Buscar

Aula 02 - Agências de viagens e operações turísticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agências de viagens e operações turísticas
Aula 02
Desde o Thomas Cook as Agências de Turismo se desenvolveram e expandiram porque o público viajante sempre se dispôs, mais e mais, a adquirir a mercadoria preparada por estes especialistas existentes na grande maioria dos países. A atividade de agenciamento é oficialmente reconhecido como uma das indústrias mais importantes na economia de qualquer país. Somente nos EUA existem mais de 40 000.
O agente de viagens é reconhecido como um provedor de serviços de grande importância na atividade terciária (serviços), apresentando- se atualmente com status definido na comunidade comercial e crescente participação na distribuição geral da riqueza da nação.
O Agente tem o compromisso primordial com a custódia e correta aplicação do pagamento efetuado pelo cliente. Em decorrência da própria natureza do negócio, o agente de viagem recebe o pagamento total da viagem e, então, providenciará, por sua vez, o correspondente pagamento aos outros fornecedores envolvidos no negócio: transportadores, hoteleiros, operadores terrestres, outros agentes envolvidos, etc.
De forma simples, podemos dizer que o agente de viagem é um organizador do transporte de um ponto a outro, acomodação e serviços adicionais. É conveniente manter um acervo completo e atualizado de informações a respeito dos serviços que ele representa, e de outras atividades do ramo turístico. Portanto é imperativo haver um serviço perfeito de reservas e o custo de vários serviços, a fim de atender as necessidades do seu cliente.
É forma operacional comum em turismo, os agentes, como intermediários que são, possuírem estoques de vouchers de hotéis, locadoras de carro, entradas para atrações etc., implicando em outra responsabilidade: guarda e uso apropriado dessas documentações, além da elaboração e remessa sistemática dos respectivos relatórios.
Serviços e equipamentos turísticos: Hospedagem, transportes, alimentação, agenciamento, entretenimento e lazer, educacional e institucional. 
Hospedagem: Hotéis classificados e não classificados, campings, colônias de férias, motéis e pousadas.
Transportes: Transportadoras aéreas, rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias (marítimas e fluviais).
Alimentação: Restaurantes e similares.
Agenciamento: Agências de Viagens e Turismo e Operadoras.
Entretenimento e lazer: Parques temáticos, clubes, casas de shows, boates e áreas de lazer.
Educacional: Centros de formação, Senac, hotéis escolas, universidades.
Institucionais: Órgãos oficiais de Turismo, secretarias de turismo, entidades de classe.
Agências de viagens: Dedicam-se somente às atividades de venda de serviços e assessoria técnica em viagens - apenas intermediárias.
 O cliente é o passageiro, pessoa física ou jurídica.
 Os fornecedores são as operadoras.
Operadoras: Empresas com atividades de criação de pacotes e operação de excursões.
 Os clientes podem ser apenas outras agências ou também englobar a venda direta ao público.
 Os contratos são feitos direto com os fornecedores.
Antes de entrarmos nesse assunto, deve-se estar bem claro como se dá a atual relação entre Agência de Viagens e Operadoras.
O mercado define que, para uma Agência de Viagem, o cliente (público alvo) é o passageiro, pessoa física ou jurídica e dentre os fornecedores estão as empresas Operadoras.
Já para as Operadoras, o cliente, legalmente falando, é a Agência de Viagens que intermediaria a venda. No entanto é possível perceber que há operadoras no mercado que vendem direto para pessoas físicas/jurídicas, uma vez que numa venda direta (sem intermediários) o valor da comissão não será repassada, representando para a Operadora maior lucratividade.CLIENTES
 
