Buscar

Semantica e Pragmatica Todos os exercicios

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sábado, 14 Set 2019, 13:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 14 Set 2019, 13:36
	Avaliar
	3,00 de um máximo de 10,00(30%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o material didático do curso, metáfora e a metonímia são figuras de linguagem cujas bases de reconhecimento devem apresentar quais relações? Assinale a alternativa que apresenta as relações que devem ser consideradas.
Escolha uma:
a. Relação de contiguidade sintática (metáfora) e relação de similaridade sintática (metonímia).
b. Relação de complementaridade pragmática (metáfora) e relação de similaridade semântica (metonímia).
c. Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia).
Gabarito: A resposta é Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia). “Assim, em resumo, devemos considerar como base interpretativa para o reconhecimento dessas duas figuras as seguintes relações: Metáfora – relação de similaridade semântica; Metonímia – relação de contiguidade semântica” (HENRIQUES, 2016, p.52).
d. Relação de similaridade semântica (metonímia) e relação de contiguidade semântica (metáfora)
e. Relação de contiguidade pragmática (metáfora) e relação de complementariedade pragmática (metonímia)
Feedback
A resposta correta é: Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia)..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 5, do livro de nossa disciplina, vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desvendar os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto, ainda que ele precise passar pelo caminho da nomenclatura e da fixação das regras básicas do relacionamento sintático para atingir seu alvo maior. Tendo por base esse conhecimento, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Para a almejada qualidade e expressividade textual é necessário examinar as relações discursivas e pragmáticas com outros textos do mesmo gênero.
b. Na Língua Portuguesa há três tipos de orações: as sintáticas, as independentes e as dependentes.
Gabarito: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos, entre os quais se incluem os processos relacionais, que partem de uma “relação-micro” como a que existe entre o núcleo de um termo e seu adjunto adnominal, passam por uma “relação-midi”, como a que nos mostra que uma oração é principal porque outra é sua subordinada, e se encerram numa “relação-macro”, que confirma por exemplo que uma notícia de jornal ou uma crônica literária teve começo, meio e fim – o que só acontecerá de fato se tiverem sido seguidas as regras elementares de adição, oposição, reiteração, substituição e conclusão, entre tantas outras regras que se baseiam em ampliações dos mecanismos primários expressos pelos conectivos, conjunções, pronomes relativos, pessoais...(HENRIQUES, 2016,p.80)
c. Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos.
d. A análise das relações oracionais se situa na morfologia.
e. O estudo da estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da gramática, das normas que estruturam as orações.
Feedback
A resposta correta é: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas podem ser conceituais, ou seja, se fixarem e criarem um efeito expressivo por conta de uma relação cognitiva, segundo a qual conceitos abstratos vêm à tona pela experiência, ou por uma maneira especial de vermos o mundo. No fragmento: “(…) pôr o pé no chão do seu coração (…)”, o poeta Carlos Drummond de Andrade construiu sua metáfora a partir de que conceito?
Escolha uma:
a. Do conceito de que não é possível fazer uma relação entre pé e coração.
b. Do conceito de que o chão é algo real e portanto significa habitar.
c. Do conceito de que o coração é a sede do amor. Colocar os pés nesse recinto é como dar um chute, algo ruim.
d. Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa.
Resposta comentada: igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema. Podemos, outrossim, tirar partido de outras figuras de linguagem como a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, que também têm base metafórica. HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e pragmática. Curitiba: IESDE, 2016. p.51.
e. Do conceito de que a qualquer palavra é dada a liberdade de uma interpretação.
Feedback
A resposta correta é: Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2016, p. 86) afirma que o sistema de pontuação faz parte de uma convenção gráfica, mas em síntese “é um sistema de reforço da escrita, constituído por sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas (CATACH, 1994, p.7)”. Sobre esses sistema é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O sistema de pontuação, também denominado sistema de escrita, faz parte de uma convenção de uso da língua.
b. A utilização do sistema de pontuação não deve interagir com outros níveis operacionais do enunciado.
c. os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 86), “os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos. O sistema de pontuação faz parte de uma convenção gráfica, [...] Sua utilização interage com outros níveis operacionais do enunciado, ou seja, esses sinais participam também de todas as funções da sintaxe: gramaticais, entonacionais, semânticas, discursivas e pragmáticas. A eles se acrescentam outros recursos gráfico-frasais, como o itálico, o negrito, a sublinha, etc”
d. os recursos gráficos-frasais são: reticências, alíneas, travessão e parênteses.
e. O sistema de pontuação, dependendo do autor é denominado de sistema de organização textual.
Feedback
A resposta correta é: os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade.
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
b. I e II estão corretas.
Gabarito: “Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade; [...] (prosopopeia) um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própriapara representar um significado; Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade [...] (HENRIQUES, 2016, p.51).
c. Todas estão incorretas.
d. I e III estão corretas.
e. Apenas II é correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre a expressividade das vogais e das consoantes: articulação dos sons. O acento característico da língua portuguesa é a _________, sendo chamada de tônica a vogal ou sílaba sobre a qual recai a intensidade e de átona a vogal ou sílaba não acentuada. Além da intensidade, também atuam na articulação dos sons da fala o ________ (efeito acústico resultante dos diversos graus de abertura da cavidade bucal), a _________ (sensação auditiva relacionada à intensidade do som) e a __________ (duração da emissão de um som). (HENRIQUES, 2016, p. 26).
Escolha uma:
a. Ritmo, altura, timbre, quantidade;
b. Velocidade, timbre, altura, quantidade;
Gabarito comentado: Os valores estilísticos podem ter uma natureza sonora e se expressam tanto no âmbito das palavras como dos enunciados. Intensidade: é o maior grau de força expiratória com que o som da fala é proferido, força que se manifesta acusticamente na maior ou menor amplitude de vibrações. Ritmo: é a distribuição de sons num enunciado, considerando de que modo eles se organizam ou se repetem a intervalos regulares, ou a espaços sensíveis quanto à duração e à acentuação. (HENRIQUES, 2016, p. 26). Entonação: é a variação de tom (fenômeno caracterizado por variações de altura no corpo do vocábulo, resultantes da velocidade e vibração das cordas vocais) que tem como domínio a sentença (oração, período ou frase). (HENRIQUES, 2016, p. 27). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 26-27.
c. Vibração, quantidade, timbre, altura.
d. Entonação, quantidade, altura, timbre.
e. Intensidade, timbre, altura, quantidade.
Feedback
A resposta correta é: Intensidade, timbre, altura, quantidade..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a metáfora “estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade, onde a base comparativa é o elemento implícito que admite a variedade interpretativa” (HENRIQUES, 2016.p. 50), assinale a alternativa que exemplifica essa figura de linguagem.
Escolha uma:
a. Era com saudade que o velho pescador olhava as pedras do cais.
b. As pedras do cais têm o limbo das águas do mar.
c. Todo cais é uma saudade de pedra.
d. Do cais da minha aldeia partiram as inesquecíveis caravelas.
e. Nas pedras do cais, via os sinais das amarras das velhas embarcações.
Gabarito: Em todo cais é uma saudade de pedra, há implícita uma comparação: todo cais é como uma saudade de pedra, em que a expressão saudade de pedra possui um sentido figurado.
