Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA Nº 1 - ARTE E EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1
DISCURSIVA 1
As práticas educativas aplicadas em aula vinculam-se a uma pedagogia, ou seja, a uma teoria de educação escolar. A partir das leituras realizadas, identificamos algumas tendências teóricas da educação escolar – as pedagogias – que nos ajudam a compreender mais profundamente essa questão da Educação e Arte e sua relação com a nossa vida. 
No Ensino Tradicional, o conhecimento está fora do sujeito, no objeto. O aluno adquire o conhecimento através da repetição de atividades de desenho de observação, representação e cópias de objetos, do desenho decorativo de faixas ornatos, redes, gregas, estudo de letras, desenho geométrico; e do desenho “pedagógico” nas escolas normais (folhinhas mimeografadas para ilustrar aulas).
No Ensino da Escola Nova, o indivíduo já traz dentro de si o conhecimento que vai colocar para fora, por meio da experiência individual de expressar sentimentos e revelar emoções, no qual o processo é fundamental e o produto não interessa. Ênfase na livre expressão para atingir o centro da criação, sem apresentação de modelos ou imagens.
O Ensino Tecnicista era voltado para a formação de um indivíduo competente e produtivo, em sintonia com o interesse da sociedade industrial – Mercado de trabalho. Ênfase no desenho decorativo, geométrico e módulos e apoio em livros didáticos.
A Abordagem Triangular enfatiza a arte como área de conhecimento a partir das ações de fazer, leitura de imagem e contextualização. “É uma matéria com linguagem, com história, com um domínio. É importante trazer a contemporaneidade para o ensino da arte e é urgente livrar-se do medo da contaminação a criança pelas imagens dos adultos. A imagem tem importância primordial na aprendizagem das artes visuais” (Ana Mae Barbosa).
1) Diante do exposto, descreva uma experiência de ensino de arte que você vivenciou como aluno no decorrer da Educação Básica.
1)Minha professora pediu para nosso grupo, pesquisar sobre Romero Brito, a partir da criar uma de suas obras, eu e meu grupo escolhemos Jardim de Romero Brito, fizemos uma cartaz com vários materiais coloridos, fizemos bolinhas de papel crepom e preenchemos a gravura do jardim, ficou muito colorido igual a obras deste artista, sempre gostei das aulas de artes e este trabalho me fez gostar até das obras de Romero Brito.
2) A partir dos estudos realizados, analise: Qual foi a concepção de ensino de arte que subsidiou a metodologia desenvolvida pelo professor? Justifique sua resposta:
2) No Ensino Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado. O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.

Outros materiais