Buscar

Projeto Integrador_Gestão de Projetos_Atividade 02

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Como sistema aberto, as empresas procuram continuamente controlar suas atividades para se manterem sempre dentro dos parâmetros ou balizadores esperados. Aí surge a noção de controle. A função controle visa atender quatro finalidades principais.
 
A partir dessa informação e de nossos estudos sobre mecanismos de controle, associe cada título a seguir com seus respectivos fundamentos, muito próximos de um processo cíclico.
 
I. Estabelecimento de padrões ou critérios de desempenho organizacional.
II. Avaliação do desempenho organizacional.
III. Comparação do desempenho ou resultado com o padrão.
IV. Ação corretiva.
 
( ) Evitar que qualquer desvio do planejado comprometa todo o objetivo.
( ) Mensurar ou avaliar o desempenho em função dos padrões desejados.
( ) Formatação dos objetivo que deverão ser alcançados.
( ) Coleta dos dados a respeito da performance do plano.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta IV, III, I, II.
Resposta Correta:	
Correta IV, III, I, II.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. Dois pontos são fundamentais nos mecanismos de controle: a formatação dos objetivos a serem alcançados pelo estabelecimentos dos padrões e a correção dos desvios para não comprometerem estes objetivos.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
“O benchmark competitivo é o processo de comparar suas estratégias e operações de sua empresa com as das empresas consideradas melhores da classe, tanto dentro como fora de seu próprio setor. O objetivo é identificar as melhores práticas que podem ser adotadas ou adaptadas para alavancar seu próprio desempenho.”
 
Fonte: HOOLEY, G. J. PIERCY, N. F. NICOULAUD. B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Pearson, 2010, p 85.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre benchmark competitivo, considere as seguintes afirmações:
 
I. Todos os aspectos do negócio, em toda a cadeia de valor, são candidatos para o benchmarkin g. O foco inicial estará em processos que representem custos significativos e terão forte impacto nos lucros da empresa.
II. Os dados coletados sobre as operações da própria empresa podem estar facilmente disponíveis, mas quando se faz o benchmarking
com os concorrentes, nem sempre essa condição é favorável, e cabe uma certa dose de criatividade para coletar os dados.
III. Investigar as empresas líderes do setor parece bastante óbvio, mas não se deve desprezar fazer o benchmarking em outras empresas congêneres, ou com atividades sobre as quais se possa aprender algo positivo de suas operações.
IV. É uma estratégia de construção que busca melhorar o desempenho por meio da expansão de atividades, atacando os concorrentes em seus pontos fracos.
 
Agora, assinale a alternativa que traz o que é correto afirmar.
Resposta Selecionada:	
Correta II e III.
Resposta Correta:	
Correta II e III.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. É fundamental investigar e coletar dados do maior número de empresas, que tenham boas práticas nos negócios, e que poderão ser úteis na sua empresa. Não se deve restringir a coleta a tipos ou práticas, tudo é relevante.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Durante muito tempo as empresas sofreram de miopia estratégica ao concentrar a investigação das análises em concorrentes diretos e esquecerem de perceber que o mercado estava produzindo serviços e produtos substitutos por meio de novas tecnologias e modelos de negócios inovadores. Com isso, apareceram concorrentes indiretos, ou seja, aqueles que não estão no seu setor ou mercado, mas podem atender as necessidades de seus clientes.
 
A partir da afirmação acima, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I. O objetivo dos concorrentes indiretos é alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo que o de uma determinada empresa.
 
PORQUE
 
II. Utilizar e praticar o benchmarking é uma saída para enfrentar os concorrentes indiretos.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:	
Correta A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
Resposta Correta:	
Correta A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. Os concorrentes indiretos não tem como objetivo concorrer em seu nicho ou mercado, o fato ocorre devido a um atributo do seu produto ou serviço. Por exemplo, as montadoras de motocicletas não querem ser um serviço de transporte, mas sim um equipamento de transporte, mas como seu produto gera um custo mais atrativo que as passagens de ônibus, isso acaba por atrair os clientes dos transportes urbanos.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
O estudo das vantagens competitivas (ou base de diferenciação em relação aos concorrentes) permite entender as razões pelas quais os consumidores preferem um produto em detrimento de outros. A partir disso, as empresas procuram tomar decisões sobre como elas poderão se distinguir dos concorrentes. As principais vantagens competitivas estão no produto, preço, formas de distribuição e atendimento.
 