Feedback
A resposta correta é: Todo cais é uma saudade de pedra..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 3, de nosso livro didático, vimos que é comum na língua portuguesa a atribuição de novos sentidos a palavras já existentes, as quais podem dizer respeito à construção, ao uso e à escolha das palavras, sugerindo dentro da frase uma expressividade para o que se pretende comunicar, ocorrendo dessa forma a presença de figuras de linguagem. Assinale a alternativa incorreta em relação às figuras da linguagem.
Escolha uma:
a. a metonímia apresenta uma relação de contiguidade semântica.
b. as metáforas conceituais são uma espécie de denominador comum das metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
c. o eufemismo é um tipo de metáfora que tem por objetivo suavizar uma ideia mais forte ou agressiva.
d. a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
e. a metáfora que consiste em dar vida, ação, movimento ou voz a seres inanimados denomina-se prosopopeia.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 51), a catacrese é um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado.
Feedback
A resposta correta é: a catacrese é um tipo de metonímia que supre por semelhança a ausência de uma palavra própria para representar um significado..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas conceituais são baseadas em uma visão cognitivista, a qual compreende que os conceitos abstratos subjacentes ao pensamento humano direcionam a linguagem bem como a forma com que nos referimos as coisas que nos cercam, de acordo com a forma que vemos o mundo (HENRIQUES, 2016). Desta formal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Em “Economize seu tempo”, temos a presença de uma metáfora conceitual. (economia = tempo)
b. Na expressão linguística “Nosso relacionamento chegou a uma encruzilhada” temos a metáfora conceitual “O amor é um relacionamento”.
c. As metáforas conceituais também são denominadas de ironia.
“Gabarito:” Igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). “As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema” (HENRIQUES, 2016, p.51)
d. As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
e. Em “O rato roeu a roupa do rei de Roma”, temos a presença da metáfora conceitual e da metonímia.
Feedback
A resposta correta é: As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética
2- Retórica
3- Representação
4- Expressão
5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias
(__) exercício de influência sobre os interlocutores
(__) teoria do discurso
(__) linguagem referencial
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 3, 2, 4, 1, 5
b. 4, 1, 5, 2, 3
c. 1, 2, 4, 3, 5
Gabarito comentado: Sequência 4, 1, 5, 2, 3. As definições que seguem foram extraídas do Dicionário Houaiss: - Poética – parte dos estudos literários que se propõe a investigar os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos, os componentes teóricos de que se revestem, bem como os compêndios de poética que, desde Aristóteles até os nossos dias, abordaram o assunto (POÉTICA, 2004). - Retórica – a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra; conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória (RETÓRICA, 2004). As três funções da linguagem são: representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). A elas correspondem, respectivamente, as faculdades de inteligência, sensibilidade e desejo ou vontade. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p.9.
d. 5, 4, 1, 3, 2
e. 4, 2, 5, 1, 3
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
	Iniciado em
	sábado, 14 Set2019, 13:43
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 14 Set 2019, 13:56
	Avaliar
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais, responsáveis por costurar os itens lexicais e depois articular ao contexto essas unidades. Essas unidades são:
Escolha uma:
a. os conectivos textuais e os recursos gráfico-frasais.
b. os conetivos textuais e os sinais de pontuação;
c. os organizadores textuais e os sintagmas nominais.
Gabarito: “Uma outra questão envolve as operações de enquadramento dos enunciados de um texto, ainda no que tange à conexão e à segmentação. Suas unidades fundamentais são os organizadores textuais e os sinais de pontuação, que têm a função de primeiro, “costurar” os itens lexicais (selecionados e ajustados, como dissemos na operação A) e, depois, articular ao contexto essas unidades” (HENRIQUES, 2016, p. 86).
d. os recursos gráficos-frasais e os sinais entonacionais.
e. os organizadores textuais e os sinais de pontuação.
Feedback
A resposta correta é: os organizadores textuais e os sinais de pontuação..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais: os organizadores textuais e os sinais de pontuação. Sobre os articuladores textuais é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. “Primeiro, por fim, antes” são argumentativos sequenciadores que possuem a função de organizadores textuais.
b. “Mas, embora, em última análise, porque “são aditivos que compõem a relação de organizadores textuais”“.
c. “Também, além disso, igualmente” são sequenciadores, que possuem a função de organizadores textuais.
d. as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto.
e. Os alternativos ou, ora não fazem parte dos organizadores textuais.
Gabarito: Henriques (2016, p.86) nos diz “Quanto aos organizadores textuais, citemos alguns deles: os aditivos (e, além disso, igualmente, também); os alternativos (ou, ora); os argumentativos (mas, embora, porque, em última análise); os sequenciadores (primeiro, antes, por fim); os delimitadores de espaço, tempo ou fonte (naquela época, na nossa cidade, para os governistas, segundo Platão).
Feedback
A resposta correta é: as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2016) nos faz observar que a liste de palavras novas se expande dia a dia, possibilitando que as situações vivenciadas no cotidiano possam ser retratadas pelo léxico. Porém, se os neologismos que surgem serão duradouros ou terão uso passageiro irá ser determinado pelo uso que a comunidade linguística fara dele. Assinale a alternativa correta sobre os neologismos.
Escolha uma:
a. Os neologismos aparentes, na maior parte das vezes, são palavras que têm nítida inspiração em outra(s).
b. Os neologismos fonológicos constituem na própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras.
Gabarito: Formados a partir de critérios muito variados, os neologismos lexicais podem constituir-se, num extremo, como a própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras. É o caso que Ieda Maria Alves (1990) denomina “neologismos fonológicos” (pela criação de um item lexical cujo significante é criado sem tomar como base nenhuma palavra preexistente).
c. Os neologismos morfológicos são aqueles que incorporam novos significados a vocábulos já existentes.
d. Um neologismo aparente pode produzir uma segunda nova formação com vínculos mais fonológicos do que semânticos.
e. Os limites de identificação de valores sintáticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos antigos.
Feedback
A resposta correta é: Os neologismos fonológicos constituem na própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas podem ser conceituais, ou seja, se fixarem e criarem um efeito expressivo por conta de uma relação cognitiva, segundo a qual conceitos abstratos vêm à tona pela experiência, ou por uma maneira especial de vermos o mundo. No fragmento: “(…) pôr o pé no chão do seu coração (…)”, o poeta Carlos Drummond de Andrade construiu sua metáfora a partir de que conceito?
Escolha uma:
a. Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa.
Resposta comentada: igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema. Podemos, outrossim, tirar partido de outras figuras de linguagem como a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, que também têm base metafórica. HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e pragmática. Curitiba: IESDE, 2016. p.51.
b. Do conceito de que a qualquer palavra é dada a liberdade de uma interpretação.
c. Do conceito de que o chão é algo real e portanto significa habitar.
d. Do conceito de que não é possível fazer uma relação entre pé e coração.
e. Do conceito de que o coração é a sede do amor. Colocar os pés nesse recinto é como dar um chute, algo ruim.
Feedback
A resposta correta é: Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em nossos estudos sobre o capitulo 8 – Relações Semânticas, vimos que para a realização de qualquer estudo semântico que focalize as inúmeras possiblidades de significação do léxico, é fundamental que conheçamos as ciências que o abordam sistemática e cientificamente. Sobre essas ciências é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A lexicografia é uma disciplina que estuda o léxico e a sua organização a partir de pontos de vista diversos.
b. A lexicologia se ocupa da descrição do léxico de uma ou mais línguas, a fim de produzir obras de referência.
c. A palavra terminologia tem duas acepções, de acordo com o contexto em que se insere. A primeira equivale ao termo lexicografia e a segunda, ao termo lexicologia.
