Buscar

Avaliação - Seminário Integrado em Administração 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		A arte é uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Em algum momento já sentimos o efeito de uma obra de arte sobre nós, que pode ser:
	
	
	
	Repúdio
	
	
	Todas as respostas estão CORRETAS
	
	
	Curiosidade
	
	
	Estranheza
	
	
	Encanto
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. Desta forma marque a opção incorreta a respeito dos conceitos básicos da cultura.
	
	
	
	Criação exclusiva dos seres humanos;
 
	
	
	É toda forma de intervenção humana na natureza;
 
	
	
	Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades;
 
	
	
	
Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade
	
	
	São estórias fundamentandas na vidas dos seres vivos com foco nos animais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		É uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura.
	
	
	
	Universalismo
	
	
	Relativismo Cultural
	
	
	História
	
	
	Diversidade Cultural
	
	
	Cultura
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza. Visa-se aproximar O funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retorna, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em urna nova unidade. e ganha a companhia, que conta com profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.
Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
	
	
	
	Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da sua família.
	
	
	Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal, e assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
	
	
	Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
	
	
	Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
	
	
	Promove a renovação da cultura da empresa ao possibilitar a entrada de novos valores adjacentes, e reforça a ideia de que a empresa prioriza a qualidade de vida dos funcionários.
	
Explicação:
O aluno deverá está atento ao conceito de  mudança organizacional.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de:
	
	
	
	Sociedade
	
	
	Justiça social
	
	
	Cidadania
	
	
	Governança
	
	
	Justiça dos Homens
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Período compreendido entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano do Ocidente:
	
	
	
	Idade Média
	
	
	Idade Moderna
	
	
	Idade Antiga
	
	
	Arte Pré-Histórica
	
	
	Idade Contemporânea
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O plágio é daqueles fenômenos da vida acadêmica a respeito dos quais todo escritor conhece um caso, sobre os quais há rumores permanentes entre as comunidades de pesquisa e com os quais o jovem estudante é confrontado em seus primeiros escritos.
Trata-se de uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor.
Como regra, o plágio desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica, viola essencialmente a identidade da autoria e o direito individual de ser publicamente reconhecido por uma criação. Por isso, apresenta-se como uma ofensa à honestidade intelectual e deve ser uma prática enfrentada no campo da ética.
Na comunicação científica, o pastiche é a forma mais ardilosa de plágio, aquela que se autodenuncia pela tentativa de encobrimento da cópia. O copista é alguém que repete literalmente o que admira. O pasticheiro, por sua vez, é um enganador, aquele que se debruça diante de uma obra e a adultera para, perversamente, aprisioná-la em sua pretensa autoria. Como o copista, o pasticheiro não tem voz própria, mas dissimula as vozes de suas influências para fazê-las parecer suas.
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
	
	
	
	O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
	
	
	A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
	
	
	O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.
	
	
	A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
	
	
	Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
	
Explicação:
O Plágio faz parte de uma prática sem ética.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(questão baseada em Cespe-Unb-2012) Daniel e Emília, servidores públicos, desempenham as suas funções no atendimento ao público. Daniel tem conhecimento de que Emília tem muitas amizades e de que se utiliza de sua função para obter facilidades para amigos, embora jamais tenha feito isso em favorecimento próprio. Mesmo já tendo sido alertada por Daniel, Emília não mudou as suas práticas. Nessa situação, embora o comportamento de Emília desrespeite o Decreto n.º 1.171/1994 ( código de ética profissional do servidor público), Daniel não deve comunicá-lo aos seus superiores, em solidariedade à sua colega de trabalho. Nesta situação podemos afirmar:
	
	
	
	Daniel e Emília agiram conforme o juízo de fato, portanto eticamente aceitável
	
	
	Daniel utilizou-se da ética baseada nos fatos reais para agir de modo eticamente aceitável
	
	
	Daniel por confundir o juízo de valor com o juízo de fato agiu de maneira anti-ética, pois o fato é que Emília transgrediu uma norma profissional
	
	
	Emília possui uma atitude eticamente aceitável quando se trata de ética profissional
	
	
	Ambos agiram com ética e profissionalismo, não utilizando o juízo de valor como parâmetro de ação
	
Explicação:
an ética profissional não se pode agir pelo juizo de valor, mas sim pela objetividade e profissionaliesmo
resposta: Daniel por confundir o juízo de valor com o juízo de fato agiu de maneira anti-ética, pois o fato é que Emília transgrediuuma norma profissional

Outros materiais