Buscar

Direito Processual Civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II    
	Aluno(a): Jj.cabeludo
	Matríc.:
	Acertos: 0,5 de 0,5
	16/10/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503384850)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao ato do Juiz ao receber a petição inicial, nos termos da Lei nº 13.105 de 2015, estaria correta a afirmativa:
		
	
	Nos termos do Código de Processo Civil de 2015, pode o juiz converter a ação individual em coletiva, remetendo o feito ao juízo competente.
	
	A improcedência liminar do pedido só ocorre para as causas em que a fase instrutória é dispensada, não havendo hipótese que independa desse requisito.
	 
	Indeferida a petição inicial ou julgado liminarmente improcedente o pedido, pode o juiz se retratar se interposta apelação contra a sentença.
	
	A carência de ação é fundamento para o indeferimento da petição inicial.
	
	Recebida a petição inicial pelo juiz, não sendo o caso de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido, o réu será citado para contestar o pedido de imediato.
	Respondido em 16/10/2019 20:48:16
	
Compare com a sua resposta: a) Sim. O maior temor do Judiciário sem dúvida é julgar duas vez o mesmo fato. Assim, como a ação rescisória foi feita dentro do prazo, e ainda, ofende a coisa julgada, terá sucesso o Réu, conforme artigo 966, IV do CPC.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503384609)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a competência no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.
	 
	É competente o foro de domicílio da mulher, para a ação de divórcio, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável.
	
	A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta.
	
	O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo.
	
	Antes da citação, a cláusula de eleição de foro, se abusiva, pode ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz; após a citação, incumbe ao réu alegar a abusividade da cláusula de eleição de foro na contestação, sob pena de preclusão.
	Respondido em 16/10/2019 20:52:20
	
Compare com a sua resposta: Não. Considerando os termos do §1º do art. 503 do NCPC o juiz federal não teria competência para julgar a questão da união estável de forma a torna-la questão sujeita à coisa julgada (como se questão principal fosse).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503384758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da audiência de conciliação e mediação prevista no NCPC, marque a opção correta:
		
	
	É impossível a marcação de mais de uma audiência.
	
	É optativa, não havendo qualquer sanção para a parte que faltar.
	
	O não comparecimento gera revelia automática, além da condenação por litigância de má-fé.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	 
	Trata-se de dispositivo que tem por objetivo propiciar outros meios para a composição dos interesses das partes.
	Respondido em 16/10/2019 21:16:29
	
Compare com a sua resposta: Não, conforme enunciado da súmula nº 343 do STF ¿Não cabe ação rescisória por ofensa a literal disposição de lei, quando a decisão rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretação controvertida nos tribunais¿. Jurisprudência posterior: Aplicação da Súmula 343 e natureza da discussão jurídica: " Conforme tese fixada no julgamento do Tema 136 da Repercussão Geral (RE nº 590.809/RS), não cabe ação rescisória quando o julgado estiver em harmonia com o entendimento firmado pelo Plenário do Supremo à época da formalização do acórdão rescindendo, ainda que ocorra posterior superação do precedente, sendo irrelevante a natureza da discussão posta no feito rescindendo (se constitucional ou infraconstitucional) para a observância do enunciado da Súmula STF nº 343."  (AR 2572 AgR, Relator Ministro Dias Toffoli, Tribunal Pleno, julgamento em 24.2.2017, DJe de 21.3.2017)
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503384666)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A incompetência do juízo, tal como prevista no CPC, pode assumir duas feições, de acordo com a natureza do vício e ainda com as consequências advindas de tal reconhecimento. O Código trata, então, da incompetência absoluta e da relativa. A respeito dessas modalidades de incompetência, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A incompetência relativa sempre pode ser conhecida de ofício pelo juiz.
	
	A incompetência absoluta gera a nulidade de todos os atos praticados no processo até seu reconhecimento. d) A incompetência absoluta é alegada como preliminar da contestação ou por petição nos autos.
	
	A incompetência relativa pode ser alegada a qualquer tempo.
	
	A incompetência relativa é alegada em exceção de incompetência
	 
	A incompetência absoluta é alegada como preliminar da contestação ou por petição nos autos.
	Respondido em 16/10/2019 21:19:24
	
Compare com a sua resposta: Em regra, os pedidos devem ser certos, contudo há a possibilidade de pedidos genéricos, quando nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados, quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato e quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503385087)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XIV Exame OAB - Nov/2017: Leilane, autora da ação de indenização por danos morais, proposta em face de Carlindo na 5ª Vara Cível da comarca da capital, informou, em sua petição inicial, que não possuía interesse na audiência de conciliação prevista no Art. 334 do CPC/15. Mesmo assim, o magistrado marcou a audiência de conciliação e ordenou a citação do réu. O réu, regularmente citado, manifestou interesse na realização da referida audiência, na qual apenas o réu compareceu. O juiz, então, aplicou à autora a multa de 2% sobre o valor da causa. Sobre o procedimento do magistrado, a partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O magistrado agiu corretamente, tendo em vista que a conduta da autora se caracteriza como um ato atentatório à dignidade da justiça.
	
	O magistrado não deveria ter marcado a audiência de conciliação, já que a autora informou, em sua petição inicial, que não possuía interesse.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	A manifestação de interesse do réu na realização da referida audiência pode ser feita em até 72 horas antes da sua realização.
	
	O magistrado deveria ter declarado o processo extinto sem resolução do mérito, e a multa não possui fundamento legal.
	Respondido em 16/10/2019 21:23:52
	
Compare com a sua resposta: A) No caso concreto, tendo em vista que houve julgamento do mérito, opera-se tanto a coisa julgada formal quanto a material. Isso quer dizer que a decisão concessiva, salvo em hipótese de ação rescisória, tornou-se definitiva, não podendo ser objeto de discussão no bojo do processo em que se formou (coisa julgada formal) nem em outro processo futuro (coisa julgada material). B) Não. O reconhecimento da união estável pela Justiça Federal se deu incidentalmente como questão prejudicial. Considerando que a Justiça Federal não é competente para decidir como questão principal acerca da ocorrência de união estável, sua apreciação não é apta a fazer coisa julgada, nos termos do Art. 503, § 1º, inciso III, do CPC/15. Em consequência, a Justiça Estadual poderá decidir de maneira diversa a respeito da configuração da relação de companheirismo.

Outros materiais