Buscar

Avaliação de Políticas e Programas de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação de Políticas e Programas de Saúde
1. O conceito de saúde evoluiu para “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças. ” Esta definição é do (a):
b) Organização Mundial da Saúde (Alternativa correta)
a) Ministério da Saúde
d) Organização Pan-americana de Saúde
c) Conselho Nacional de Saúde
2. O direito à saúde, que é instituído pelo Estado que descreve a Saúde como direito de todos e indica as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, é:
a) um benefício assistencialista concedido à população pelos governos que decidirem ofertá-lo.
c) uma caridade, e por isto não necessita ter a mesma qualidade de atendimento que a saúde suplementar ou privada.
b) um favor que o Estado faz somente aos mais pobres, ao qual outras camadas sociais não têm acesso.
d) um direito humano instituído pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas em 1948 e incluído na Constituição Federal em 1988. (Alternativa correta)
3. O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído por serviços de saúde geridos pelo Estado, e está inserido nas políticas públicas de seguridade social. Para que o Estado execute uma política pública, é necessária a soma dos:
b) recursos financeiros, humanos e de estrutura física.
c) propósitos e intenções eleitorais.
a) planos, programas, ações e atividades. (Alternativa correta)
d) atores sociais e profissionais da saúde.
4. Sabendo que “O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído por ações e serviços de saúde geridos pelo Estado, e está inserido nas políticas públicas de seguridade social, das quais fazem parte também a previdência (INSS) e a assistência social” (BRASIL, 2004), podemos citar como objetivos do programa:
b) prestar assistência à saúde por meio da promoção, proteção e recuperação da saúde.
c) realizar ações de vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional.
a) identificar os processos determinantes da saúde.
d) Todas as alternativas estão corretas. (Alternativa correta)
5. A criação da função dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trouxe diversos benefícios à atuação das equipes profissionais da Atenção Básica de Saúde. Ele não é apenas um membro a mais na Unidade Básica de Saúde, mas tem uma característica que o diferencia do restante da equipe assistencial:
c) O ACS aplica vacinas, realiza avaliações antropométricas e palestras de educação em saúde.
a) O ACS possui capacitação para auxiliar às mais variadas funções dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo um profissional versátil.
d) O ACS substitui o auxiliar de enfermagem em caso de necessidade.
b) O ACS é um elo entre a equipe de saúde e o paciente, já que é morador da comunidade à qual serve, conhecendo os problemas sociais que lá existem e assim é alvo de maior confiança e credibilidade por parte dos usuários. (Alternativa correta)
6. O ritmo de vida atual favorece o adoecimento por causa de fatores como violência, excesso de trabalho, pouco tempo para o lazer, trânsito, má alimentação, crise econômica, entre outros. No contexto da promoção da saúde, que ações poderiam ser tomadas para minimizar o efeito destes processos determinantes?
b) O governo deve se responsabilizar totalmente pela vida do trabalhador, dificultando que ele participe das discussões a respeito de sua qualidade de vida, afinal o governo detém o conhecimento necessário e toma decisões de forma mais embasada que a população leiga.
d) Estes são fatos da vida, o governo não tem culpa de eles existirem, nem é obrigado a fazer nada para preservar o cidadão.
a) O trabalhador deve se responsabilizar totalmente por sua qualidade de vida, deve morar perto do seu emprego, evitar andar à noite, arranjar fontes alternativas de renda, comer cascos e talos de alimentos e usar somente o transporte coletivo, visto que os governos não têm obrigação de ajudá-lo.
c) O Estado e a sociedade devem promover o melhor policiamento e campanhas contra a violência, jornadas menos desgastantes de trabalho, discussões sobre remuneração justa, alternativas inteligentes de locomoção urbana, melhor distribuição de renda, criação de espaços promotores da saúde (escolas, empresas, praças), programas de educação nutricional e de gerenciamento do estresse. (Alternativa correta)
7. Durante o Regime Militar no Brasil (1964 a 1985), que pretendia estabilizar economicamente o país, a saúde pública não foi priorizada pelo governo militante, isso em virtude do (a):
c) A ditadura militar buscou desarticular todos os movimentos populares e ainda mais os que possuíam cunho socialista (caso da assistência de saúde gratuita à população
b) Existência da Guerra Fria entre os países dos blocos socialista e capitalista e consequente instabilidade política frente aos golpes de Estado na América Latina
a) Surgimento de uma grande crise econômica no país
d) Todas as alternativas estão corretas. (Alternativa correta)
8. As etapas das quais são constituídas as políticas públicas são: definição da agenda, identificação das alternativas, avaliação das opções, seleção das melhores opções, implementação da política e avaliação dos resultados. Com base nesta informação, assinale a sequência correta de um secretário municipal de saúde:
d) constatar que não há orçamento para realizar esta ação e postergar para o ano seguinte, mesmo que seja uma ação obrigatória.
b) definir que a prioridade da agenda é aumentar a abrangência da avaliação nutricional, analisar as alternativas existentes para atingir o objetivo, definir uma meta para que as crianças sejam pesadas e medidas, avaliar qual a eficácia da campanha. (Alternativa correta)
c) realizar a avaliação nos domicílios, avaliar que não foi eficaz, pois os pais só estão em casa à noite com as crianças e decidir que naquele ano a avaliação não será prioritária na agenda da secretaria.
a) Levantamento de quantas crianças participaram do Sisvan (avaliação antropométrica) no período, decisão sobre quais campanhas dirigidas aos pais fariam aumentar a taxa de adesão, levantamento de opções para resolver a baixa adesão.
9. Existem três esferas no âmbito das políticas públicas. A dos problemas, a da política como um todo e a da política pública. Para que haja a abertura de uma “policy window” (janela de oportunidades), as três devem se encontrar, fazendo com que determinada política pública “pule” direto para a agenda decisória. Um exemplo de janela de oportunidades em uma política pública é:
b) uma política pública é ótima na teoria e, portanto, é colocada para funcionar, apesar de não ser exatamente o que o problema social requeria.
a) Governantes encontram políticas públicas já delineadas e tentam fazê-las se adequar aos problemas existentes.
d) Governantes têm toda a vontade política para resolver as demandas da sociedade, porém não existem recursos nem ideias de políticas públicas a serem adotadas.
c) uma problemática social encontra governantes com vontade política suficiente para criar uma política pública para resolvê-los. (Alternativa correta)
10. A saúde mental ganhou espaço nos últimos anos, porém ainda há muito preconceito com relação aos pacientes que possuem algum distúrbio psíquico, como se estes fossem culpados por estarem deprimidos ou ansiosos. Os processos determinantes da doença mental podem ser:
c) mau ambiente de trabalho, renda insuficiente para o sustento da família
a) Genética, patologias, convívio familiar
d) Todas as alternativas podem estar corretas. (Alternativa correta)
b) Relacionamento conjugal, stress, isolamento social

Outros materiais