Buscar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ATIVIDADES: AULAS 01 À 04
DATA PARA ENTREGA: 30/08/2019
VALOR TOTAL DAS ATIVIDADES: 5,0
ANO: 2019/2
	NOME DO ALUNO: 
	POLO:
	RGM: 
	
A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e o mundo. Então, nem a Psicologia, nem o homem está pronto e acabado. Na aula 1 foram apresentados vários tipos de Psicologia, explique no mínimo duas especialidades da psicologia. Cite quais foram as principais abordagens da psicologia? Sobre as principais abordagens da Psicologia citadas em aula, existe alguma que você já conhecia? Qual seria? Se não? Quais delas te chamou mais atenção.
R: Dois exemplos são: Psicometrista e Ergonomia. A psicometrista trabalha na área de desenvolvimento e planejamento de testes que mede o comportamento mental. A Ergonomista planeja e avalia os ambientes para melhorar o ambiente onde vivemos. Eu conhecia a psicologia clínica, muito falada em nosso meio. 
Quando você escuta essa frase “ Todo mundo tem um pouco de psicólogo’’, de qual Psicologia nos referimos. Cite e explique. 
R: Psicologia do senso comum, nada mais é do que coisas que aprendemos no nosso cotidiano, Ex: como auxiliar um grupo de pessoas para que não se torne uma desordem, digamos que tenha um pé na psicologia, o simples fato de compartilhar um segredo ou simplesmente ouvi-lo e tentar auxiliar no caso já se torna a “PSICOLOGIA DO SENSO COMUM”, ou seja é o fato de ter compreensão e saber ajudar o seu próximo tendo de exemplos de convivência com o próximo.		
Na aula 02, falamos sobre a relação homem e trabalho, com isso vimos a necessidade do trabalho na vida das pessoas e a partir dai surgir a Psicologia no ambiente organizacional. 
R: Como é dito no texto, o trabalho é um ambiente desgastante e claramente concorrido, vivemos em mundo movido pelo capital, ou seja, sem trabalho sem capital. Porém não podemos deixar o trabalho falar mais alto que tudo, aí entra a psicologia organizacional nos auxiliando para saber lidar com o serviço sem fugir do tempo em família e lazer, caso contrário tudo vira um grande fardo que o ser humano padece sem conseguir carregá-lo.
Caros alunos, existem inúmeras teorias universais que definem liderança. Explique com o que você entende através dos estudos realizados em aula sobre liderança. 
 R: Liderança é algo fundamental em toda organização ou local que envolva o trabalho humano, a liderança pode influenciar no comportamento de um grupo tanto para mal quanto para o bem, o líder ele não pode ser apenas para mandar mas sim para ouvir, auxiliar, e escutar as reivindicações de seus liderados e fazer seu ambiente o mais tranquilo e ao mesmo tempo rentável possível , o líder tem o poder de influenciar, ele é estrategista, e tende ser uma pessoa de bom diálogo e relação pessoal.
Segundo Bock (2002), a partir do ponto de vista do encontro social, a psicologia social poderá responder a questão de como o homem está inserido na sociedade. Cite e explique o estuda a Psicologia social. 
 
R: Estuda os comportamentos manifestados na convivência de um indivíduo com o outro, e também vê as situações causadas no comportamento do indivíduo na sociedade, no caso ela observa como um indivíduo se comporta tendo convivência com outros em seu meio social. Com tudo isso entra também as atitudes juntamente com elas suas mudanças, a independência do ser humano, e seu desenvolvimento nos compromissos da vida, e é claro o fundamental para uma boa convivência, a comunicação.

Outros materiais