Buscar

Atividade Avaliativa Aulas 9 e 10

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa Aulas 9 e 10
1. Quais os requisitos necessários para se ingressar com um requerimento de falência no judiciário? Qual será o Juízo competente? Por quê?
Impontualidade injustificada - quando o devedor, sem razão que o direito considere relevante, deixa de pagar, no vencimento, uma obrigação líquida (que se refere a valor determinado), e certa (que conste de um título), como por exemplo: um cheque ou uma duplicada, que tenha sido devidamente protestada, ou quaisquer outros títulos executivos, cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 salários mínimos na data do pedido de falência.
Execução frustrada – a execução é o mecanismo jurídico para fazer o devedor cumprir com sua obrigação de pagar o devido. E uma execução é considerada frustrada quando o devedor não paga o débito, ou não deposita bens para esse pagamento, ou ainda deixa de indicar bens de sua propriedade para serem penhorados. Nesse caso, o credor está autorizado a pedir sua falência, independentemente do valor devido.
Atos de falência, ou atos suspeitos - São atos que, como o próprio nome indica, geram a suspeita de que o devedor se encontre em grave crise patrimonial, podendo colocar em risco os direitos de seus credores.
O juízo competente para a declaração da falência é o juiz cível do local do estabelecimento principal do devedor ou da casa filial de outra situada fora do Brasil.
2. Enumere de forma detalhada os órgãos da falência, indicando suas atribuições.
Na lei atual, o juiz é o órgão obrigatório e tem função de regente da falência e da recuperação judicial de empresas, pois é indispensável na condução do processo do devedor em crise. O Ministério Público, atua como fiscal da lei, função primeira da instituição. Passou a atuar no processo falimentar somente após a sentença declaratória de quebra. O administrador judicial, em verdade não é administrador, e em verdade ele é apenas um fiscalizador do falido e somente atuará efetivamente como administrador no espaço e tempo em que o administrador do falido for afastado da condução de seus negócios, até que seja indicado pela assembleia geral de credores um gestor judicial. O comitê de credores é órgão tido como inovador na LF, entretanto sua existência já havia sido delineada na antiga lei; e pôr fim a assembleia geral de credores é um órgão colegiado deliberativo que possui função de examinar, debater e decidir as matérias de sua competência, e que estão arroladas no art.35, I e II da LRF
3. Em que consiste a função social da empresa?
A Função Social é um dos princípios que trouxe maior grau de justiça nas relações sociais, objetivando evitar os abusos individuais e promover a coletivização A função social da empresa representa um conjunto de fenômenos importantes para coletividade e é indispensável para a satisfação dos interesses inerentes à atividade econômica.
4. Estabeleça um paralelo comparativo, indicando as principais semelhanças e distinções entre recuperação judicial e extrajudicial.
A recuperação judicial é o processo que tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. 
As recuperações judicial e extrajudicial são reguladas pela lei 11.101/2005, que também trata da falência. A diferença básica entre a recuperação judicial e a extrajudicial é que, na primeira, todo o processamento ocorre através de uma ação judicial proposta pela empresa, sem a anuência ou participação prévia dos credores. Já na recuperação extrajudicial, a empresa e os credores, que podem ter os seus créditos incluídos, promovem uma negociação prévia que, posteriormente, é homologada pelo poder judiciário.
O artigo 50 da Lei 11.101/05: “Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.”
A recuperação extrajudicial é meio de negociação com credores, desde que tenham sido preenchidos os requisitos do artigo 48 da Lei 11.101/05 e outros requisitos previstos na lei.
A recuperação extrajudicial não será feita no Judiciário, mas a negociação será homologada em juízo.
5.Quais são as restrições que sofre a pessoa do falido, em decorrência da falência?
Quanto á pessoa do falido a sentença declaratória da falência inova a ordem jurídica criando novas situações jurídicas para o empresário falido. A parti da decretação da falência, surgem, de maneira imediata, duas restrições de direito quais sejam: sua inabilitação para o exercício de qualquer atividade empresarial e a perda do direito de administração ou de livre disposição de seus bens. A falência não acarreta a sua incapacidade civil, mas gera restrições aos seus direitos, sobretudo nos direitos patrimoniais. Desse modo, os principais efeitos da sentença declaratória da falência quanto à pessoa do falido estão relacionados à perda do direito de dispor e administrar os bens que compõem o seu patrimônio.
A sentença declaratória da falência gera também certas obrigações ao empresário falido. O art. 104 da Lei de Falências estabelece as seguintes obrigações ao empresário falido:
a) assinar nos autos o termo de comparecimento e as declarações a que alude o inciso I do referido dispositivo legal;
b) depositar em cartório os livros obrigatórios;
c) não se ausentar do lugar da falência, sem motivo justo e comunicação expressa ao juiz, deixando, para tanto, procurador devidamente constituído;
d) comparecer a todos os atos da falência, podendo ser representado por procurador, quando não for indispensável a sua presença;
e) entregar todos os bens, livros e documentos ao administrador judicial, indicando-lhe, para serem arrecadados, os bens de sua propriedade que porventura estejam em poder de terceiros;
f) prestar as informações sobre circunstâncias e fatos que interessem à falência quando reclamadas pelo Juiz, administrador judicial, representante do Ministério Público, ou credores;
g) auxiliar o administrador judicial com zelo e presteza;
h) examinar as habilitações de crédito apresentadas;
i) assistir ao levantamento, à verificação do balanço e ao exame dos livros;
j) apresentar, no prazo fixado pelo juiz, a relação de seus credores; e
k) examinar e dar parecer sobre as contas do síndico.
O empresário falido responderá por crime de desobediência sempre que faltar ao cumprimento de quaisquer dessas obrigações (Lei 11.101/05, art. 104, § único).
6. Pesquise no site do STJ jurisprudências sobre recuperação judicial e acrescente a sua interpretação do inteiro teor do acórdão. Para efetuar a pesquisa acesse http://www.stj.jus.br/SCON/ digite na pesquisa livre -recuperação judicial - pesquisar - acesse acórdãos - copie e cole a ementa. Faça sua interpretação.
Ementa
AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL. APROVAÇÃO DO PLANO. NOVAÇÃO. EXECUÇÕES
INDIVIDUAIS AJUIZADAS CONTRA A RECUPERANDA. EXTINÇÃO.
1. "A novação resultante da concessão da recuperação judicial após
aprovado o plano em assembleia é sui generis, e as execuções
individuais ajuizadas contra a própria devedora devem ser extintas,
e não apenas suspensas" (REsp 1272697/DF, Rel. Ministro Luis Felipe
Salomão, Quarta Turma, julgado em 02/06/2015, DJe 18/06/2015).
2. Agravo interno não provido.
O agravo interno é recurso que o CPC regula em seu art. 1.021. É cabível contra decisões monocráticas proferidas nos Tribunais, e permite que se garanta a colegialidade típica desses órgãos jurisdicionais. Neste estudo será examinado este recurso, analisando-se sua natureza, seu cabimento, seus efeitos e seu processamento.
A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consisteem criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária.
Esta ementa teve o agravo interno não provido isso significa que o processo instaurado foi recusado e é considerado sem efeito.

Continue navegando