Gabarito: [...] a lexicografia teórica, ou metalexicografia, [...] estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso. (HENRIQUES, 2016, p. 136 – 137).
d. Cabe à lexicografia dizer cientificamente em seus variados níveis o que diz o léxico, ou seja, a sua significação.
e. A metalexicografia ou lexicografia teórica estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso).
Feedback
A resposta correta é: A metalexicografia ou lexicografia teórica estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso)..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As figuras de linguagem, no campo da estilística sintática, se apresentam quando a decisão sobre o modo de construir uma frase insinua ou revela valor expressivo para o que se pretende comunicar. (HENRIQUES,2016, p. 72). Assinale a alternativa correta sobre as figuras de linguagem do campo sintático.
Escolha uma:
a. o pleonasmo sintático é a topicalização de um sintagma sem função sintática.
b. o anacoluto ocorre pela repetição de um termo oracional.
c. o hipérbato é uma inversão que ocorre por meio de uma topicalização refutadora.
d. A silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
Gabarito: No tópico 4.5 do livro da disciplina vemos que o pleonasmo sintático ocorre pela repetição enfática de um termo oracional, geralmente topicalizado; o anacoluto consiste numa topicalização que não tem sequência sintática concreta; a prolepse é uma topicalização refutadoras e que a silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância.
e. A prolepse se caracteriza pela reiteração de uma conjunção coordenada.
Feedback
A resposta correta é: A silepse se caracteriza pela relação sintática de um elemento da frase ao que está implícito, descumprindo a regra básica de concordância..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que as línguas são dinâmicas, vivas. Uma das formas de observarmos essa vida e dinamismo da língua portuguesa é a criação expressiva de palavras novas. Na página 46 de nosso livro didático, constatamos que “o emprego de palavras novas, derivadas de outras já existentes”, bem como a atribuição de novos significados e sentidos a termos já existentes é recorrente em nossa língua. A esse fenômeno linguístico de criação de novos termos dá-se o nome de neologismo. Sobre esse fenômeno é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Não haverá neologismos sintáticos nos casos que envolverem o uso de afixos ou de combinação de radicais.
b. Um neologismo lexical pode produzir uma segunda nova formação com vínculos mais fonológicos do que semânticos.
c. Os limites de identificação de valores semânticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos também novos.
d. Os neologismos lexicais, na maior parte das vezes, são palavras que têm nítida inspiração em outra(s).
e. Os neologismos semânticos são aqueles que incorporam novos significados a vocábulos já existentes.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p.48) os neologismos sintáticos só ocorrerão nos casos que envolverem o uso de afixos ou combinação de radicais, ou seja, quando houver a derivação e a composição.
Feedback
A resposta correta é: Não haverá neologismos sintáticos nos casos que envolverem o uso de afixos ou de combinação de radicais..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nilce Sant’Anna Martins (1989, p.72) afirma que as palavras gramaticais são pouco numerosas, mas de altíssima frequência nos enunciados, desempenhando funções de grande importância (HENRIQUES, 2016, p.45). Sobre essas funções podemos afirmar que:
I – elas servem para relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela ocorre.
II – relacionam palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos).
III – estabelecem coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas,
Escolha uma:
a. Todas estão incorretas.
b. I e II estão corretas.
c. Apenas III estão corretas.
d. Todas estão corretas.
Gabarito: Em síntese, elas (as palavras gramaticais) servem para: relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela se dá (são os dêiticos: eu, tu, e suas variantes, aqui, aí, agora, possessivos e demonstrativos referentes à primeira e à segunda pessoas, etc.); [...] relacionar palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos); estabelecer coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas (anafóricos, conjunções, operadores argumentativos, etc.).(HENRIQUES, 2016, 45-46)
e. I e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas conceituais são baseadas em uma visão cognitivista, a qual compreende que os conceitos abstratos subjacentes ao pensamento humano direcionam a linguagem bem como a forma com que nos referimos as coisas que nos cercam, de acordo com a forma que vemos o mundo (HENRIQUES, 2016). Desta formal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Na expressão linguística “Nosso relacionamento chegou a uma encruzilhada” temos a metáfora conceitual “O amor é um relacionamento”.
b. Em “Economize seu tempo”, temos a presença de uma metáfora conceitual. (economia = tempo)
c. As metáforas conceituais também são denominadas de ironia.
d. Em “O rato roeu a roupa do rei de Roma”, temos a presença da metáfora conceitual e da metonímia.
e. As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
“Gabarito:” Igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). “As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema” (HENRIQUES, 2016, p.51)
Feedback
A resposta correta é: As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética
2- Retórica
3- Representação
4- Expressão
5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias
(__) exercício de influência sobre os interlocutores
(__) teoria do discurso
(__) linguagem referencial
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 3, 2, 4, 1, 5
b. 5, 4, 1, 3, 2
c. 4, 2, 5, 1, 3
d. 4, 1, 5, 2, 3
Gabarito comentado: Sequência 4, 1, 5, 2, 3. As definições que seguem foram extraídas do Dicionário Houaiss: - Poética – parte dos estudos literários que se propõe a investigar os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos, os componentes teóricos de que se revestem, bem como os compêndios de poética que, desde Aristóteles até os nossos dias, abordaram o assunto (POÉTICA, 2004). - Retórica – a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra; conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória (RETÓRICA, 2004). As três funções da linguagem são: representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). A elas correspondem, respectivamente, as faculdades de inteligência, sensibilidade e desejo ou vontade. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p.9.
e. 1, 2, 4, 3, 5
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
	Iniciado em
	domingo, 15 Set 2019, 18:41
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 15 Set 2019, 19:06
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2016, p. 86) afirma que o sistema de pontuação faz parte de uma convençãográfica, mas em síntese “é um sistema de reforço da escrita, constituído por sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas (CATACH, 1994, p.7)”. Sobre esses sistema é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A utilização do sistema de pontuação não deve interagir com outros níveis operacionais do enunciado.
b. os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 86), “os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos. O sistema de pontuação faz parte de uma convenção gráfica, [...] Sua utilização interage com outros níveis operacionais do enunciado, ou seja, esses sinais participam também de todas as funções da sintaxe: gramaticais, entonacionais, semânticas, discursivas e pragmáticas. A eles se acrescentam outros recursos gráfico-frasais, como o itálico, o negrito, a sublinha, etc”
c. os recursos gráficos-frasais são: reticências, alíneas, travessão e parênteses.
d. O sistema de pontuação, também denominado sistema de escrita, faz parte de uma convenção de uso da língua.
e. O sistema de pontuação, dependendo do autor é denominado de sistema de organização textual.
Feedback
A resposta correta é: os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais, responsáveis por costurar os itens lexicais e depois articular ao contexto essas unidades. Essas unidades são:
Escolha uma:
a. os recursos gráficos-frasais e os sinais entonacionais.
b. os conectivos textuais e os recursos gráfico-frasais.
