Buscar

Apol curriculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Currículo
Leia a seguinte citação:
“O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. [...] São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações, hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>. Acesso em: 20/12/2014.
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar relacione conhecimento e informação às suas características:
1. Conhecimento
2. Informação 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado, possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.
(  ) Precisa análise e de interpretação.
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2, 1, 2, 2, 2
	
	B
	1, 1, 2, 1, 1
	
	C
	1, 2, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2, 1
Você acertou!
A informação está presente na mídia em geral e precisa ser ordenada, analisada e interpretada. O conhecimento resulta da organização de dados e de redes de significados e é passível de a ele ser agregado mais conhecimento e informação, o que possibilita ao aluno, ao ter contato com ele, o desenvolvimento do pensamento conceitual (Livro-base, p. 38).
	
	E
	2, 2, 1, 1, 2
Questão 2/5 - Currículo
Leia o trecho de texto a seguir:
"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 26,27.
Tendo em vista o conteúdo estudado nas aulas e o livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as sentenças a seguir no que concerne ao currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes conteúdos. 
II. (  ) O currículo é imparcial e neutro, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
III.(  ) A sistematização e a organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
IV.(  ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso, o currículo não pode ser considerado apenas como um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, V
Você acertou!
os conhecimentos produzidos pelo homem podem ser apropriados pelos membros da sociedade de forma informal ou formal. Formalmente temos a escola que transmite os conhecimentos historicamente produzidos de forma ordenada; a sistematização e ordenação se dão a partir da problematização de o que, como e para que se ensinar determinado conteúdo, devendo-se sempre considerar que "o currículo traz na sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas que ultrapassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares". Devemos, assim, considerar que o currículo é uma ponte, sob a acepção econômica, entre a sociedade e a escola e, por tal, deve sempre ser analisado e avaliado pela comunidade escolar (Livro-base, p. 22,23).
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	F, V, V, F
Questão 3/5 - Currículo
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MOREIRA, Flávio Barbosa (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 13,14.
Considerando o trecho dado e os conteúdos estudados no livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Teoria Crítica de Currículo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Pensando na abordagem técnica de currículo, e satisfeitos com essa, procuram revelar a função ideológica do currículo.
II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser.
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder.
IV. Os teóricos dessa linha analisam e apoiam o currículo vigente nos EUA, por considerá-lo o modelo ideal.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas. A teoria crítica de currículo é influenciada diretamente pelos estudos sociológicos de Bordieu, Passeron e Althusser, que enfatizam o papel da escola e do currículo na reprodução da estrutura social, em prol da classe dominante que detém o poder. Esses estudos desenvolvem-se nos Estados Unidos e Inglaterra; suas críticas são diretamente direcionadas à realidade marcada por injustiças e desigualdades sociais que permeiam esses países (Livro-base, p. 63,64).
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
 
Questão 4/5 - Currículo
Atente para o seguinte excerto de texto:
“A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo; pelo menos assim o era em suas intenções, em suas aplicações pedagógicas, em sua decidida vontade de reformar a educação brasileira. [...] Fernando de Azevedo disse que: ‘A reforma (da Escola Nova), impregnada do espirito contemporâneo, não só fundou a escola na realidade social, variável e complexa, fazendo passar sobre ela um largo sopro de renovação social, como também a reorganizou em bases científicas e de maneira a servir eficazmente à vulgarização do espírito e dos métodos científicos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 272.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar e nas aulas sobre o movimento Escola Nova, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I.  (  ) Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e enciclopédica e empreenderam um processo de reconstrução das experiências e valorização destas no meio educacional.
II. (  ) São partidários desse movimento José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani, que fizeram reformas significativas na sistematização
do currículo brasileiro.
III.(  ) Enfatizaram muito a metodologia do ensino e não propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular. 
IV.(  ) Anísio Teixeira reformou a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, V
Você acertou!
São verdadeiras as afirmativas I, III e IV. O movimento Escola Nova criticou a antiga tradição pedagógica jesuítica e a tradição enciclopédica, constituindo-se em um processo que se caracterizava pela reconstrução e reconstituição da experiência, um processo de melhoria permanente da eficiência individual. Deram ênfase à metodologia do ensino, não deixando nenhuma proposição de planejamento curricular detalhada. O pensamento americano e de John Dewey influenciaram Anísio Teixeira, um dos representantes do movimento que reformulou a educação no estado da Bahia (Livro-base, p. 55).
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/5 - Currículo
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. [...] As orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112. 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista: 
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial critica reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos, são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos por meio do livro didático.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. A pedagogia tecnicista centra-se nos melhores recursos de ensino; o professor é um técnico do ensino, e o educando é apenas o indivíduo para quem se transmite as informações, desconsiderando-se o seu potencial de criar, de recriar, de pensar, de analisar e se refletir. Os conteúdos são baseados em princípios científicos e enfatizados nos módulos e nos livros didáticos. A afirmativa III está incorreta, pois, além do já citado, a pedagogia tecnicista descarta a possibilidade de autoria dos pensamentos dos educandos (Livro-base, p. 92).
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e III, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais