬¬__________. É também um campo de estudo e _________, ou seja, investiga como se dá a relação das funções citadas e de que forma é possível proporcionar intervenções que venham a melhorar o desenvolvimento motor do indivíduo.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.
Alternativas:
Psicopedagógicas, motoras, diagnóstico.
Psíquicas, motoras, intervenção.
checkCORRETO
Psíquicas, motoras, diagnóstico.
Psíquicas, motoras, institucional.
Psíquicas, psicopedagógicas, intervenção.
Resolução comentada:
A psicomotricidade não se resume apenas a uma descrição acerca da integração das funções psíquicas e motoras. É também um campo de estudo e intervenção, ou seja, investiga como se dá a relação das funções citadas e de que forma é possível proporcionar intervenções que venham a melhorar do desenvolvimento motor do indivíduo.
Código da questão: 37783
7)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
(   ) A avaliação dos reflexos primitivos não é importante para a avaliação geral do desenvolvimento do neonato.
(    ) O choro do bebê tem a função de sinalizar uma necessidade: como ele não pode se mover, o choro acaba atraindo a atenção de alguém. Assim, causa repulsa das pessoas.
(  ) Os estados comportamentais, conhecidos como estados de consciência, são observados em recém-nascidos e estabelecem-se em torno de cinco estágios de vigília e sono: sono profundo, sono mais leve, inquietação e fome, vigília alerta, sonolência (quando alimentados).
(    ) A existência de reflexos específicos indica que há uma comunicação saudável entre o tronco encefálico (que coordena os movimentos do corpo e recepção de estímulos) e a medula espinhal e demonstra que o bebê possui habilidades físicas importantes que irão se desenvolver, tais como: caminhar, segurar e alcançar