Gabarito: “Uma outra questão envolve as operações de enquadramento dos enunciados de um texto, ainda no que tange à conexão e à segmentação. Suas unidades fundamentais são os organizadores textuais e os sinais de pontuação, que têm a função de primeiro, “costurar” os itens lexicais (selecionados e ajustados, como dissemos na operação A) e, depois, articular ao contexto essas unidades” (HENRIQUES, 2016, p. 86).
c. os organizadores textuais e os sintagmas nominais.
d. os conetivos textuais e os sinais de pontuação;
e. os organizadores textuais e os sinais de pontuação.
Feedback
A resposta correta é: os organizadores textuais e os sinais de pontuação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais: os organizadores textuais e os sinais de pontuação. Sobre os articuladores textuais é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. “Mas, embora, em última análise, porque “são aditivos que compõem a relação de organizadores textuais”“.
b. as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto.
Gabarito: Henriques (2016, p.86) nos diz “Quanto aos organizadores textuais, citemos alguns deles: os aditivos (e, além disso, igualmente, também); os alternativos (ou, ora); os argumentativos (mas, embora, porque, em última análise); os sequenciadores (primeiro, antes, por fim); os delimitadores de espaço, tempo ou fonte (naquela época, na nossa cidade, para os governistas, segundo Platão).
c. “Também, além disso, igualmente” são sequenciadores, que possuem a função de organizadores textuais.
d. Os alternativos ou, ora não fazem parte dos organizadores textuais.
e. “Primeiro, por fim, antes” são argumentativos sequenciadores que possuem a função de organizadores textuais.
Feedback
A resposta correta é: as expressões “naquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques”, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 5, do livro de nossa disciplina, vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desvendar os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto, ainda que ele precise passar pelo caminho da nomenclatura e da fixação das regras básicas do relacionamento sintático para atingir seu alvo maior. Tendo por base esse conhecimento, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A análise das relações oracionais se situa na morfologia.
b. Na Língua Portuguesa há três tipos de orações: as sintáticas, as independentes e as dependentes.
c. O estudo da estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da gramática, das normas que estruturam as orações.
Gabarito: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos, entre os quais se incluem os processos relacionais, que partem de uma “relação-micro” como a que existe entre o núcleo de um termo e seu adjunto adnominal, passam por uma “relação-midi”, como a que nos mostra que uma oração é principal porque outra é sua subordinada, e se encerram numa “relação-macro”, que confirma por exemplo que uma notícia de jornal ou uma crônica literária teve começo, meio e fim – o que só acontecerá de fato se tiverem sido seguidas as regras elementares de adição, oposição, reiteração, substituição e conclusão, entre tantas outras regras que se baseiam em ampliações dos mecanismos primários expressos pelos conectivos, conjunções, pronomes relativos, pessoais...(HENRIQUES, 2016,p.80)
d. Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos.
e. Para a almejada qualidade e expressividade textual é necessário examinar as relações discursivas e pragmáticas com outros textos do mesmo gênero.
Feedback
A resposta correta é: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a metáfora “estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade, onde a base comparativa é o elemento implícito que admite a variedade interpretativa” (HENRIQUES, 2016.p. 50), assinale a alternativa que exemplifica essa figura de linguagem.
Escolha uma:
a. Era com saudade que o velho pescador olhava as pedras do cais.
b. Nas pedras do cais, via os sinais das amarras das velhas embarcações.
c. Todo cais é uma saudade de pedra.
Gabarito: Em todo cais é uma saudade de pedra, há implícita uma comparação: todo cais é como uma saudade de pedra, em que a expressão saudade de pedra possui um sentido figurado.
d. Do cais da minha aldeia partiram as inesquecíveis caravelas.
e. As pedras do cais têm o limbo das águas do mar.
Feedback
A resposta correta é: Todo cais é uma saudade de pedra..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nilce Sant’Anna Martins (1989, p.72) afirma que as palavras gramaticais são pouco numerosas, mas de altíssima frequência nos enunciados, desempenhando funções de grande importância (HENRIQUES, 2016, p.45). Sobre essas funções podemos afirmar que:
I – elas servem para relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela ocorre.
II – relacionam palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos).
III – estabelecem coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas,
Escolha uma:
a. Apenas III estão corretas.
b. Todas estão corretas.
Gabarito: Em síntese, elas (as palavras gramaticais) servem para: relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicandoos participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela se dá (são os dêiticos: eu, tu, e suas variantes, aqui, aí, agora, possessivos e demonstrativos referentes à primeira e à segunda pessoas, etc.); [...] relacionar palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos); estabelecer coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas (anafóricos, conjunções, operadores argumentativos, etc.).(HENRIQUES, 2016, 45-46)
c. I e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. Todas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em nossos estudos sobre o capitulo 8 – Relações Semânticas, vimos que para a realização de qualquer estudo semântico que focalize as inúmeras possiblidades de significação do léxico, é fundamental que conheçamos as ciências que o abordam sistemática e cientificamente. Sobre essas ciências é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A lexicologia se ocupa da descrição do léxico de uma ou mais línguas, a fim de produzir obras de referência.
b. A metalexicografia ou lexicografia teórica estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso).
c. A palavra terminologia tem duas acepções, de acordo com o contexto em que se insere. A primeira equivale ao termo lexicografia e a segunda, ao termo lexicologia.
Gabarito: [...] a lexicografia teórica, ou metalexicografia, [...] estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso. (HENRIQUES, 2016, p. 136 – 137).
d. Cabe à lexicografia dizer cientificamente em seus variados níveis o que diz o léxico, ou seja, a sua significação.
e. A lexicografia é uma disciplina que estuda o léxico e a sua organização a partir de pontos de vista diversos.
Feedback
A resposta correta é: A metalexicografia ou lexicografia teórica estuda todas as questões ligadas aos dicionários (história, problemas de elaboração, análise, uso)..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade.
Escolha uma:
a. I e III estão corretas.
b. Todas estão corretas.
Gabarito: “Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade; [...] (prosopopeia) um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria para representar um significado; Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade [...] (HENRIQUES, 2016, p.51).
c. Todas estão incorretas.
d. Apenas II é correta.
e. I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas conceituais são baseadas em uma visão cognitivista, a qual compreende que os conceitos abstratos subjacentes ao pensamento humano direcionam a linguagem bem como a forma com que nos referimos as coisas que nos cercam, de acordo com a forma que vemos o mundo (HENRIQUES, 2016). Desta formal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. As metáforas conceituais também são denominadas de ironia.
b. Na expressão linguística “Nosso relacionamento chegou a uma encruzilhada” temos a metáfora conceitual “O amor é um relacionamento”.
c. As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema.
“Gabarito:” Igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). “As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema” (HENRIQUES, 2016, p.51)
d. Em “O rato roeu a roupa do rei de Roma”, temos a presença da metáfora conceitual e da metonímia.
e. Em “Economize seu tempo”, temos a presença de uma metáfora conceitual. (economia = tempo)
Feedback
A resposta correta é: As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética
2- Retórica
3- Representação
4- Expressão
5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias
(__) exercício de influência sobre os interlocutores
(__) teoria do discurso
(__) linguagem referencial
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 4, 2, 5, 1, 3
b. 1, 2, 4, 3, 5
c. 3, 2, 4, 1, 5
d. 5, 4, 1, 3, 2
e. 4, 1, 5, 2, 3
Gabarito comentado: Sequência 4, 1, 5, 2, 3. As definições que seguem foram extraídas do Dicionário Houaiss: - Poética – parte dos estudos literários que se propõe a investigar os processos que dizem respeito às normas versificatórias dos textos, os componentes teóricos de que se revestem, bem como os compêndios de poética que, desde Aristóteles até os nossos dias, abordaram o assunto (POÉTICA, 2004). - Retórica – a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; a arte da palavra; conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência; oratória (RETÓRICA, 2004). As três funções da linguagem são: representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). A elas correspondem, respectivamente, as faculdades de inteligência, sensibilidade e desejo ou vontade. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p.9.
