Buscar

UC 8 PRIMEIROS SOCORROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SENAC EAD
ELEIA SOARES DA SILVA
ATIVIDADE UC 08
PRIMEIROS SOCORROS
CURITIBA
2019-09-29
PRÁTICA VIVENCIAL I
	Cena 1
Procedimentos necessários para prestar atendimento à vítima
	 Primeiramente, ao prestar atendimento a qualquer vítima, o técnico de segurança precisa preservar a segurança das pessoas, do local onde aconteceu o acidente, ou seja, preservar a segurança de todas as dependências, bem como proximidades que envolvem a (cena 1), principalmente no que tange a segurança de quem prestará os primeiros socorros à vítima, que pode ser o técnico de segurança do trabalho e, ou o socorrista presente no momento da ocorrência do acidente (cena 1).
 Desse modo, diante da (cena 1), situação de queda vamos prestar o primeiro atendimento do seguinte modo:
Solicitar o desligamento da energia elétrica de forma mais rápida possível ou pedir para alguém fazer esta solicitação; 
Isolar a área do sinistro;
Chamar o socorro especializado (SAMU 192, ou pedir para alguém chamá-lo;
Verificar o estado de consciência da vitima;
Afastar curiosos da área do acidente;
Acalmar a vítima;
Manter a vitima imóvel até a chegada do socorro;
Enquanto o SAMU não chega podemos realizar na vítima alguns procedimentos básicos:
Cinemática do trauma (queda): é realizado sem movimentar a vitima de sua posição inicial.
Deve-se evitar ao máximo movimentar qualquer parte do corpo da vitima, a menos que seja extremamente necessário ( por exemplo risco iminente de explosão ou então, se o acidentado estiver deitado de barriga pra cima e se engasgando com o próprio sangue). Caso seja necessário encostar na vitima para imobilizar sua cabeça, sempre fazê-lo aproximando-se por trás com as duas mãos evitando assim que a vitima se assuste, agravando o quadro.
Checar respiração por meio de testes simples como posicionar a mão na altura das narinas da vitima para sentir o fluxo de ar em caso de respiração positiva, verificar também os movimentos do tórax e abdômen através da respiração do acidentado.
 Verificar a pulsação da vitima posicionando os dedos médio e indicador na artéria carótida que fica posicionada na base do pescoço entre o músculo e a traquéia para verificar a existência de batimentos cardíacos; 
Verificar o estado de consciência da vitima (sinais mínimos de movimentos em qualquer parte do corpo, olhos abertos e globo ocular mexendo, capacidade de comunicação, ou seja, a interação da vitima com o meio a sua volta). Assim, é preciso conversar com o acidentado, perguntando se ele sente dores no pescoço, na coluna, se está sentindo as pernas e os braços;
Imobilizar o membro lesionado na posição em que se encontra com talas, tábua, ataduras por exemplo.
IMPORTANTE: Nunca usar torniquete em caso de sangramento, pois corre-se grande risco de bloquear a circulação no local provocando necrose e amputação do membro. È bom lembrar de anotar tudo o foi visto e feito na vitima, isto será de grande ajuda ao médico que atenderá o acidentado.
 È muito importante que ao prestar o atendimento a qualquer vitima envolvida em acidente, é necessário manter sempre a calma e agir com muita serenidade, pois demonstrar segurança a vitima é de grande relevância para que possamos prestar um atendimento excelente tanto para o acidentado, quanto para quem estiver próximo no momento do acidente.
 Além disso, em um segundo momento, devemos prestar muita atenção quando acontece acidente, verificando os possíveis riscos que o meio ambiente pode sofrer, por exemplo, contaminação de rios, queimadas, poluição e muitos outros.
	Cena2
Procedimentos necessários para prestar atendimento à vítima
	
O colaborador do setor de mecânica que manuseava o produto químico (desengraxante alcalino- de cor amarelo claro e com odor característico suave) acaba por sofre um acidente com o produto químico penetrando em seus olhos. Este acidente ocorreu por falta de informação, negligencia, falta de conhecimento, planejamento, EPIs e EPCs e o manuseio correto do produto químico. O manuseio do produto químico constituído de pequenas partículas, o que aparentemente se apresenta inofensivo acaba por causar desconforto grave nos olhos.
Primeiramente é preciso manter o acidentado calmo e ciente de tudo o que está ocorrendo, lavando seus olhos por aproximadamente 15 minutos em água corrente. Depois de lavado cobrir os olhos com gaze sem pressionar o local afetado e encaminhar o colaborador ao socorro especializado. Não ficar tocando nos olhos com a lesão.
Antes de usar o desengraxante alcalino (produto não inflamável ou explosivo), é necessário ler atentamente o rótulo antes de usar o produto. Conservar fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não ingerir. Evitar contato com os olhos. Lavar com bastante água corrente os objetos e utensílios utilizados como medida antes de reutilizá-los. Não reutilizar a embalagem vazia. Manter o produto na embalagem original sempre na posição vertical. Não usar para armazenar água ou produtos para consumo humano. Queimar em incinerador ou colocar em aterro específico deve ser tomados os cuidados de acordo com os regulamentos locais. Se forem reutilizadas lavar com água e destinar a solução para o tratamento. As embalagens descontaminadas podem ser enviadas para reciclagem por empresa licenciadas. As embalagens podem também ser enviadas para recondicionadores credenciados pelas autoridades para executar tais procedimentos. Usar equipamento de segurança apropriado, conforme o posto de trabalho, em função da concentração e quantidade da substância, e seguir as orientações de uso com segurança. 
Como em nosso caso analisado, o colaborador atingiu seus olhos com o desengraxante alcalino, que ao consultar a FISPQ (Ficha de inscrição de produtos químicos), este produto em sua fórmula inclui uma alta concentração de emulsificantes e solventes, de modo a manter a alcalinidade da diluição e pode ser utilizado nas mais diversas aplicações industriais. Assim a FISPQ determina que os primeiros socorros neste tipo de acidente são: Lavar os olhos com água corrente no mínimo por 15 minutos, levantando as pálpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resíduos do material. Remova lentes de contato, se tiver. Consultar um médico oftalmologista levando a seguinte nota sobre o desengraxante alcalino para o doutor: “Nocivo se ingerido o produto puro. Contém tensoativos”. De posse desta informação, a partir disso, as medidas devem ser executadas apenas pelo médico que de modo rápido já saberá como medicar o acidentado. 
È necessário sempre utilizar EPCs e EPIs adequados ao mexer com o desengraxante alcalino, de acordo com a FISPQ: para a proteção dos olhos dos olhos/face - Nas operações onde possam ocorrer projeções ou respingos, recomenda-se o uso de óculos de segurança; Proteção da pele e do corpo - Os tipos de auxílios para proteção do corpo devem ser escolhidos especialmente segundo o posto de trabalho em função da concentração e quantidade de substância; Proteção das mãos- Para uso onde há contato com o produto é obrigatório o uso de luvas impermeáveis (PVC, polietileno, neoprene ou nitrílica); Precauções especiais - Não consumir alimentos durante o manuseio. Lavar as mãos após o manuseio do produto. Assim equipamentos de proteção evitam lesões como queimaduras, irritações e cegueira.

Outros materiais