Buscar

Apol 2 Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A violência é um dos eternos problemas da teoria social e da prática política e relacional da humanidade. Não se conhece nenhuma sociedade onde a violência não tenha estado presente. [...] Desde tempos imemoriais existe uma preocupação do ser humano em entender a essência do fenômeno da violência, sua natureza, suas origens e meios apropriados, a fim de atenuá-la, preveni-la e eliminá-la da convivência social.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Minayo, Maria Cecília de S. Violência social sob a perspectiva da saúde pública. https://www.scielosp.org/article/csp/1994.v10suppl1/S7-S18/. Acesso em 28 ago. 2019.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do texto-base, Comportamento violento, gênero e psicopatologia, sobre a violência, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	É o uso intencional da força física ou poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade.
Você acertou!
Comentário: A alternativa (a) é a correta. Segundo o texto-base: “[...] define a violência como uso intencional da força física ou poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade [...] Como muitos outros problemas de saúde, a violência não está distribuída igualmente entre os gêneros ou faixas etárias [...] Os homens foram responsáveis por 77% de todos os homicídios e seus índices representaram mais de três vezes o índice das mulheres [...] Um dos achados mais consistentes na literatura sobre a violência é que as taxas de comportamento violento são menores entre as mulheres do que entre os homens. Diversos estudos têm encontrado que, desde a adolescência, as mulheres apresentam significativamente menos comportamento agressivo e prisões por crimes violentos” (texto-base, p. 239).
	
	B
	Como muitos outros problemas de saúde, a violência está distribuída igualmente entre os gêneros ou faixas etárias.
	
	C
	As mulheres foram responsáveis por 77% de todos os homicídios e seus índices representaram mais de três vezes o índice dos homens.
	
	D
	Um dos achados mais consistentes na literatura sobre a violência é que as taxas de comportamento violento são menores entre os homens do que entre as mulheres.
	
	E
	Estudos apontam que, desde a adolescência, os homens apresentam significativamente menos comportamento agressivo e prisões por crimes violentos.
Questão 2/5 - Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia
Leia a citação: 
“Estudos epidemiológicos com populações específicas têm reforçado a associação entre comportamento violento e transtorno psiquiátrico. No caso de população de presidiários, existem muitas evidências indicando considerável prevalência de transtorno mental quando comparada com a da população geral.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Teixeira, Eduardo Henrique. Pereira, Marcelo Carlos. Rigacci, Renata. Dalgalarrondo, Paulo. Esquizofrenia, psicopatologia e crime violento: uma revisão das evidências empíricas. http://psiquiatriabh.com.br/wp/wp-content/uploads/2015/01/Transtorno-Mental-e-Violencia.pdf. Acesso em 28 ago. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base, Comportamento violento, gênero e psicopatologia, sobre violência, gênero e transtornos mentais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para entender a ocorrência de violência em homens e mulheres, é irrelevante investigar os sintomas clínicos e os fatores psicossociais nestes pacientes.
	
	B
	Em sua pesquisa, Hodgins comparou apenas grupos de indivíduos definidos por hospitalização psiquiátrica e deficiência intelectual.
	
	C
	Para determinar se a presença de transtorno mental atenua a relação entre gênero e violência, a pesquisa precisa incluir grupos de comparação de indivíduos sem transtornos mentais.
Você acertou!
Comentário: A letra (c) é a alternativa correta. Segundo o texto-base: “Para entender a ocorrência de violência em pacientes homens e mulheres, é importante investigar os sintomas clínicos e os fatores psicossociais que acompanham a violência nestes pacientes. [...] para determinar se a presença de transtorno mental atenua a relação entre gênero e violência, o desenho da pesquisa deve incluir grupos de comparação de indivíduos sem transtornos mentais [...]. Hodgins (1992) examinou os registros de prisões e de saúde mental de uma amostra de indivíduos nascidos em 1953, na Suécia, e comparou grupos de indivíduos definidos por hospitalização psiquiátrica e deficiência intelectual com indivíduos que não apresentavam estas condições. Embora neste último estudo tenha sido observado que os homens foram mais condenados por crimes violentos, independentemente do diagnóstico psiquiátrico, esta diferença foi menor entre aqueles que apresentavam transtornos mentais graves (esquizofrenia, transtornos afetivos maiores, transtornos paranoides e outras psicoses) do que entre aqueles com outros transtornos mentais. [...] Desta forma, as diferenças de taxas de prisões por crimes violentos entre os gêneros foram menores entre aqueles que apresentaram transtornos mentais graves do que estas mesmas diferenças na população geral [...]" (texto-base, p. 241).
	
	D
	Não foi maior o número de condenações de homens por crimes violentos, a não ser entre aqueles com diagnóstico psiquiátrico de transtornos mentais graves. 
	
