Buscar

Educação de crianças

Prévia do material em texto

De acordo com os estudos realizados nos Ciclos 1 e 2 de aprendizagem responda as questões a seguir construindo um texto dissertativo (corrido), com coerência entre as ideias e conceitos.
1) Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky? O que elas significam?
Piaget enfocava um desenvolvimento infantil anistórico, isso no sentido que os aspectos biológicos determinavam esse desenvolvimento (cognitivo julgamento moral e a linguagem).
Vygotsky acreditava que o desenvolvimento humano é socio histórico, as características da infância mudariam de acordo com a cultura, relação entre as pessoas, cultura e sociedade. 
2) Escolha uma das três fases da infância (primeira, segunda ou terceira infância) e cite suas características (considerando o plano físico, emocional e cognitivo). Para tanto, leia a Unidade 3 do CRC de Psicologia da Educação.
Período pré-operatório (dois a sete anos): Corresponde ao período da educação pré-escolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, onde os objetos começam a ser representados por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, uma cadeira empurrada é um trem etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos 4 anos. A criança ainda não consegue entender transformações, mesma que elas ocorram na sua presença. 
3) O direito das crianças pequenas à educação foi contemplado na Constituição Federal (1988), garantindo o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. Este direito é efetivado na prática? Sabe-se que vivemos um período em que as políticas de atenção à infância carregaram uma visão assistencialista. Isto permacece? Justifique sua resposta.
Apesar das políticas públicas para a Educação Infantil pregarem que haja um assistencialismo para estas crianças, na prática, isto não acontece. Dessa forma, observa-se uma omissão do Estado em cumprir suas próprias leis educacionais principalmente para as crianças mais carentes, as quais não são atendidas devidamente, e muitas vezes, são direcionadas precocemente, para o mundo da criminalização.
Entretanto podemos observar que no Brasil, tem um grande déficit de creches, profissionais preparados e com salários dignos, os pais para conseguirem uma vaga na creche tem que passar por filas , acordar de madrugada para brigar por vagas, nas creches falta muita estrutura , alimentação adequada, espaço e também atividades e matérias para brincadeiras com crianças.

Outros materiais