A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
av1 anhaguera

Pré-visualização | Página 1 de 1

Av1 - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II
1) Em nossa disciplina visualizamos um período de grandes transformações econômicas, sociais e políticas. O país passa de uma gestão democrática para uma gestão autocrática.
Assim, com base nos materiais disponibilizados, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.Alternativas:
a) O governo de JK teve entre seus anos de gestão a estruturação do plano de metas, o qual entre as medidas sociais possuía as reformas de base.
b)Podemos afirmar que o Plano de Metas de João Goulart precipitou a Ditadura Militar, uma vez que em suas medidas sociais estavam a reforma agrária.
c)No comício da Central do Brasil João Goulart manifestou seus anseios expressos nas reformas de base, o que precipitou a Ditadura Militar.
d)As Reformas de Base de Jânio de Quadros precipitaram a Ditadura Militar.
e)O governo de João Goulart tinha como lema de seu governo crescer cinquenta anos em cinco.
2) Em nossa disciplina visualizamos o cenário da década de 1970 com especial atenção para os aspectos sociais e políticos.
Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação a década de 1970.Alternativas:
a)Podemos afirmar que na década de 1970 temos a partir da sua segunda metade uma maior mobilização social que fragiliza ainda mais a Ditadura Militar.
b)É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro tem sua emersão em Belo Horizonte na Pontifícia Universidade Católica onde foi formulado o método BH.
c)Destacamos que a década de 1970 não apresentou crescimento econômico considerável, razão pela qual é possível identificar diferentes movimentos sociais.
d)A Década de 1970 é considerada uma década perdida tanto pelos aspectos econômicos quanto pelos aspectos sociais.
e)Os Movimentos Sociais foram duramente reprimidos na década de 1970, com especial repressão trazemos os Sindicatos que sofreram com a mão de ferro de Ernesto Geisel.
3) Em nossos materiais de estudos analisamos a influência externa junto a profissão de Serviço Social.
Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.Alternativas:
a)O Serviço Social brasileiro recebeu influência Norte Americana a partir da década de 1950, sendo prova desta influência as metodologias de Desenvolvimento de Comunidade.
b)Podemos afirmar que a partir de 1950, o Serviço Social brasileiro deixa a influência Franco Belga e se inclina exclusivamente na perspectiva Norte Americana.
c)Afirmamos que a partir da década de 1940 o Serviço Social irá se inclinar nas influências Norte Americana e desenvolverá as metodologias de Caso, Grupo e posteriormente o Desenvolvimento de Comunidade.
d)É correto afirmar que a influência de Serviço Social de Caso advém do Serviço Social Francês.
e)O Serviço Social brasileiro somente irá sentir a influência do Serviço Social Norte Americano no Movimento de Reconceituação.
4) Sabemos que o Movimento de Reconceituação buscou superar o dito Serviço Social tradicional, absorvendo diferentes correntes teóricoas e filosóficas em seu desenvolvimento.
Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.Alternativas:
a)Podemos afirmar que o Movimento de Reconceituação superou o Marxismo vulgar instalado em 1965 através do Seminário de Araxá.
b)O Movimento de Reconceituação superou a corrente funcionalista se apoiando no Marxismo e na Fenomenologia.
c)Afirmamos que o Serviço Social brasileiro não absorveu os conteúdos do Marxismo na vigência do Movimento de Reconceituação.
d)O Movimento de Reconceituação do Serviço Social possibilitou na década de 1970 no Brasil a incorporação do Marxismo na profissão.
e)Não há alternativa correta na questão.
5) Destacamos que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social buscou superar o dito Serviço Social Tradicional.
Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta quanto ao Movimento de Reconceituação.Alternativas:
a)O Brasil somente inseriu-se no Movimento de Reconceituação na década de 1970.
b)O Movimento de Reconceituação do Serviço Social tem seu início no Chile em 1956.
c)É correto afirmar que o Movimento de Reconceituação tem seu início na década de 1960, já no regime militar brasileiro.
d)O Movimento de Reconceituação tem sua origem em 1945, quando do intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos.
e)O Movimento de Reconceituação tem sua origem em 1955, quando do intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos.