Buscar

Atividade 01 Douglas Alves Vilela

Prévia do material em texto

Introdução a Segurança do Trabalho - CT
Aluno (a): Douglas Alves Vilela
Data:20 / 08 /2019
Atividade 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade 01 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
O que são as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT)?
A Conferência Internacional do Trabalho define as normas internacionais do trabalho e as políticas gerais da OIT. Seu encontro acontece todos os anos em Genebra.
O Conselho de Administração é o conselho executivo da OIT. Ele se reúne três vezes por ano em Genebra e toma decisões sobre as políticas da OIT, além de estabelece o programa e o orçamento que são submetidos à Conferência para adoção.
O Escritório Internacional do Trabalho é o secretariado permanente da OIT. Trata-se do ponto focal para todas as atividades gerais da OIT, preparadas sob o escrutínio do Conselho de Administração e sob a liderança do Diretor-Geral.
Quando foi criada a Convenção sobre a Prevenção de Acidentes Industriais Maiores?
Por meio de Decreto vigente desde 16.01.2002 foi promulgado o texto da Convenção nº 174 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Prevenção de Acidentes Industriais Maiores, complementada pela Recomendação nº 181, por intermédio de Decreto Legislativo nº 246, de 28.06.2001, que entrará em vigor, no Brasil, em 02.08.2002.
Defina ambiente de trabalho.
O conceito de ambiente de trabalho algumas vezes confundido com o meio ambiente do trabalho é o local ou o ambiente onde se desenvolvem as ações de trabalho, convivência e permanência dos trabalhadores, enquanto no exercício de suas atividades laborais. ... Também é um trabalhador mais motivado.
Quais condições de conforto são recomendadas nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam esforço intelectual e atenção constantes?
17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.
Defina acidente do trabalho pelo seu conceito prevencionista.
Acidente de trabalho no conceito prevencionista é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.
As causas de um acidente do trabalho são, na maioria das vezes, complexas, porém há três fatores que diretamente ou indiretamente atuam no desencadeamento de qual- quer acidente: atos inseguros, condições inseguras e fator pessoal de insegurança. 
Explique cada um deles e dê exemplos. 
Atos inseguros são todos aqueles praticados pelo trabalhador, devido à sua atividade no trabalho. É o comportamento do trabalhador, consciente ou inconsciente, que pode leva-lo a sofrer uma lesão pessoal causada por uma exposição a um determinado risco.
 Exemplo: Ficar junto ou sob cargas suspensas. Expor partes do corpo, a partes móveis de maquinas ou equipamentos.
Condições inseguras são aquelas que comprometem de alguma forma a segurança do trabalhador, devido a defeitos de máquinas, equipamentos, processos de trabalho ou riscos ambientais não controlados.
Exemplo:Falta de proteção em máquinas e equipamentos.
Fator pessoal de insegurança é a causa relativa ao comportamento humano que propicia a ocorrência de acidentes como, por exemplo, doença na família, excesso de horas extras, problemas conjugais, etc. 
O que é pressão hiperbárica e hipobárica?
 Pressão Hipobárica alta pressão.
Pressão Hiperbárica baixa pressão ,ocorre quando o homem está sujeito a pressões maiores do que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando a pessoa está abaixo do nível da terra, como em mergulhos, por exemplo. Nesse caso, quanto maior a profundidade maior será a pressão exercida sobre a pessoa.
O que são radiações ionizantes e não ionizantes? Dê exemplos.
As radiações não ionizantes são as que não produzem ionizações, ou seja, não possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas.Exemplo microondas.
As radiações ionizantes possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados.Exemplo: Rx
Cite três práticas seguras durante o manuseio de agentes biológicos.
Os profi ssionais devem lavar as mãos antes e após a manipulação de
agentes biológicos de risco e antes de saírem do laboratório.
São proibidas as atividades de comer, beber, fumar e aplicar cosméticos
(maquiagem, cremes) nas áreas de trabalho do laboratório.
Recomenda-se a não utilização de cosméticos e adereços (brincos, pulseiras, relógios) no laboratório.
É proibido levar qualquer objeto à boca no laboratório; a pipetagem
deverá ser realizada com dispositivos apropriados, nunca com a boca.
Atividade 01: Introdução a Segurança do Trabalho - CT

Outros materiais

Perguntas Recentes