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
	Iniciado em
	domingo, 15 Set 2019, 19:33
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 15 Set 2019, 20:01
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que corresponde à sinônima da palavra léxico:
Escolha uma:
a. Vocabulário
b. Gramática
A palavra léxico é sinônima de “vocabulário”, e indica, portanto, o repertório total de palavras existentes numa determinada língua, mas pode também ter uma significação mais restrita, referindo-se, por exemplo, a uma relação de palavras usadas por um autor ou por um grupo social ou profissional. (HENRIQUES, 2016, p. 43). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 26-32.
c. Língua
d. Classificação
e. Palavra
Feedback
A resposta correta é: Vocabulário.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito, abaixo, sobre as relações expressivas entre a fala e a escrita:
“É o estudo da variação na altura, intensidade, tom, duração e ritmo da fala, (...).”(HENRIQUES, 2016, p. 30).
Escolha uma:
a. Homeoteleuto
b. Aliteração
c. Assonância
d. Harmonia imitativa
Resposta correta: A. Prosódia = o estudo da variação na altura, intensidade, tom, duração e ritmo da fala, vinculando-se, pois à ortoepia, que estuda a pronúncia correta das palavras. (HENRIQUES, 2016, p. 30). “A expressividade dos fonemas poderia passar despercebida, se os poetas não os repetissem a fim de chamar a atenção para a sua correspondência com o que exprimem”, diz Nilce Sant’Anna Martins (1989, p. 38), e podemos estender a afirmação aos publicitários, aos compositores, aos jornalistas e a qualquer um dos usuários da língua, quando agimos no processo de comunicação com o intuito de criar harmonia no que falamos. Os sons podem sugerir dentro da frase um valor expressivo para o que dizemos. Quando isso acontece, temos figuras de linguagem. Diferentemente, a utilização inexpressiva ou caótica da massa sonora caracterizará desvios a que chamamos vícios de linguagem. No campo da fonoestilística, esses recursos podem ter as seguintes denominações: Aliteração – é a repetição continuada dos mesmos sons consonantais, independente da posição que ocupam nas palavras, distribuídas em sequência ou com proximidade. (HENRIQUES, 2016, p. 30). Assonância – é a repetição vocálica em sílabas tônicas. (HENRIQUES, 2016, p. 31). Harmonia imitativa – ocorre quando a aliteração, combinada ou não com assonância, se associa à ideia que expressa. (HENRIQUES, 2016, p. 31). Homeoteleuto – é a coincidência de terminação, sobretudo em pontos sensíveis da cadeia sonora. (HENRIQUES, 2016, p. 32). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 26-32.
e. Prosódia
Feedback
As respostas corretas são: Prosódia, Aliteração, Harmonia imitativa
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No tópico 4.5, do livro didático de nossa disciplina, vimos que a forma de construção de uma frase pode insinuar ou revelar um valor expressivo par o que pretendemos comunicar e quando isso ocorre, temos as denominadas figuras de linguagem sintáticas (HENRIQUES, 2016, p. 72). Com base no conhecimento adquirido, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Em “Os corruptos, é preciso acabar com eles”, temos a presença de um anacoluto.
Em “Os corruptos, é preciso acabar com eles” temos a presença de um anacoluto, pois ocorre uma topicalização sem sequência sintática concreta.
b. A Anástrofe consiste na associação de um adjetivo a um substantivo que não é, do ponto de vista lógico, o seu determinado.
c. O pleonasmo consiste numa topicalidade que não possui sequência sintática concreta.
d. A síntese é uma figura de linguagem que se caracteriza pela omissão intencional de algum termo da oração.
e. Na elipse, a omissão é de uma palavra já empregada anteriormente, com forma gramatical diferente.
Feedback
A resposta correta é: Em “Os corruptos, é preciso acabar com eles”, temos a presença de um anacoluto..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desenvolver os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto (HENRIQUES, 2016, p. 80). Desta forma, sobre a sintaxe é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. um período ou frase verbal atua em suas relações discursivas e pragmáticas com o mundo que cerca o texto.
b. há em português dois tipos de orações, conforme sejam sintaticamente independentes – orações coordenadas, ou dependentes – orações subordinadas.
c. o estudo da Estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da expressividade, da pertinência e da coesão que existe no relacionamento que as orações mantêm entre si no enunciado.
Quando ocorre uma relação de dependência sintática entre orações de um período, há subordinação entre elas. A coordenação ocorre quando um período dispõe suas orações com independência sintática.
d. Se uma oração mantém no período uma relação de dependência sintática, dizemos que há coordenação entre elas.
e. decisão sobre as estruturas que devem figurar num período depende muito do conhecimento sintático, é claro, mas depende ainda mais da sensibilidade e da percepção estilística de quem escreve.
Feedback
A resposta correta é: Se uma oração mantém no período uma relação de dependência sintática, dizemos que há coordenação entre elas..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Preencha as lacunas convenientemente.
O acento característico da língua portuguesa é a _________, sendo chamada de tônica a vogal ou sílaba sobre a qual recai a intensidade e de átona a vogal ou sílaba não acentuada. Além da intensidade, também atuam na articulação dos sons da fala o ________ (efeito acústico resultante dos diversos graus de abertura da cavidade bucal), a _________ (sensação auditiva relacionada à intensidade do som) e a __________ (duração da emissão de um som). (HENRIQUES, 2016, p. 26).
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre a expressividade das vogais e das consoantes: articulação dos sons.
Escolha uma:
a. Intensidade, timbre, altura, quantidade.
b. Ritmo, altura, timbre, quantidade,
c. Entonação, quantidade, altura, timbre.
d. Vibração, quantidade, timbre, altura.
Os valores estilísticos podem ter uma natureza sonora e se expressam tanto no âmbito das palavras como dos enunciados. Intensidade: é o maior grau de força expiratória com que o som da fala é proferido, força que se manifesta acusticamente na maior ou menor amplitude de vibrações. Ritmo: é a distribuição de sons num enunciado, considerando de que modo eles se organizam ou se repetem a intervalos regulares, ou a espaços sensíveis quanto à duração e à acentuação. (HENRIQUES, 2016, p. 26). Entonação: é a variação de tom (fenômeno caracterizado por variações de altura no corpo do vocábulo, resultantes da velocidade e vibração das cordas vocais) que tem como domínio a sentença (oração, período ou frase). (HENRIQUES, 2016, p. 27).
REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 26-27.
e. Velocidade, timbre, altura, quantidade.
Feedback
A resposta correta é: Intensidade, timbre, altura, quantidade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo do verbo como elemento central da oração, o substantivo como núcleo de um termo, o adjetivo como um elemento periférico ou atributivo de outro, o advérbio como um determinante sobretudo dos verbos, quando entrelaçado, interligado, no âmbito da palavra (morfologicamente) e da oração ou da frase (sintaticamente) para permitir que alcancemos a competência discursiva ou textual, que caracteriza o saber expressivo de que fala Eugenio Coseriu (1992 apud HENRIQUES, 2016, p. 64):
- Saber elocutivo.