A partir do ponto apresentado acima e do conteúdo estudado, considere as seguintes afirmações:
 
I. A imagem que os clientes associam aos produto e serviços pode ser uma vantagem competitiva. Construir uma imagem positiva é algo muito difícil. Assim, não é o melhor atributo a ser perseguido como vantagem competitiva. Portanto, a empresa deve começar por se diferenciar nos detalhes do produto e no preço.
II. Uma vantagem competitiva deve ser algo que o cliente valorize. Ter uma vantagem que seja muito criativa, única, mas que o cliente não reconhece, não faz muito sentido e deixa de ser uma vantagem para ser apenas um diferencial. Então, quem decide 0o que é uma vantagem competitiva é o cliente.
III. Uma vantagem competitiva que possa ser copiada pelo concorrente não é uma vantagem, apenas um diferencial momentâneo. Uma vantagem deve ser sustentável, ou seja, durável por longo tempo.
IV. Criar CD´s (Centros de Distribuição) em parcerias com concorrentes ( Clusters ) não trará uma vantagem competitiva, apenas terá algum impacto nos custos operacionais.
 
Agora, assinale a alternativa que traz o que é correto afirmar.
Resposta Selecionada:	
Correta II e III apenas.
Resposta Correta:	
Correta II e III apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. Uma vantagem competitiva é tudo aquilo que gera valor para o cliente e que ele reconhece e valoriza. O ideal é que ela seja muito difícil de ser copiada, caso contrário, em pouco tempo deixa de ser uma vantagem ou diferencial competitivo.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
O termo SWOT é a tradução da sigla formada pelas palavras em inglês: strengths, weakness, opportunities e threats, que em português chamamos de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Na verdade, trata-se de uma matriz quadrante. Nela são listados, após uma análise pela empresa, essas quatro variáveis e, assim, define-se a situação da empresa frente ao ambiente de negócios no qual ela se encontra.
 
Nesse sentido, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) A análise SWOT é feita mensalmente pelas empresas para averiguar sua situação.
( ) Analisando as potencialidades (pontos fortes) têm-se informações para definir ações estratégicas.
( ) A análise é feita partindo de referenciais como a visão estratégica de longo prazo.
( ) A SWOT surgiu para amparar decisões exclusivamente no nível estratégico da pirâmide organizacional.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada:	
Correta F, V, V, F.
Resposta Correta:	
Correta F, V, V, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. ASWOT é uma poderosa ferramenta para fazer diagnósticos da situação da empresa e a, partir disto, definir um plano de ação e estratégias para alcançar os objetivos corporativos determinados pela visão de longo prazo. Normalmente não é usada como rotina administrativa, mas sim quando há a necessidade de tomada de decisões em todos os níveis, como é o caso de determinar o plano de ações.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
O modelo de stakeholders se distancia do modelo de shareholders na distribuição de benefícios. Enquanto os shareholders
se preocupam em remunerar ou trazer retorno aos seus investidores, o modelo de stakeholders
se preocupa em dar retorno a todos que direta ou indiretamente investem na empresa, independentemente do investimento ser financeiro ou não, e, nesse ponto, envolve também uma parcela da sociedade.
 
De acordo com o texto acima e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que traduz corretamente o modelo dos stakeholders .
 
Resposta Selecionada:	
Correta Este é um modelo de responsabilidade social no qual a distribuição de riqueza deve ser feita proporcionalmente entre os parceiros do negócio, de acordo com sua contribuição ao êxito do empreendimento.
Resposta Correta:	
Correta Este é um modelo de responsabilidade social no qual a distribuição de riqueza deve ser feita proporcionalmente entre os parceiros do negócio, de acordo com sua contribuição ao êxito do empreendimento.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Está correta a sua resposta. A forte cobrança da sociedade por empresas mais justas tem feito os empresários entenderem que tudo que está no ambiente de negócios pode contribuir positivamente para o sucesso do negócio, então, nada mais justo do estes também terem algum reconhecimento.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Os indicadores de desempenho devem ter um formato padrão de medidas para que possam ser lidos e interpretados com precisão por todos os usuários. Para a devida precisão, são aferidos por unidades de medidas, índices e fórmulas.
 
