Buscar

AD1 Ciência e Educação 1-FabiolaVeloso_Magé

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
25/08/2019
Discente: Fabiola Alves Monteiro Veloso Matrícula: 17212080292 Polo: Magé
QUESTÕES
Comente a existência de Estereótipos relacionado a figura do Cientista no Brasil. 
A construção de estereótipos relacionados a figura do cientista consiste em que o mesmo seja homem, com cabelos desarrumados, trabalhando durante horas a fio em um laboratório, usando um jaleco branco e que vive com a cabeça no mundo da lua. A partir do senso comum este estereótipo é difundido através de diversos meios de comunicação como a televisão, revistas, jornais e etc. Apesar disso, a Ciência e o cientista durante a história foram muito questionados para que essas ideias não se mantenham como verdadeiras. 
O Telefone Celular é um grande avanço da tecnologia, disponibilizando atualmente inúmeros serviços ao homem. Entretanto a sua utilização exagerada pode trazer sérios problemas de saúde para o indivíduo. Pesquise em sites da internet (com referências bibliográficas) dos prejuízos à saúde humana. 
Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas para a nossa vida diária e na vida do planeta. Ao mesmo tempo em que as informações globais chegam em segundos, o uso exacerbado dessas tecnologias provoca sérios problemas de saúde para as pessoas. De acordo com as reportagens pesquisadas, o uso exagerado do celular pode causar prejuízos físicos como a saúde dos olhos, tensões na nuca, pescoço e coluna. Além de prejuízos físicos, o uso exagerado do celular pode causar prejuízos psicológicos como ansiedade e depressão.
Fontes: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/04/30/vida-online-afeta-a-saude-dos-olhos-video-mostra-os-efeitos-negativos-do-uso-excessivo-de-telas.ghtml
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/os-problemas-de-saude-causados-pelo-uso-de-smartphone-e-como-evita-los.html
https://noticias.r7.com/saude/nomofobia-uso-excessivo-de-celular-pode-levar-a-ansiedade-tremor-e-ate-depressao-19072015
A Conferência de Clima da ONU (COP 25) será realizada na cidade de Santiago/ Chile em novembro de 2019. O Governo do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro desistiu de sediar este importante evento que discutira medidas de redução da temperatura global para enfrentar o fenômeno das Mudanças Climáticas. Pesquise em sites da internet os motivos que levaram o Governo Brasileiro a desistir de sediar o citado evento e os possíveis prejuízos para o Brasil. Mencionar os sites pesquisados.
A Conferência de Clima da ONU (COP25) é um importante evento que discute medidas de redução da temperatura global. De acordo com os sites pesquisados, o Governo do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro desistiu de sediar o evento alegando problemas orçamentários e transição de governo. Esse posicionamento reflete o não comprometimento do governo com questões ambientais. Dessa forma, as questões climáticas não são prioridades no novo governo. Com isso, o Brasil também perde a oportunidade de negociar, investir e gerar empregos nesta área. Além disso, o Brasil deixa de proteger a população, atingida por um número crescente de eventos climáticos extremos.
Fontes: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/com-ajuda-de-bolsonaro-brasil-desiste-de-sediar-conferencia-do-clima-2zlgwdngy6m6kgjtfj12c5hbl/
http://www.observatoriodoclima.eco.br/nota-oc-sobre-desistencia-brasil-de-sediar-cop25-da-conferencia-clima-da-onu/
https://oglobo.globo.com/sociedade/organizacoes-ambientais-criticam-desistencia-do-brasil-de-sediar-reuniao-do-clima-da-onu-em-2019-23265944
A Febre Chikugunya é uma doença causada pelo vírus CKIKVA e transmitida pelo mosquito Aedes Aegipti, a qual tem sintomas semelhantes a Dengue (dores de cabeça, febre, cansaço e dores no corpo) acrescido de manchas vermelhas e dores nas articulações. A prevenção da referida doença é idêntica a Dengue. Relacione as medidas de prevenção da Chikugunya.
As medidas de prevenção da Febre Chikugunya e da dengue são idênticas já que o mosquito Aedes Aegipti é o responsável pela transmissão dessas doenças. Não existe vacina contra essas doenças, a melhor forma de prevenção é acabar com o mosquito eliminando seus possíveis criadouros. Como por exemplo, eliminar qualquer água armazenada como em vasos de planta, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas e etc. Além disso, é importante utilizar roupas que proporcionam alguma proteção contra as picadas, uso de repelentes, inseticidas e mosqueteiros. 
Valor das Questões:
Questões 01 e 04 = 1,0 ponto cada questão
Questões 02 e 03 = 4,0 pontos cada questão
�

Outros materiais