- Saber idiomático.
- Saber expressivo.
Por saber elocutivo, entende-se:
Escolha uma:
a. Domínio da morfologia.
b. Competência discursiva ou textual, isto é, a capacidade de construir textos em situações determinadas.
c. Competência linguística particular, isto é, a capacidade de falar em uma língua determinada.
d. Um bom conhecimento acerca das classes de palavras.
e. Competência linguística geral, isto é, a capacidade de falar.
Como a morfologia é o estudo dos valores associativos das formas linguísticas (os vocábulos) e a sintaxe é o estudo da inserção dessas formas linguísticas em enunciações lineares, é bastante pertinente a afirmação de Louis Hjelmslev (1971, p. 162), segundo a qual “malgrado todos os esforços, nunca se conseguiu separar completamente a morfologia da sintaxe”. Isso significa que ter um bom conhecimento acerca das classes de palavras é fundamental para entender a estrutura de uma oração e de um período. Lembremo-nos, por exemplo, que estudamos verbos, substantivos, adjetivos e advérbios nos livros e aulas de morfologia – suas flexões, significações, particularidades. Saber elocutivo: competência linguística geral, isto é, a capacidade de falar. Saber idiomático: competência linguísticaparticular, isto é, a capacidade de falar em uma língua determinada. Saber expressivo: competência discursiva ou textual, isto é, a capacidade de construir textos em situações determinadas. (HENRIQUES, 2016, p. 63- 64). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 63-64.
Feedback
A resposta correta é: Competência linguística geral, isto é, a capacidade de falar..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As palavras “bebemorar” e “paitrocínio” são exemplos neologismos lexicais. Assinale a alternativa que descreve a definição de neologismos lexicais. (HENRIQUES, 2016, p. 48):
Escolha uma:
a. Palavras novas, isto é, não dicionarizadas ou recém-dicionarizadas, que podem ser objetivamente caracterizadas tomando-se como referência.
A criação expressiva de palavras é uma prática bastante comum na língua portuguesa. Neologismos lexicais (ou formais). Palavras novas, isto é, não dicionarizadas ou recém-dicionarizadas, que podem ser objetivamente caracterizadas tomando-se como referência. Formados a partir de critérios muito variados, os neologismos lexicais podem constituir-se, num extremo, como a própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras. É o caso que Ieda Maria Alves (1990) denomina “neologismos fonológicos” (pela criação de um item lexical cujo significante é criado sem tomar como base nenhuma palavra preexistente). Palavras gramaticais: restringem-se ao âmbito interno da língua e de seus enunciados = artigos, preposições, conectivos e palavras dêiticas. Palavras lexicais: referem-se a processos ou âmbito interno da língua e de seus enunciados = verbos, nomes e advérbios. REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 46-48.
b. Âmbito interno da língua e de seus enunciados.
c. Referem-se a processos ou âmbito interno da língua e de seus enunciados.
d. Estabelecer coesão textual.
e. Incorporar significados novos a vocábulos já existentes.
Feedback
As respostas corretas são: Palavras novas, isto é, não dicionarizadas ou recém-dicionarizadas, que podem ser objetivamente caracterizadas tomando-se como referência., Incorporar significados novos a vocábulos já existentes., Âmbito interno da língua e de seus enunciados., Estabelecer coesão textual.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Tudo o que diz respeito à construção, ao uso e à escolha das palavras, pode sugerir dentro da frase um valor expressivo para o que pretendemos comunicar. Quando isso acontece, temos figuras de linguagem. (HENRIQUES, 2016, p. 50).
Analise as frases, abaixo, e as identifique como “metáfora” ou como “metonímia”.
“Teus olhos castanhos são estrelas fulgentes.” (______________)
“Andando por esses Brasis é que entendemos o povo.” (______________)
“Para mim, és um anjo, uma flor, um doce ursinho.” (______________)
“Saiu agorinha mesmo.” (______________)
“Nossos governantes são diafragmas.” (______________)
Agora, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a sequência correta:
Escolha uma:
a. Metáfora - metáfora – metonímia – metáfora - metáfora.
Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade, onde a base comparativa é o elemento implícito que admite a variedade interpretativa. (HENRIQUES, 2016, p. 50).
Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade, em que prevalece o entendimento de um vocábulo por outro porque ambos são postos no mesmo campo semântico denotativo. (HENRIQUES, 2016, p. 51). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 50-53.
b. Metonímia – metonímia - metáfora – metáfora - metonímia.
c. Metonímia - metáfora – metonímia – metáfora - metonímia.
d. Metáfora – metonímia – metáfora – metonímia – metáfora.
e. Metáfora - metáfora – metonímia – metáfora – metonímia .
Feedback
A resposta correta é: Metáfora – metonímia – metáfora – metonímia – metáfora..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No tópico 4.5 do livro de nossa disciplina, sobre Figuras da Linguagem, vimos que a decisão sobre a forma de se construir uma frase pode revelar um valor expressivo para o que se pretende comunicar, ocorrendo a presença de figuras de linguagem. Sobre as figuras de linguagem da estilística sintática podemos afirmar que:
I –O pleonasmo e o anacoluto são figuras de linguagem sintática, sendo que o pleonasmo sintático ocorre pela repetição enfática de um termo oracional, geralmente topicalizado; e, o anacoluto consiste numa topicalização que não tem sequência sintática concreta.
II – As figuras de linguagem sintática anástrofe, hipérbato e prolepse se caracterizam pela inversão; pela alteração intencional e expressiva da ordem direta de uma oração ou frase.
III - A ausência ou a reiteração de uma “conjunção coordenativa” pode ter efeito expressivo, que quando apresenta a ausência de conjunção é denominado de assíndeto e quanto apresenta a reiteração da conjunção, polissíndeto;
Escolha uma:
a. Apenas III está correta.
b. I, II e III estão corretas.
“Enquanto o pleonasmo sintático ocorre pela repetição enfática de um termo oracional, geralmente topicalizado, o anacoluto consiste numa topicalização que não tem sequência sintática concreta; [...] Inversão (anástrofe, hipérbato e prolepse) – A alteração intencional e expressiva da ordem direta de uma oração ou frase caracteriza algum dos casos de inversão. Assíndeto e Polissíndeto A ausência ou a reiteração de uma “conjunção coordenativa” pode ter efeito expressivo” (HENRIQUES, 2016, p.73).
c. II e III estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as palavras gramaticais, estudadas no tópico 3.2, de nosso livro didático, vimos que são pouco numerosas, mas muito frequentes nos enunciados, desempenhado funções importantes. Analise as assertivas apresentadas sobre essas palavras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I – As funções desempenhadas pelas palavras gramaticais são responsáveis por dar à mensagem que se quer transmitir o valor pretendido pelo emissor.
II – Uma das funções das palavras gramaticais é relacionar o enunciado com a situação de comunicação, indicando as funções da linguagem presentes no enunciado.
III – As palavras gramaticais são as únicas responsáveis pela coerência textual.
Escolha uma:
a. Apenas III está correta.
b. Apenas II está correta.
c. II e III estão corretas.
