Buscar

Administração da Produção (ADM64) - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Geralmente, na administração de empresas, em qualquer setor da organização, observa-se a distribuição das pessoas conforme a hierarquia e agrupadas conforme a criação de riquezas. A administração da produção tem algumas funções que são distribuídas por toda a organização. Dessa forma, Slack, Chambers e Johnston (2009) apresentam duas funções: as centrais, distribuídas em três categorias e as apoiadoras, distribuídas em quatro categorias. Disserte sobre as quatro funções apoiadoras da administração da produção.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	Resposta Esperada:
? Função Contábil-Financeira: administra e controla os recursos financeiros, apresentando as informações necessárias para a gestão estratégica da empresa.
? Função Recursos Humanos: tem a função de contratar, desenvolver e treinar os funcionários da empresa. 
? Função Engenharia e Suporte Técnico: tem como função os processos de produção, bem como os projetos dos produtos, e a organização de toda a estrutura como o layout e a distribuição física para o processo de produção.
? Função Informação e Tecnologia: tem como função a responsabilidade pelo armazenamento, organização e implantação de sistemas para garantir o controle da produção, bem como estratégia para tomadas de decisão de acordo com as informações inseridas para a interpretação e melhora do negócio.
	2.
	É natural nos dias atuais as empresas buscarem competitividade. Para isso é necessário o comprometimento de todas as áreas de uma organização, que ocorre em toda a cadeia produtiva e administrativa. A busca constante pela eficiência e eficácia é o primeiro passo para o sucesso da empresa e para isso todas as pessoas devem estar comprometidas com o papel que tem dentro da organização. A filosofia JIT (Just in Time) tem como intuito atender à demanda no momento exato, com qualidade perfeita e sem desperdício. No entanto, existem três razões chaves que definiram essa filosofia. Disserte sobre elas.
	Resposta Esperada:
? Eliminar desperdícios: o primeiro passo da filosofia JIT, é identificar e eliminar os desperdícios, ou seja, qualquer recursos que são usados pela atividade humana e que não cria valor devem ser reestruturados para minimizar os custos e prejuízos seja na fabricação de um produto ou a prestação de serviço. 
? Envolvimento de todos: o JIT tem a necessidade do envolvimento das pessoas, e para isso deve estar integrado pela cultura organizacional. As pessoas devem estar incitadas, encorajadas em todos os aspectos, principalmente na responsabilidade do seu papel dentro da organização. Todos os colaboradores devem estar envolvidos na solução de problemas, onde saiba que ele faz parte da empresa.
- Aprimoramento contínuo: apesar dos objetivos do JIT estar expressos em ideias, a necessidade de atender a demanda na hora certa e no momento certo com qualidade e sem desperdício. Esse aprimoramento ou melhoria continua conhecido como Kaizen é o aspecto principal dessa filosofia do JIT. Dessa forma, o fato dos objetivos do JIT é alcançar a plenitude no aprimoramento continuo, seja pessoal, tecnológico, administrativo etc.

Outros materiais