Buscar

Anatomia do Periodonto - Condições fisiológicas e patológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomia do Periodonto - Condições fisiológicas e patológicas
Tem constituição de duas partes: a primeira pelo cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar responsáveis pela ancoragem do dente ao alvéolo. A segunda pela gengiva por sua vez recobre a crista do processo alveolar, chamado de periodonto marginal. O cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar constituem uma unidade estrutural entre o dente e alvéolo, possuem mesma origem ectomesenquimal, e dependem da formação da dentina radicular e da presença da bainha radicular epitelial de hertwig. Feixes de fibras colágenas do ligamento se inserem no cemento e no osso alveolar, formando as fibras de sharpey. A gengiva em condições normais, é nítida a transição muco gengival, pois a gengiva apresenta-se em cor rosa pálida e a mucosa alveolar adjacente é vermelha, lisa e brilhante. No palato, a distinção entre a gengiva e a mucosa palatina não é possível.
Saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (“aspecto de casca de laranja”) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.
Quando submetida à sondagem periodontal, sua profundidade poderá variar de 1 a 3mm, não devendo apresentar sangramento ou supuração à este exame. Histologicamente, o tecido gengival é revestido por um epitélio pavimentoso estratificado, paraqueratinizado. O epitélio gengival tem três componentes: o epitélio oral, o epitélio sulcular e o epitélio juncional.
 O tecido conjuntivo subjacente ao epitélio gengival une a gengiva ao cemento radicular e ao processo alveolar adjacente a gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. A gengiva marginal ou gengiva livre é aquela que circunda o colo dos dentes com cerca de 0,5 a 2 mm de altura. Em corte vestíbulo-lingual, a gengiva livre tem a forma triangular com duas vertentes: uma vertente marginal, voltada para a cavidade bucal e uma vertente voltada para o dente. São características histológicas do sulco gengival: o epitélio sulcular não apresenta queratinizarão e os espaços intercelulares são amplos, proporcionando alta permeabilidade tecidual. A gengiva inserida é firme, resistente e fortemente aderida, através de fibras colágenas, ao periósteo que recobre o osso alveolar. Também é conhecida como mucosa mastigatória. É limitada, em direção coronária pelo sulco marginal e, em direção apical das faces vestibulares e linguais, é separada da mucosa alveolar pela linha mucogengival. Ligamento periodontal: Tecido Conjuntivo não mineralizado interposto entre dois componentes mineralizados do periodonto de inserção, isto é, cimento e osso alveolar.
Função de amortecimento, por ser um tecido não mineralizado ele vai amortecer as forças mastigatórias e desempenham função na acomodação dos arcos dentários durante os movimentos funcionais mastigatórios do sistema estomatognático. 
 A espessura do ligamento periodontal varia de acordo com a região do dente e em geral diminui à medida que a pessoa se torna mais velha.
É um tecido conjuntivo frouxo atravessado em toda sua extensão por feixes grossos de fibras colágenas que se inserem tanto no cemento quanto no processo alveolar.
Osso alveolar
É extremamente dinâmico, responde rapidamente a estímulos que induzem formação e reabsorção. A continuidade com o osso esponjoso existe canais de haver, e constituído por lamelas paralelas, em geral a estrutura do osso alveolar e semelhante a tecidos ósseos de outras regiões do organismo. Sua característica principal reside nos inúmeros feixes de fibras colágenas, superfície e coberta de osteoblastos ou células de revestimento esses justapostas. O osso alveolar propriamente dito, cuja espessura varia 0,1 e 0,4 mm, e observado em radiografia com maior radiopacidade. 
“A movimentação ortodôntica é possível, principalmente, devido a maior plasticidade do tecido ósseo em relação ao cimento. Assim sendo, no lado da pressão predomina reabsorção óssea enquanto o lado da tração ocorre principalmente neoformação(aposição) óssea. A remodelação do ligamento periodontal acompanha esses eventos”
Cemento: Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. 
O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular. As fibras que se inserem pelo cemento são as fibras de Sharpey. Grande parte da raiz é coberta por cemento acelular, com presença de cemento celular no terço apical da raiz. Neste terço, o cemento é mais espesso e contém cementócitos no seu interior. As camadas de cemento acelular e celular são depositadas mais lentamente do que as de osso e predominantemente na região apical, engrossando o ápice e alongando a raiz, o osso pode sofrer reabsorções, mas o cemento não. Na movimentação ortodôntica, para corrigir a posição do dente, em que o osso sob pressão é reabsorvido e sob tração é depositado, a espessura do cemento não se modifica, nem no lado da pressão nem do lado da tração. 
Diferenças entre um periodonto saudável e não saudável: Uma periodontite se inicia através da irritação e a inflamação da gengiva. A inflamação no periodonto de proteção pode evoluir para a inserção epitelial e propagar-se a outros tecidos de suporte do dente, causando a periodontite. Esta doença inflamatória destrói o ligamento periodontal e o osso alveolar, a partir da região cervical em direção apical. A reação inflamatória é visível, microscópica e clinicamente, no periodonto afetado e representa a reação do hospedeiro à microbiota da placa e seus produtos, sendo que na doença periodontal ocorre a perda óssea, diferente da gengivite onde somente ocorre edemas pela grande concentração de leucócitos devida a grandes quantidades de bactérias no local, também são observados sangramentos.
Fotos e imagens:
 
Boca saudável. Periodontite.

Outros materiais