“Essas funções (das palavras gramaticais) são elementos-chave na construção de um texto e, paradoxalmente, embora sejam desempenhadas por um contingente pouco numeroso, carregam a responsabilidade de dar à mensagem que se quer transmitir o exato valor pretendido pelo emissor – a quem compete, em última análise, dominar plenamente o uso das palavras gramaticais (HENRIQUES, 2016, p.45).
d. Apenas I está correta.
e. I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas I está correta..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
	Iniciado em
	domingo, 15 Set 2019, 20:09
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 15 Set 2019, 20:27
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 4, do nosso material didático, observamos que, para uma comunicação realmente efetiva, devemos reunir de forma organizada um conjunto de palavras, combinando-as coerentemente de acordo com nossas intenções comunicativas. No português, essas combinações ocorrem na sintaxe da concordância e na sintaxe da colocação. Assinale a alternativa correta sobre elas.
Escolha uma:
a. a ordem direta ou lógica sempre é a mais recomendável ou a melhor, não podendo jamais ocorrer sua inversão.
b. No tocante à sintaxede colocação, a ordem direta (ou lógica) é a sequência em que o sujeito vem à esquerda do verbo, este precede os complementos, os circunstanciadores e os determinantes vêm depois dos determinados e os termos acessórios se posicionam à esquerda dos seus pares.
c. A aliteração é uma das possibilidades de concordância, envolvendo o procedimento de relacionar sintaticamente um elemento da frase ao que está implícito (em vez de explícito), descumprindo a regra básica de concordância.
d. O pleonasmo sintático consiste na topicalização que não tem sequência concreta, ocorrendo pela repetição de mais de um termo oracional.
É o que se chama de sintaxe de colocação e de sintaxe de concordância, e cada língua tem suas próprias regras quanto a isso. No português, há duas regras básicas de concordância: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa; o adjetivo concorda com o substantivo em gênero e número (HENRIQUES, 2016, p. 65).
e. No português, há duas regras básicas de concordância: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa; e, o adjetivo concorda com o substantivo em gênero e número.
Feedback
A resposta correta é: No português, há duas regras básicas de concordância: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa; e, o adjetivo concorda com o substantivo em gênero e número..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das questões que envolve as questões de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à sua conexão e segmentação diz respeito aos organizadores textuais e aos sinais de pontuação (HENRIQUES, 2006, p. 86). Em relação aos sinais de pontuação é correto afirmar.
Escolha uma:
a. O sistema de pontuação é apenas uma convenção gráfica, não tendo nenhuma função de reforço da escrita, destinada a organizar as relações e a proporção do discurso.
b. São empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos.
[...] os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos (HENRIQUES, 2016, p.86)
c. Esses sinais participam também de algumas funções da sintaxe: gramaticais, entonacionais, semânticas, discursivas e pragmáticas.
d. Esses sinais inibem algumas funções sintáticas, sejam elas gramaticais, entonacionais, semânticas, discursivas e pragmáticas.
e. Assim como os referentes, os sinais de pontuação têm por função estabelecer a dependência sintática ou não, entre os termos de uma oração.
Feedback
A resposta correta é: São empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o que estudamos no livro de nossa disciplina, no tópico 4.3 a frase só é integralmente linguística, ou seja, está em padrão de oração, quando contém linguisticamente em si todos os dados para a comunicação do seu assunto, sem que haja necessidade de completá-los com algum gesto ou e com uma situação concreta. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. a partir da perspectiva micro, o texto é uma reunião de termos, sintagmas e palavras que se organizam sucessivamente em um único processo: a tropicalidade. .
b. a partir da perspectiva micro, o texto é uma reunião de termos, sintagmas e palavras que se organizam discursivamente em um único processo: a sequenciação. .
c. a partir de uma perspectiva macro, o texto é uma reunião de frases, as quais não passam de uma reunião de termos, sintagmas e palavras.
d. a partir de uma perspectiva micro, o texto é um conjunto de unidades micro que se formam em busca de uma unidade sistêmica, organizada e construída progressivamente com base em dois processos gerais, a sequencialidade e a topicidade.
e. a partir de uma perspectiva macro, o texto é um conjunto de unidades micro (frases) que se formam em busca de uma unidade sistêmica, organizada e construída progressivamente com base em dois processos gerais, a sequencialidade e a topicidade.
“Se considerarmos o texto a partir de uma perspectiva micro, diremos que se trata de uma reunião de frases e que estas não passam de uma reunião de termos, sintagmas e palavras. Porém, por um ponto de vista macro, devemos admitir que um texto é um conjunto de unidades micro que se formam em busca de uma unidade sistêmica, organizada e construída progressivamente com base em dois processos gerais, a sequencialidade e a topicidade” (HENRIQUES, 2016, p.69).
Feedback
A resposta correta é: a partir de uma perspectiva macro, o texto é um conjunto de unidades micro (frases) que se formam em busca de uma unidade sistêmica, organizada e construída progressivamente com base em dois processos gerais, a sequencialidade e a topicidade..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2006, p. 69) nos apresenta que “Uma expressão linguística que refere ou aponta para alguma coisa no mundo não linguístico é uma expressão referencial” (TRASK, 2004, p. 251). Sobre esses fenômenos é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Os fenômenos referenciais, por se configurarem como práticas discursivas, são um caso expressivo da relação entre linguagem e realidade, algo que é reciprocamente constitutivo.
b. os fenômenos referenciais, por se configurarem como práticas discursivas, são um caso inexpressivo da relação entre linguagem e realidade, algo que é geralmente constitutivo.
c. os fenômenos referenciais, por se subordinarem a práticas dissociativas, são um caso de relação entre linguagem e realidade, algo que é reciprocamente constitutivo.
d. os fenômenos referenciais, por se configurarem como práticas inclusivas, são um caso linguístico da relação entre linguagem e realidade, algo que é reciprocamente constitutivo.
e. os fenômenos referenciais, por se subordinarem a práticas discursivas, são um caso expressivo da relação entre linguagem e criatividade, algo que é reciprocamente constitutivo.
“Uma expressão linguística que refere ou aponta para alguma coisa no mundo não linguístico é uma expressão referencial” (TRASK, 2004, p. 251), mas os fenômenos referenciais, por se configurarem como práticas discursivas, são um caso expressivo da relação entre linguagem e realidade, algo que é reciprocamente constitutivo” (HENRIQUES, 2016, p.69).
Feedback
A resposta correta é: Os fenômenos referenciais, por se configurarem como práticas discursivas, são um caso expressivo da relação entre linguagem e realidade, algo que é reciprocamente constitutivo..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que corresponde à seguinte definição: “incorporar significados novos a vocábulos já existentes”. (HENRIQUES, 2016, p. 49):
Escolha uma:
a. Palavra
b. Neologismo léxico
Neologismos semânticos (ou conceituais): incorporar significados novos a vocábulos já existentes. Os limites de identificação de valores semânticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos também novos. (HENRIQUES, 2016, p. 49). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 49.
c. Léxico oficial
d. Neologismo semântico
e. Língua portuguesa
Feedback
A resposta correta é: Neologismo semântico.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 4, do nosso material didático, observamos que para ser um usuário competente da língua precisamos desenvolver algumas habilidades, como ler e escrever. O estudo da análise sintática é ponto fundamental para atinjamos essas duas competências. Assim, quando nos comunicamos com alguém, reunimos de forma organizada um conjunto de palavras, combinando-as coerentemente de acordo com nossas intenções comunicativas. Essa combinação é denominada de “relacionamento sintático “e a análise sintática é o estudo dessas relações. Isto posto, assinale a alternativaincorreta sobre esse estudo.
