A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Introdução ao Direito do Consumidor - Exercícios de Fixação Módulo IV

Pré-visualização | Página 2 de 2

serviços prestados, não discordando, por conseguinte, do montante da dívida, não se há falar em prática abusiva pelo fornecedor, mesmo que ausente o orçamento prévio”.
(Módulo 4, Unidade4, “O CDC e a execução de serviço sem orçamento prévio”)
A resposta correta é: O CDC não se opõe à cobrança extrajudicial de dívidas. → Verdadeiro, O CDC exclui o direito à repetição do indébito por valor igual ao dobro do que foi pago em excesso, na hipótese de engano justificável. → Verdadeiro, Em casos específicos e justificáveis, o CDC autoriza a existência da prática de venda casada. → Falso, É exigível, em todas as hipóteses, sob pena de configuração de ilicitude, a apresentação e aprovação prévia, pelo consumidor, de orçamento apresentado pelo fornecedor de serviços. → Falso.
Questão 7
Texto da questão
Das afirmativas abaixo, marque as verdadeiras com (V) e as falsas com (F):
	Uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante livre negociação das partes.
	Resposta 1 
	O consumidor responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento prévio.
	Resposta 2 
	Se o consumidor deixa de impugnar os valores cobrados pelos serviços prestados, não discordando, por conseguinte, do montante da dívida, não se há falar em prática abusiva pelo fornecedor, mesmo que ausente o orçamento prévio.
	Resposta 3 
	(Cespe/PMV-Fiscal de Arrecadação e Serviços Municipais/Questão 87) Miriam levou seu aparelho celular para consertar em uma loja da qual já era cliente há vários anos. O técnico responsável realizou o reparo devido sem a prévia concordância de Miriam acerca do preço, prática já verificada entre as partes em ocasiões anteriores. Nessa situação, o técnico realizou o serviço em total desconformidade com as normas do CDC.
	Resposta 4 
Sua resposta está correta.
Resposta:"VFVF"
b) "O consumidor não responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento prévio.”
d) “Se o consumidor deixa de impugnar os valores cobrados pelos serviços prestados, não discordando, por conseguinte, do montante da dívida, não se há falar em prática abusiva pelo fornecedor, mesmo que ausente o orçamento prévio”.
 (Módulo 4, Unidade4, “O CDC e a execução de serviço sem orçamento prévio”)
A resposta correta é: Uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante livre negociação das partes. → Verdadeiro, O consumidor responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento prévio. → Falso, Se o consumidor deixa de impugnar os valores cobrados pelos serviços prestados, não discordando, por conseguinte, do montante da dívida, não se há falar em prática abusiva pelo fornecedor, mesmo que ausente o orçamento prévio. → Verdadeiro, (Cespe/PMV-Fiscal de Arrecadação e Serviços Municipais/Questão 87) Miriam levou seu aparelho celular para consertar em uma loja da qual já era cliente há vários anos. O técnico responsável realizou o reparo devido sem a prévia concordância de Miriam acerca do preço, prática já verificada entre as partes em ocasiões anteriores. Nessa situação, o técnico realizou o serviço em total desconformidade com as normas do CDC. → Falso.
Questão 7
Texto da questão
Julgue a frase a seguir como verdadeira ou falsa:
O consumidor deve arcar com seus débitos e, o fornecedor poderá constranger o consumidor inadimplente para que pague suas dívidas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
 “Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
(Módulo 4, Unidade 5, “Cobrança de dívidas”)
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 8
Texto da questão
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. É vedado ao fornecedor recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes. 
b. O fornecedor é obrigado a vender seu produto mediante pagamento com cheque.
c. O fornecedor pode se recusar a vender seu produto quando o consumidor possui a quantia exata em dinheiro.
d. A moeda Real não possui curso forçado no Brasil
Sua resposta está correta.
Resposta:"a"
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;
 
(Módulo 4, Unidade 3, “Das Práticas Abusivas”)
A resposta correta é: É vedado ao fornecedor recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes.
Questão 9
Texto da questão
Marque V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa.
Pode o cobrador ligar no meio da noite para efetuar cobranças.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Veja o artigo 71 do CDC:
"Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:
        Pena Detenção de três meses a um ano e multa."
(Módulo 4, Unidade 5, “Quadro Síntese”)
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 10
Texto da questão
Marque V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa.
 
Há casos em que o orçamento prévio pode ser dispensado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Bottom of Form

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.