A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliando Aprendizado 3 - Saúde do Idoso

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201805728856)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, e como resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	
	Melhora nas condições de saúde.
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Diminuição da mortalidade.
	
	Diminuição da fecundidade.
	Respondido em 16/10/2019 16:03:13
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805729034)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(PREFEITURA DE BALSA NOVA - PR - 2012) É evidente o crescimento populacional de idosos, o que aumenta a predisposição ao surgimento de doenças crônicas que podem repercutir na qualidade de vida desse segmento da população. Considerando as modificações provenientes do processo de envelhecimento, assinale a alternativa correta:
		
	
	Alterações posturais do indivíduo idoso são decorrentes de maus hábitos adquiridos ao longo da vida, que se tornam evidentes com o avançar da idade.
	
	As alterações estruturais e funcionais no idoso ocorrem de forma progressiva e sempre desencadeiam perda das habilidades motoras e cognitivas que, a longo prazo, levam à dependência funcional.
	 
	Durante o processo de envelhecimento pode haver redução na velocidade de intercâmbio de informações entre o sistema nervoso e o sistema musculoesquelético, tornando a resposta muscular frente ao estímulo nervoso mais lenta, aumentando a suscetibilidade a quedas.
	
	A modificação da composição corporal no idoso é evidenciada pelo aumento do tecido adiposo, redução da densidade óssea e aumento da proporção de água no organismo, tornando-o menos propenso à desidratação.
	
	O uso de medicação de uso contínuo não interfere no equilíbrio de idosos, razão pela qual é desnecessário incluir esse item na anamnese do fisioterapeuta.
	Respondido em 16/10/2019 16:06:03
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805729012)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NO CUIDADO AO IDOSO , É IMPORTANTE RECONHECER AS MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS OCASIONADAS PELO ENVELHECIMENTO, DE MODO QUE POSSA PRESTAR UMA ATENÇÃO DE QUALIDADE. TAIS MODIFICAÇÕES SÃO AS SEGUINTES, EXCETO:
		
	
	REDUÇÃO PROGRESSIVA DA ALTURA
	
	DIMINUIÇÃO DA SECREÇÃO SALIVAR.
	
	REDUÇÃO DA MASSA MAGRA.
	
	PERDA DO PALADAR E , CONSEQUENTEMENTE , DO APETITE.
	 
	AUMENTO DOS MOVIMENTOS PERISTÁLSTICOS.
	Respondido em 16/10/2019 16:10:15
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805728780)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira, que até bem pouco tempo (décadas de 1970 a 1980) era considerada jovem, conta hoje com cerca de 23% de seus indivíduos com idade superior a 60 anos, o que os enquadra na chamada Terceira Idade.
POR QUE
Segundo apontam os números do censo do IBGE (2001), há projeção para o ano 2025 um crescimento da população de idosos que colocará o Brasil como o sexto país do mundo no ranking dos países com o maior número de idosos entre os seus habitantes.
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	Respondido em 16/10/2019 16:10:03
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805729033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com os pressupostos para um envelhecimento ativo, marque a opção incorreta.
		
	 
	No envelhecimento ocorrem mudanças biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais que aumentam a predisposição a situações de incapacidade funcional.
	 
	A senescência caracteriza-se por modificações determinadas alterções fisiológicas que frequentemente acometem a pessoa idosa.
	 
	Qualquer ruptura no equilíbrio adaptativo proporciona uma súbita aceleração do declínio de saúde e capacidade funcional
	 
	Envelhecimento bem sucedido está relacionado à maior dependência funcional e pior saúde.
	 
	Quanto maior a idade do indivíduo, maior o declínio funcional e a incapacidade