Escolha uma:
a. A Semântica e a Estilística são parceiras da Sintaxe, tendo em vista que o entendimento de uma frase se relaciona com sua estrutura bem como coma as escolhas que o autor faz sobre sua organização, a partir da seleção de palavras que ele faz.
b. Em relação à organização das palavras na oração, temos a sintaxe de colocação e a sintaxe de concordância, sendo que cada língua tem suas próprias regras quanto a isso.
c. Topicalização é o termo usado para denominar o deslocamento de um sintagma de sua posição normal na frase para o início dela.
d. A melhor extensão para uma frase consiste na combinação da questão sintática com a escolha estilística, que levará em conta três perguntas, na busca do “saber expressivo” (de que pretende falar?;com quem pretende falar?; em que contexto pretende falar?).
“Cabe, porém, um lembrete: o domínio da sintaxe do português tem como pré-requisito o domínio da morfologia. São dois assuntos interligados, a ponto até de a toda hora nos depararmos com textos acadêmicos que empregam a palavra morfossintaxe” (HENRIQUES, 2016, P.63)
e. Para o domínio da sintaxe do português não existe pré-requisito, pois o estudo da sintaxe se estende aos diversos elementos que compõe a língua, sejam eles morfológicos, pragmáticos, semânticos ou fonológicos.
Feedback
A resposta correta é: Para o domínio da sintaxe do português não existe pré-requisito, pois o estudo da sintaxe se estende aos diversos elementos que compõe a língua, sejam eles morfológicos, pragmáticos, semânticos ou fonológicos..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As duas grandes correntes da Estilística são chamadas de “descritiva” e “idealista” e têm como principal diferença o enfoque dado ao objeto de seu estudo, ou seja, o texto. (HENRIQUES, 2016, p. 11).
Agora, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às vertentes da Estilística:
I (__) A Estilística descritiva volta-se para os aspectos afetivos da língua.
II (__) Os aspectos afetivos da língua estão a serviço do homem de forma viva, espontânea, porém sujeitos a um sistema expressivo que pode ser descrito e interpretado.
III (__) O que a Estilística descritiva tem como alvo é a sistematização dos meios que a língua nos oferece para exteriorizarmos nossas necessidades afetivas.
IV (__) A Estilística descritiva é a Estilística literária.
V (__) A Estilística idealista parte da reflexão, de cunho psicológico, a respeito dos desvios da linguagem em relação ao uso comum.
VI (__) A Estilística idealista considera que qualquer afastamento do uso linguístico normal decorre de alguma alteração do estado psíquico normal do escritor.
VII (__) Nesse sentido, a maneira pessoal de alguém se expressar é seu estilo, que reflete o mundo interior e a experiência de vida de quem escreve.
VIII (__) A Estilística idealista é a Estilística linguística .
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, F, V, V, V, V.
b. F, V, V, V, V, V, V, F.
c. V, F, V, V, F, V, V, V.
d. V, V, V, F, V, V, V, F.
Sequência V, V, V, F, V, V, V, F. As afirmativas I, II, III, V, VI E VII são verdadeiras. As afirmativas IV e VIII são falsas. A Estilística descritiva (Estilística lingüística) volta-se para os aspectos afetivos da língua. Para exemplificar, vejamos uma frase citada por José de Alencar (1829-1877) no “Posfácio” de Iracema como expressão bem popular de sua terra: “A mãe diz do filho que acalentou ao colo: Está dormindinho.”(ALENCAR, s.d., p. 273). O vocábulo “dormindinho” não é o diminutivo de “dormindo”, mas uma forma nominal do verbo acrescida da ideia de afetividade e carinho expressada pelo sufixo – inho. (HENRIQUES, 2016, p. 11). A Estilística idealista (Estilística literária) voltada especificamente para a produção literária, a Estilística idealista considera que toda obra encerra um mistério cuja compreensão depende basicamente da intuição de quem se investe do desejo de desvendar “os mistérios de criação de uma obra e dos efeitos dessa obra sobre os leitores” (MARTINS, 1989, p. 9).
REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 11.
e. V, F, V, F, F, V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, V, V, V, F..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Duas das habilidades principais de uma pessoa culta repousam nas atividades de ler e de escrever, ações que podem caracterizar não só nossas carreiras profissionais, mas também nossa vida como cidadãos.” “Nesse sentido, sempre que pretendemos empregar a linguagem com vistas à comunicação com nossos interlocutores nós o fazemos reunindo de modo organizado uma sequência de unidades lexicais (palavras), combinando-as coerentemente segundo nossas intenções comunicativas.” HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 62.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I - Ler e de escrever são ações que caracterizam a vida das pessoas como cidadãs.
PORQUE
II – O emprego da linguagem com sequência de palavras, combinando-as coerentemente ocorre comunicação oral ou escrita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
b. As duas afirmativas são proposições verdadeiras.
O estudo da Estilística sintática envolve necessariamente o conhecimento de alguns dos assuntos abordados nas aulas e leituras de análise sintática, isto é, a estrutura da frase, começando pelo domínio a respeito do funcionamento dos termos na oração. Para explicar como se alcança essa capacidade, retomo algumas das ideias que expus no livro Sintaxe: estudos descritivos da frase ao texto (HENRIQUES, 2008a, p. 15-16), com o objetivo de enfatizar a contribuição desse tipo de conhecimento em nossas escolhas estilísticas. (HENRIQUES, 2016, p. 62).O estudo da análise sintática é um dos pontos fundamentais na formação de quem se pretende um usuário competente de sua língua. Duas das habilidades principais de uma pessoa culta repousam nas atividades de ler e de escrever, ações que podem caracterizar não só nossas carreiras profissionais, mas também nossa vida como cidadãos. Nesse sentido, sempre que pretendemos empregar a linguagem com vistas à comunicação com nossos interlocutores nós o fazemos reunindo de modo organizado uma sequência de unidades lexicais (palavras), combinando-as coerentemente segundo nossas intenções comunicativas. Essa combinação é o que se chama de “relacionamento sintático”, pois a análise sintática é, em resumo, a análise das relações. (HENRIQUES, 2016, p. 63). REFERÊNCIA: HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e Pragmática. Curitiba: IESDE Brasil, 2016. p. 62-63.
c. As duas afirmativas são proposições falsas.
d. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
e. A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas são proposições verdadeiras..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Vimos em nossos estudos nesta disciplina, que a figura de linguagem denominada Metonímia, incluindo a sinédoque, trabalha com as relações de contiguidade, em que ocorre o uso de um vocábulo por outro, tendo em vista que ambos são colocados em um mesmo campo semântico denotativo (HENRIQUES, 2016, P. 51.)
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I) Juliana traga-me uma coca bem gelada.
II) Oxalá tenha razão.
III) Sinto muito, mas não posso ajudá-la. Não tenho maizena em casa.
IV) É como mergulhar no rio e não se molhar.
Escolha uma:
a. I e IV apresentam metonímia.
b. II e IV apresentam metonímia.
Em I e II os termos coca e maizena tomam a marca pelo produto estabelecendo uma relação de contiguidade semântica.
c. III e IV apresentam metonímia.
d. I e

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes