Buscar

AD2 Conflitos e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnólogo Segurança Pública
Cleidison de Mello Arieira
18113150246
Conflitos e Sociedade
AD2
Resposta:
Durante o séculoXIX, o positivismo biológico ou determinismo biológico afirmava a ciência e a razão como princípio do desenvolvimento social e do conhecimento. O médico psquiatra, Cesare Lombroso (1835-1909), defendeu sua hipótese de que o comportamento criminoso, já nascem em determinados indivíduos, decorrente de uma adulteração genética, onde estudou o criminoso pela concepção biológica para comprovar essa teoria. Ele usou o método empírico de estudo do crime e criminoso, iniciando suas pesquisas com autópsias em cadáveres e análises em criminosos vivos. Suas análises tiveram como base a frenologia, ao qual Lombroso classificou 5 tipos de criminosos: criminoso nato; criminoso louco; criminoso profissional; criminoso primário; e criminoso passional.
A teoria funcionalista tem como autor Émile Durkheim(1858-1917), sua teoria se baseia em mudanças sociais, onde a tradição da sociedade perde espaço para o desenvolvimento econômico das indústrias no final do século XIX. Ele é contra as teorias naturalistas e positivistas que utilizam forças naturais e biológicas para identificarem as causas da criminalidade. Segundo o autor, o crime não é algo patológico, mas sim normal, e está presente em todas as sociedades, só mudam os tipos de delitos cometidos em cada sociedade. E a punição ao criminoso reforça a coletividade dentro da sociedade, fazendo com que seus integrantes acreditem nesse sistema.
Teoria da anomia individual teve como autor Robert Merton(1910-2003), essa teoria tem como base a interpretação do desvio como a criação da estrutura social, sendo algo normal. Segundo o autor , a sua tese defende que indivíduos de classes sociais mais baixas, ao estipularem metas culturais a serem alcançadas não tem o resultado esperado, levam esses indivíduos a cometerem delitos. O autor usou como exemplo, o estudo que realizou na sociedade norte-americana, onde a meta cultural tem como objetivo a riqueza e o prestígio, ou seja, sucesso na vida. Mas como essa meta não permite que uma parcela dessa população atinja o seu objetivo, é onde surge o comportamento desviante.
Na teoria da aprendizagem social ou da associação diferencial, o comportamento delituoso se desenvolve na interação entre as pessoas em grupos sociais, da mesma forma como se aprende condutas lícidas. Um dos mais importantes criminologistas do século XX, Edwin H. Sutherland(1883-1950), defendeu a tese de que o comportamento delituoso não pode ser, com base nessa teoria, associada somente a indivíduos com condições economicas baixas (pobreza), isso porque os crimes de colarinho branco tem como autores indivíduos ricos. Sutherland usou como exemplo uma entrevista que fez com pessoas ricas e importantes, onde os mesmos justificaram seus comportamentos delituosos, como uma prática normal em sua área profissional.

Outros materiais