 Fornecedor: É aquele que fornece o produto final, seja ao cliente, ou ao intermediário que irá lhe representar o agente de viagens neste caso. O produto turismo é algo bastante delicado de se trabalhar, uma vez que o deslocamento se dá de forma contrária. É o consumidor que vai até o produto, diferente de qualquer outra mercadoria que podemos comprar numa loja, supermercado ou shopping. 
Os fornecedores são: Transportadoras, meios de hospedagem, demais serviços e empresas parceiras (auxiliares). 
 Transportadoras:
• Companhias aéreas / Alianças aéreas. • Cruzeiros marítimos, fluviais e lacustres.
• Empresa de Transfers (Traslado/Táxi). • Companhias terrestres. 
• Rodoviárias. • Ferroviária.
• Empresas de mergulho (Passeios submarinos). AGÊNCIA DE TURISMO
OPERADORA
Meios de hospedagem:
• Hotel. • Resort.
• Pousadas. • Casa de família (Homestay).
• Albergues. 
Demais serviços:
• Agências de Receptivo. • GSAs.
• Seguradoras. • Parques.
• Cassinos.• Restaurantes. • Intercâmbio. 
• Outros. 
Empresas parceiras (auxiliares):
• Bancos / Financeiras. • Cartões de Crédito.
• BSP. • GDSs.
• Mídia especializada. • Programas de contabilidade empresarial. 
• Representantes. • Secretarias de Turismo.
• Escritórios de Convention Bureau. • Órgãos de Turismo. 
Exemplo de fornecedores: 
GDS – Sistema Global de Distribuição
São eles: Amadeus, Sabre, Galileu, Gabriel, Zeus, Íris; Wordspam, etc. 
São sistemas práticos com base em códigos de protocolos estabelecidos pela IATA com o objetivo de entendimento global entre todos os profissionais de turismo independente de sua nação, cultura, raça, costumes e crenças.A partir dos GDSs é possível se reservar passagens aéreas, locar carros , vender hotéis, consultar e vender cruzeiros, solicitar autorizações de crédito, além de muitas outras facilidades como câmbio de todas as moedas, previsão do tempo para os 5 (cinco) dias seguintes da consulta, informações técnicas e turísticas das cidadese aeroportos, promoções diversas e muito mais. Esses sistemas apresentam um custo para a agência e cabe a ela decidir se há a necessidade de tal serviço e com qual trabalhar. Deve-se avaliar todos os pontos no caso de contratar um determinado sistema, tais como: seus principais serviços, as cias. aéreas envolvidas, custo,planos e outros. 
Programas de Gerenciamento de Dados e Contabilidade Empresarial
São eles: Infortur, Gate, Fly, etc.
São programas que facilitam todo o trâmite no atendimento desde o primeiro recibo até o fechamento da venda e emissão de toda a documentação da viagem. A partir de uma única “alimentação” no programa, este passa a emitir todos os documentos envolvidos na venda, além de calcular contas a pagar e receber, impostos e outros. Novamente, quanto à escolha do sistema, fica o conselho de analisar cada produto e verificar o quanto este se faz necessário no quadro atual de sua empresa.
Mídia impressa
São eles PanRotas (Jornal e Guia), Brasilturis Jornal; Jornal de Turismo; Guias diversos, etc.
Nossos aliados na hora de divulgar um novo produto e nos manter informados quanto às tendências do mercado e novidades. Mídia especializada no mercado de turismo, onde profissionais se encontram, trocam ideias e firmam novos negócios. 
Bancos / Financiadoras / Cartões 
São empresas que prestam serviços contábeis para melhor servir nossos clientes com boas opções de pagamento. Contratos são fechados quanto a juros, formas de pagamento, número de parcelas, faturamento e tudo tem que ser analisado de uma forma a agradar ambas as partes. Deve-se fazer uma análise detalhada da possível absorção do juros para que a empresa não sacrifique seu lucro quando esta é de porte pequeno ou médio e com pouco movimento em vendas financiadas, seja em cartão ou através de cheques pré-datados. 
A ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagens possui um vasto cadastro de empresas associadas de alto gabarito, com credibilidade no mercado e sempre em caso de necessidade ou dúvida basta um telefonema para averiguar. Uma outra dica seria checar com colegas ou amigos de trabalho que já tenham utilizado os serviços daquela determinada empresa. 
PanRotas:  Mídia especializada no mercado de turismo, onde profissionais se encontram, trocam ideias e firmam novos negócios. 
Na busca pela qualidade do serviço prestado é preciso desenvolver algumas ações que busquem satisfazer o cliente e superar as suas expectativas, como: 
Qualificar os colaboradores
Fazer com que todos os integrantes da empresa sintam-se responsáveis e trabalhem pela satisfação do cliente
Tornar a administração participativa e atuante
Buscar a qualificação dos colaboradores 
Financiadoras: São empresas que prestam serviços contábeis para melhor servir nossos clientes com boas opções de pagamento. 
Uma das vantagens agregadas ao papel do agente de viagens é: Garantia de assessoria e consultoria turística antes , durante e depois da viagem.
As operadoras e agências se complementam. Enquanto a operadora foca sua atuação na formatação de roteiros e na negociação em escala, as agências trabalham no varejo, atendendo aos passageiros individualmente para oferecer a melhor solução caso a caso, conforme os desejos e a disponibilidade financeira de cada cliente. Em sistema de parceria, as operadoras também disponibilizam constantemente às agências treinamentos sobre destinos e produtos, além de capacitação em vendas.
Verifica-se, no mercado Turístico, que há a participação de vários atores/Fornecedores Primários,cada um tentando vender o seu produto de modo direto ao consumidor.Baseado no que foi visto nas aulas, determine qual é o binômio Fornecedor/Agência de Viagens no que diz respeito ao operacional(relação com os passageiros): Operadora/Agência de viagens.
GDS: São sistemas práticos com base em códigos de protocolos estabelecidos pela IATA com o objetivo de entendimento global entre todos os profissionais de turismo independente de sua nação, cultura, raça, costumes e crenças.
> A partir dos GDSs é possível se reservar passagens aéreas, locar carros , vender hotéis, consultar e vender cruzeiros, solicitar autorizações de crédito, além de muitas outras facilidades como câmbio de todas as moedas, previsão do tempo para os 5 (cinco) dias seguintes da consulta, informações técnicas e turísticas das cidades e aeroportos, promoções diversas e muito mais.

Outros materiais