Buscar

ESTUDO DE CASO BNCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 
MÓDULO/FASE Módulo A – Fase II DISCIPLINAS Cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica TEMA Implantação dos 20% EAD no Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 
PROBLEMA 
A educação brasileira passa constantemente por reformulação para atender os princípios sociais e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Desde 2014, os professores brasileiros estão discutindo as novas diretrizes, que abordam um conjunto de orientações que irão nortear os currículos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na história recente da educação brasileira, foram desenvolvidos vários documentos que norteavam como deveria ser o processo de aprendizagem e quais competências eram pretendidas para crianças em tenra idade até os jovens do Ensino Médio. Os documentos já foram intitulados de Referencial Nacional da Educação Infantil, Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. No ano de 2018, na Escola Estadual Miles Davis, os professores que atuam no Ensino Médio discutiram as mudanças propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando os princípios aventados que buscam promover a elevação da qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. O entendimento de currículo obrigatório em todo país facilita o desenvolvimento e preservação do Estado Nação, mas também é um limitador para trabalhar as regionalidades e promover uma formação que atenda às necessidades locais. Também foi necessário resgatar o entendimento dos professores a respeito do conceito de Competências, habilidades e atitudes que estão presentes na BNCC. Após um ano de discussão na Escola Estadual Miles Davis é que os professores reconhecem o novo cenário do Ensino Médio, mas a preocupação fundante no momento diz respeito a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do currículo proposto pela BNCC do Ensino Médio. Os professores percebendo que o ensino a distância é uma opção para a rede de ensino, e apesar dos jovens estarem conectados com as novas formas de aprender, existe também o despreparo pela ausência de formação dos professores, que foram formados em outras épocas, agrupando-se ainda a falta de infraestrutura tecnológica. Mesmo reconhecendo que o assunto passará ainda por discussões regionais nos Conselhos Estaduais de Educação, e que no ensino diurno a carga máxima a distância poderá chegar a 20% do total de horas, deverá ser adotada preferencialmente nos itinerários formativos. Numa carga de 3.000 horas, 600 horas poderão ser a distância. No ensino noturno, em razão das especificidades do estudante em relação a questões como trânsito e trabalho, a carga a distância pode alcançar até 30%. Considerando-se 3.000 horas, seriam 900 horas. As normas para o ensino a distância são definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.
QUESTÕES NORTEADORAS
Embora a situação da implantação dos 20% EAD no Ensino Médio ainda esteja em discussão, os professores da Escola Estadual Miles Davis, apesar de reconhecerem que os Estados precisam normatizar, reconhecem que na infraestrutura atual não existe possibilidade do oferecimento de 20% à distância no Ensino Médio com o mínimo de qualidade pedagógica. No caso da Escola Estadual Miles Davis, para que se mantenham os princípios pedagógicos e curriculares no Ensino Médio a partir da nova BNCC, a equipe em que VOCÊ faz parte precisa apontar cinco (05) possibilidades para que a escola implante os 20% no Ensino Médio, tendo como princípio escola pública, sem recursos financeiros e que os professores precisam passar por capacitação. Quais são as cinco (5) possiblidades que você indica? *Responda no formato de resposta-texto entre 500 e 800 caracteres.

Outros materiais