Buscar

Ad1 de Fundamentos da Educação IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2019/02
Disciplina: Fundamentos da Educação 4 – Sociologia da Educação 
Coordenadora: Profa. Dra. Rejane Maria de Almeida Amorim
Professores Tutores a Distância:
Profa. Esp. Elane Magalhães
Profa. Esp. Alicia Santana Castro
	CURSO: Ciências Biológicas
	POLO: Resende
	ALUNO: Marcela Cássia Procópio Ozório
	MATRÍCULA: 17212020139
	
	DATA:24 / 08 / 2019
ATENÇÃO:
Caros estudantes, para realizar essa atividade pontuada, vocês devem estudar os materiais das aulas 1 e 2. Quaisquer dúvidas debatam com nossa tutoria presencial ou à distância e entre os seus grupos de estudo.
Bom estudo!
1) As visões sobre a sociedade e a abordagem de Marx, Durkheim e de Weber enfocam aspectos diferentes da realidade social, explicite essas visões e exemplifique. (2 pontos)
R: Analisando as diferentes visões sobre a sociedade e abordagem de cada pensador, comecemos verificando á:
Sociologia Materialista de Karl Marx – Onde sua visão expunha à sociologia a “luta de classes”, relações de atributos ou poder no centro da sociedade capitalista, gerando um conflito ou “marxismo”, expondo forte oposição de idéias.
 Sendo que na obra de Karl Marx, não é um assunto muito dominante, porem enquadra-se melhor no desenvolvimento histórico da sociedade, tendo também como base o materialismo histórico. Karl Marx propunha a igualdade na educação, ou seja, todos os indivíduos tem direito a educação pública e gratuita.
Já Émile Durkheim sua teoria era o “facto social”, a sociologia estruturalista a transformação de conceitos das relações sociais, em outras palavras, o consenso e ordem, social e moral. O durkheiminiana prega o respeito pelas normas coletivas. Durkheim demonstra que o saber, o conhecimento é um modo de conservar e reproduzir a ordem social. Sendo como um “cimento” de união do indivíduo na sociedade, que assegura e mantém a coesão social.
Entretanto Max Weber argumenta sobre a sociologia accionalista, compreensiva, interpretativa e exclamativa. Interpretando a ação social, causando um desenrolar em seus efeitos, captando compreender e interpretar o indivíduo de modo simbólico. Dá mesma forma que Karl Marx, a educação não é uma obra dominante de Max Weber. Sendo a educação um modo de preparação para o indivíduo na sociedade. O diploma é um exemplo de critérios de seleção social, visando o homem culto patriarca, especialista, tendo um crescimento em meio a sociedade. 
2) Leia abaixo: 
“Tendo como referência a ampla produção acadêmica de Boaventura Sousa Santos, selecionamos alguns textos que consideramos oferecer contribuições mais diretamente relacionadas com a temática da educação intercultural. Eles aprofundam aspectos como a questão do universalismo, os diferentes tipos de globalização, a relação entre direitos humanos e multiculturalismo, a articulação entre igualdade e diferença, a sociologia das ausências e das emergências, a ecologia de saberes e a formação de subjetividades.” (Candau, 2016, p.23)
Retome o texto “IDEIAS-FORÇA” DO PENSAMENTO DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL Vera Maria Ferrão Candau, e apresente pelo menos três aspectos dos seis citados no trecho acima. (2,0 pontos)
R: A ecologia do Saber – Desenvolvida numa perspectiva pós – abissal, ou seja, a copresença radical, práticas e agentes, de formas igualitárias, tendo em vista o entrecruzamento de conhecimentos, que todos tem limite interno e externo, de forma cognitiva medindo a intervenção do mundo que favorece ou impede, promovendo assim em um âmbito escolar o diálogo entre o conhecimento dando valores a esses saberes.
Universalismo – Boaventura aborda em seus textos, a temática da desigualdade e da exclusão na modernidade, lutando pela superação dos mesmos. Podemos verificar dois tipos de universalismo: Antidiferencialista, onde à uma descaracterização das diferenças e produzindo hierarquização. Em outro modo temos a diferencialista, onde a absolutização e inferiorização emprega em seu exesso de diferença.
E Diferentes tipos de globalização, encontramos o localismo globalizado ( onde se determina a realidade local); Globalismo globalizado ( analizando os impactos nas condições locais); Cosmopolitismo insurgente e subalterno ( onde à resistência dos localismos globalizados e globalismo localizados); E Patrimônio comum da humanidade ( lutas pelos valores ou recursos globais do mundo) 
3) Com base nos materiais postados na segunda aula e outras pesquisas que possa ter realizado, responda abaixo: (2 pontos)
Explique os conceitos de habitus e Capital Cultural na teoria de Pierre Bourdieu:
R: Para Pirre Bourdieu os condicionamentos materiais e simbólicos destacados em sua obra, está relacionado em uma estrutura social de recursos e poderes de forma econômica (renda, salários, imóveis), social, cultural e simbólica (prestigio ou honra). De modo que a privilégio e o não privilégio, ocupa um grupo ou indivíduos definindo assim esses conjuntos de capitais como habitus. Todavia a capital cultural imposto por Bourdieu está relacionado a crença de gosto íntimo, imposto por famílias e a escola, formas e diferentes culturas. Fazendo assim que o portador garanta uma familiaridade com a capital cultural. 
Como a escola pode contribuir para quebrar o ciclo de reprodução do fracasso escolar a partir de seu currículo e de sua metodologia? 
R: Fazendo com que o ensino trate as diferentes culturas, entre outras diferenciações de forma igual perante a sociedade e individualmente contribuindo com uma série de trabalhos culturais, destacando o poder da mídia, interação com jovens, entre outros meios, à uma variedade de culturas partilhadas com a escola e a família.
4) Refletindo sobre nosso objeto de estudo em Sociologia da Educação (Educação e Cultura) sintetize como Bernard Lahire explicou em suas pesquisa o fracasso escolar em meios populares. Elabore uma reflexão baseado nas ideias do autor sobre como esse processo pode influenciar na trajetória educacional dos estudantes. (2 ponto)
R: Como o autor expressou sobre o fracasso escolar em meios populares, podemos verificar que uma metodologia inovadora deve ser adequada aos professores, alunos e familiares para que não haja esse fracasso em âmbito escolar e na sociedade explorando e respeitando diferentes culturas. Trazendo de forma lúcida para o meio educacional, transformando e moldando mentes, para práticas que antes era democraticamente frágeis, tornando mais valorosas no meio escolar. 
5) Após assistir o documentário sobre A Escola da Ponte postado na aula 1 e ler o texto que Ruben Alves reflete sobre essa diferente escola, elabore uma reflexão sobre a concepção de sociedade que está destacada nessa forma de trabalho. (2 pontos)
R: Como sabemos a Escola da Ponte em Portugal, obtem uma forma diferente de ensinar, fugindo do tradicional, onde não existe sala de aula, classes separadas , onde se aprende o assunto de seu interesse. Em outras palavras partilham na sociedade um mesmo propósito e um mesmo mundo. Sendo uma forma inovadora de lecionar e aprender, formando novos indivíduos com pensamentos também inovados.
Fontes:
<https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/323315/mod_resource/content/3/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf> acessado em 23/08/2019
<https://revistacult.uol.com.br/home/uma-introducao-a-pierre-bourdieu/> acessado em 23/08/2019
<file:///C:/Users/mmarc/Downloads/Documents/edcampo_texto_rubem_alves_a_escola_com_que_---_existir.pdf> acessado em 23/08/2019

Outros materiais