	E
	A taxa de prisões por crimes violentos entre os gêneros foi menor na população geral, já entre aqueles que apresentam transtornos mentais graves foi maior. 
Questão 3/5 - Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia
Atente para a citação: 
"Devem-se inicialmente distinguir os elementos constitutivos do pensamento, que, segundo a tradição aristotélica, são o conceito, o juízo e o raciocínio, das diferentes dimensões do processo de pensar, delimitadas como curso, forma e conteúdo do pensamento. [...] pode-se, didaticamente, afirmar que o pensamento se constitui a partir de elementos sensoriais, que, embora não sejam propriamente intelectivos, podem fornecer substrato para o processo do pensar".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora, 2018. p.195
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base, Rotina de Avaliação do Estado Mental, sobre o pensamento, relacione corretamente os aspectos que devem ser avaliados às suas respectivas descrições:
1. Produção (ou forma)
2. Curso
3. Conteúdo
(  ) Caracteriza-se pela quantidade de ideias que vêm ao pensamento e pela velocidade com que as ideias passam pelo pensamento.
(  ) São as ideias propriamente ditas, sua conexão ou não com a realidade, refletindo ou não aspectos reais do mundo externo ou interno.
(  ) Refere-se a como o paciente concatena as ideias, em que sequência, se segue ou não as leis da sintaxe e da lógica.
Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (d). Segundo o texto-base: “A produção refere-se a como o paciente concatena as ideias, em que sequência, se segue ou não as leis da sintaxe e da lógica. [...] O curso caracteriza-se pela quantidade de ideias que vêm ao pensamento [...] e pela velocidade com que as ideias passam pelo pensamento [...] O conteúdo do pensamento são as ideias propriamente ditas, sua conexão ou não com a realidade, refletindo ou não aspectos reais do mundo externo ou interno” (texto-base, p. 13-14).
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 4/5 - Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia
Considere o extrato de texto:
“[...] a afetividade é vivida subjetivamente, mas se manifesta aomesmo tempo em nossa ação, nosso pensamento, assim como através dos processos vitais corporais [...] o humor corresponde, do ponto de vista biológico, à primazia de uma função vital, o qual envolve todas as atividades intelectuais, emocionais e vegetativas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Baldaçara, Leonardo. Bueno, Celso Ricardo. Lima, David Souza. Nóbrega, Luciana PC. Sanches, Marsal. Humor e afeto. Como defini-los? http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/download/449/502. Acesso em 26 ago. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base, Rotina de Avaliação do Estado Mental, sobre afetividade e humor, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É a experiência lenta e objetiva das emoções sentidas pelo paciente em relação ao que o cerca.
	
	B
	Abrange desde sentimentos em relação à pessoas e ambientes até lembranças de fatos, situações, pessoas do passado e expectativas sobre o futuro.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (b). Segundo o texto-base: “Afetividade e humor: é a experiência imediata e subjetiva das emoções sentidas pelo paciente em relação ao que o cerca, abrangendo desde sentimentos em relação a pessoas e ambientes até lembranças de fatos, situações, ou pessoas do passado, bem como expectativas sobre o futuro. [...] Humor é a tonalidade de sentimento predominante, e mais constante, que pode influenciar a percepção de si mesmo, e do mundo ao seu redor. [...] Afeto é a experiência da emoção subjetiva e imediata, ligada a idéias ou representações mentais e que pode ser observada pelas suas manifestações objetivas [...] Em outras palavras, humor se refere à emoção predominante, mais constante, enquanto afeto é a sua expressão, o que se observa, sendo mais flutuante” (texto-base, p. 12).
	
	C
	Afeto é a tonalidade de sentimento predominante, e mais constante, que pode influenciar a percepção de si mesmo, e do mundo ao seu redor.
	
	D
	Humor é a experiência da emoção subjetiva e imediata, ligada a ideias ou representações mentais e que pode ser observada pelas suas manifestações objetivas.
	
	E
	Em outras palavras, afeto se refere à emoção predominante, mais constante, enquanto humor é a sua expressão, o que se observa, sendo mais flutuante.
Questão 5/5 - Fundamentos da Psicopatologia Aplicada à Psicopedagogia
Leia o excerto de texto: 
“Precursor da Psiquiatria, integrou [...] a escola francesa iniciada por Pinel. Ao penetrar a mente humana, com o intuito de compreender os transtornos do humor e da melancolia como importantes agentes que conduzem à perda do juízo, elevou pela primeira vez os alienados à condição de homens.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Centro Cultural do Ministério da Saúde. Memória da Loucura. Influências: Esquirol. http://www.ccms.saude.gov.br/memoria%20da%20loucura/Mostra/esquirol.html. Acesso em 29 ago. 2019.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do texto-base, Esquirol e o surgimento da psiquiatria contemporânea, sobre Étienne Esquirol, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Reconhecido entre os grandes clássicos da psiquiatria francesa do século XXI, posiciona-se como um dos marcos na fundação do pensamento psicopatológico.
	
	B
	Desenvolveu um trabalho que deu início à obra de Pinel, como um de seus mais talentosos discípulos.
	
	C
	Marcou sua atuação pela utilização sistemática da observação que lhe permitiu grande aprofundamento do trabalho clínico e uma delimitação precisa de quadros nosográficos da nascente psiquiatria contemporânea.
Você acertou!
Comentário: A alternativa "c" é a correta. Segundo o texto-base: “Reconhecido entre os grandes clássicos da psiquiatria francesa da primeira metade do século XIX, Étienne Esquirol posiciona-se como um dos marcos na fundação do pensamento psicopatológico contemporâneo. Desenvolveu um trabalho de continuação da obra de Pinel, como um de seus mais talentosos discípulos, e marcou sua atuação pela utilização sistemática da observação que lhe permitiu grande aprofundamento do trabalho clínico e uma delimitação precisa de quadros nosográficos da nascente psiquiatria contemporânea. Se considerarmos as bases do pensamento científico sobre o qual a psiquiatria do século XIX apoiou-se, veremos que o trabalho de Pinel e seus seguidores representou uma verdadeira revolução de idéias. Não havia até então um pensamento médico-científico sistematizado sobre a doença mental [...]” (texto-base, p. 152-153).
	
	D
	Se considerarmos as bases do pensamento científico sobre as quais a psiquiatria apoiou-se, veremos que o trabalho de Pinel e seus seguidores deu continuidade às ideias vigentes.
	
	E
	Até então havia um pensamento médico-científico sistematizado sobre a doença mental.

Outros materiais