Buscar

Atividade 3 - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os empreendimentos no Brasil se dividem muito, entre o empreendimento por necessidade e o empreendimento por oportunidade. Com grande parte da população brasileira desempregada, começar seu próprio negócio parece ser a saída para a sobrevivência. Mas, ainda assim, muitas pessoas que estão empregadas acabam enxergando oportunidades de novos negócios e se arriscando para torná-los grandes.
Para apoio a esses empreendedores temos algumas opções, como o SEBRAE que oferece serviços de apoios financeiros, gerenciais, técnicos e de RH. Os Parques Tecnológicos, que promovem o intercâmbio das empresas com universidades, em tecnologia e conhecimento. Temos também as incubadoras e as aceleradoras, muito disputadas nos dias atuais. No Brasil, existem cerca de 234 incubadoras e 45 aceleradoras.
As incubadoras consistem em proporcionar para as empresas de pequeno porte uma infraestrutura com baixo custo ou custo zero, dar suporte a organização por meio da gestão de negócios e os benefícios intangíveis que oferece redes de relacionamentos e orientação para administrar e inovar, esses, considerados entre os três o mais importante, pois, é um fator determinante para o crescimento da empresa. O objetivo das incubadoras é apoiar as novas empresas em seus primeiros anos, dando assim, maior expectativa de vida para as mesmas. 
As aceleradoras prestam um apoio de desenvolvimento, parecido com as incubadoras, porém, por poucos meses consecutivos e elas investem no negócio para um crescimento rápido, o apoio delas baseia-se em produzir os produtos ou serviços iniciais que a organização irá precisar para começar a atuar no mercado. Após esse pequeno investimento, muitas aceleradoras tornam-se sócias das empresas até venderem sua participação.

Outros materiais

Outros materiais