Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Classificação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Classificação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade
O princípio da entidade tem como objetivo o reconhecimento do patrimônio como objeto de estudo da contabilidade, afirmando, dessa forma, sua autonomia patrimonial. Aponte a alternativa que caracteriza o princípio da entidade.​​​​​​​
a) O postulado da entidade possui a dimensão jurídica, econômica, entre outras. (O postulado da entidade apresenta, além da jurídica, outras dimensões, tais como: a dimensão econômica, organizacional e social)
b) Para o princípio da entidade não há necessidade de uma diferenciação entre o patrimônio particular do universo e os patrimônios existentes.
c) O princípio da entidade abrange somente as sociedades beneficentes.
d) O objetivo do princípio da entidade centra-se na dependência direta do patrimônio em relação à entidade.
e) O princípio da entidade pode ser comprovado por meio da declaração de imposto de renda apresentado pela pessoa jurídica que é a mesma declaração apresentada pela pessoa física do sócio.
2) Conforme o artigo 6º da Resolução 750/93 do CFC, o princípio da oportunidade está relacionado à tempestividade e, ao mesmo tempo, à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações. Sobre este princípio, aponte a alternativa INCORRETA:
a) O princípio da oportunidade relaciona-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais com a finalidade de gerar informações íntegras.
b) De acordo com o princípio da oportunidade, a ausência de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua importância.
c) Conforme o princípio da oportunidade, o registro dos fatos contábeis envolverá somente os elementos quantitativos. (Abrange ainda empresários individuais, fundos de investimento e os governos, nas diferentes esferas do poder, bem como outras modalidades.)
d) A tempestividade do princípio da oportunidade exige que o registro seja realizado de forma imediata. Já a integridade do registro corresponde à fiel expressão do fenômeno patrimonial ocorrido.
e) A contabilidade governamental deve disponibilizar ao seu usuário, principalmente o interno, a informação que será utilizada no processo de tomada de decisão.
3) O princípio do registro pelo valor original, mencionado no artigo 7º da Resolução 750/93 CFC, afirma que os componentes do patrimônio deverão ser registrados pelos valores originais das transações no que se refere às transações relacionadas ao mundo exterior. Sobre este princípio, aponte a alternativa INCORRETA.
a) Os registros deverão ser expressos no valor presente na moeda do país, pois eles serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais.
b) De acordo com o princípio do registro pelo valor original, é importante considerar o custo histórico. Os ativos serão registrados pelos valores pagos, ou a serem pagos, em caixa ou equivalentes de caixa ou, ainda, pelo valor justo dos recursos entregues na data da aquisição.
c) Conforme o princípio do registro pelo valor original, os ativos serão incorporados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los, somado a todos os gastos.
d) De acordo com o princípio do registro pelo valor original, os fatos contábeis deverão ser efetuados no momento da sua realização.
e) O princípio do registro pelo valor original orienta-se quanto ao registro das transações da entidade na data posterior ao seu recebimento. (Conforme este princípio, o registro das transações da entidade devem ocorrer na data e de acordo com o valor de sua realização.)
4) O princípio da competência destaca que os efeitos das transações e outros eventos serão reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do seu pagamento ou recebimento. Entre as alternativas, aponte aquela que NÃO caracteriza o princípio da competência:
a) O princípio da competência determina as alterações no ativo ou no passivo resultando em um aumento ou diminuição do patrimônio líquido.
b) As receitas e as despesas, no princípio da competência, devem ser adicionadas na apuração do resultado do período em que ocorrerem.
c) De acordo com o princípio da competência, as receitas serão realizadas, por exemplo, quando, nas transações com terceiros, estes efetuarem o pagamento ou assumirem o compromisso de efetivá-lo futuramente.
d) O princípio da competência pressupõe que a entidade continuará operante no futuro. (Tal descrição corresponde ao princípio da continuidade, não ao princípio da competência.)
e) Quanto às despesas, o princípio da competência destaca que serão consideradas incorridas no exercício se, por exemplo, inexistir o correspondente valor ativo por transferência de sua propriedade para terceiros.
5) O princípio da prudência destaca a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo. Sobre este princípio, aponte a alternativa INCORRETA:
a) O princípio da prudência, com a finalidade de obter o menor patrimônio líquido entre aqueles possíveis diante de procedimentos diversos de avaliação, relaciona-se às variações patrimoniais posteriores às transações originais com o mundo exterior.
b) A aplicação do princípio da prudência ocorrerá, simultaneamente, com o princípio da competência.
c) O princípio da prudência destaca que sempre que se apresentarem, pelo menos, duas hipóteses igualmente válidas de serem realizadas, é preciso utilizar a que corresponder a um maior ativo. (O princípio da prudência destaca que a opção deverá ser dada a que corresponder a um menor ativo e/ou um maior passivo, o que atribuirá maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.)
d) O princípio da prudência afirma o emprego de certo grau de precaução relacionado ao julgamento das estimativas em certas condições de incerteza.
e) A prudência deve ser observada quando da existência de um ativo ou um passivo que já foram escriturados por determinados valores, respeitando os princípios do registro pelo valor original e da atualização monetária.

Continue navegando