Sobre os indicadores de desempenho, considere um padrão de medição baseado em uma fórmula, no qual as características são exibidas logo na sequência. Sobre esse padrão, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) Valores definidos por inúmeras variáveis e conjugações.
( ) Grandezas de medidas padrão.
( ) Valores relativos (%).
( ) Nota estatística apurada em um julgamento.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada:	
Correta V, F, F, F.
Resposta Correta:	
Correta V, F, F, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. Os indicadores são padronizados por unidades de medida em grandezas conhecidas, por exemplo, metro quadrado (m 2), fórmulas matemáticas (liquidez = ativo circulante/passivo circulante) ou valores relativos (%) extraídos de índices, ou também valores absolutos apurados em notas de julgamento.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Durante as últimas décadas do século XIX, na escola clássica de administração, Taylor desenvolveu o que temos até a atualidade como embasamento da administração. Ele criou as quatro funções da administrativas: PODC.
 
Nesse sentido, considerando a definição de POCD, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) Planejamento é o processo de projeto do plano de ação, com definição dos seus responsáveis para alcance dos objetivos estratégicos.
( ) Organização é tornar produtivos os processos eficientes e eficazes por meios dos recursos à disposição da empresa.
( ) A direção deve apontar os alvos e objetivos estratégicos e distribuir metas aos envolvidos nos processos.
( ) Controle é a função de monitorar e controlar todos os processos a fim de garantir os resultados, tomando como parâmetros as funções estabelecidas durante o planejamento.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. A Sigla PODC vem de Planejamento, Organização, Direção e Controle, ou também, Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Dirigir ou direção é executar por meio de uma estrutura de pessoas o que for planejado. Está mais ligado a questões de RH e liderança.
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Um Balanced Scorecard (BSC) não é programa que se pode comprar pronto. Ele é único e exclusivo para cada empresa. Todos os indicadores criados atendem, via de regra, somente as condições e fatores da empresa para o qual foi criado. Cada empresa tem seu objetivo, podendo variar até mesmo dentro de suas filiais, quiçá de outras empresas.
 
Nesse sentido, sobre as características que representam um BSC, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) Oferece vários benefícios, entre eles, manter o foco na solução, e não no problema. Ataca geralmente a raiz da questão.
( ) Se preocupa em antecipar tendências.
( ) Embora não aumente a produtividade, produz eficiência operacional. 
( ) Como desvantagem, não permite importar dados do ambiente externo se não estiver em uma plataforma ERP.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. A maioria das empresas, quando passam por alguma crise, focam no problema, e não na solução. Com o BSC, a empresa faz exatamente o contrário, visto que os problemas ficam explícitos. O sistema permite ter uma curva de tendência para tomada de decisões mais coerentes.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
O BSC/ Dashboard, para surtir o efeito desejado, o ideal é que as informações já possam vir cruzadas, ou seja, que um único gráfico apresente vários indicadores relacionados e uma grande quantidade de dados. Assim, mais do que um sistema de controle, ele passou a ser um sistema de gestão estratégica. Se a área de negócios é considerada o cérebro do negócio, o BSC/ Dashboard é o coração. Sem ele a empresa pode parar de pensar e funcionar.
 
A partir da afirmação acima e do conteúdo estudado, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I. As telas apresentadas no dashboard com o BSC devem ser claras e objetivas, confiáveis, com informações relevantes e alinhadas com os propósitos do planejamento.
 
PORQUE
 
II. Embora seja uma poderosa ferramenta, ela pode apresentar baixo nível de utilização, principalmente pelos usuários mais operacionais, que têm pouco tempo para fazer interpretações do dashboard .
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:	
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Resposta Correta:	
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A resposta está correta. De fato, um sistema BSC/ Dashboard deve ser de fácil interpretação por qualquer usuário. Se for complicado, carregado ou poluído por informações irrelevantes, perde sua atratividade e, dessa forma, seu índice de utilização pelos colaboradores pode cair.

Continue navegando