A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliando Aprendizado - Fisioterapia na Saude da Familia

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201704672237)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Portaria 399/2006 representou uma modificação nas relações do sistema de saúde, modificando os mecanismos de repasse de recursos e reorientando as ações a serem priorizadas pelo SUS. O Pacto pela Vida, no qual, estão expressas as prioridades, podem estar relacionadas a, EXCETO:
		
	 
	Enfrentamento das doenças endêmicas e emergentes.
	 
	Controle do câncer de mama.
	 
	Fortalecimento das ações de atenção básica.
	 
	Fortalecimento das ações de promoção de saúde.
	 
	Enfrentamento das desigualdades econômicas das regiões.
	Respondido em 17/10/2019 15:28:31
	
Compare com a sua resposta: RESPOSTA: a) O ALUNO DEVERÁ DESCREVER SOBRE O AVANÇO TECNOLÓGICO EM MEDICAMENTOS E APARELHOS QUE PERMITIRAM O AUMENTO DA PERSPECTIVA DE VIDA E TAMBÉM SOBRE O PLANEJAMENTO FAMILIAR E A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO O QUE PERMITIU UMA DIMINUIÇÃO NAS TAXAS DE NATILIDADE INFANTIL. b) O ALUNO DEVERÁ DESCREVER DUAS AÇÕES QUE O FISIOTERAPEUTA REALIZA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE, EXEMPLO OS EXERCICIOS LABORAIS PARA A TERCEIRA IDADE.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704672088)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta:
		
	
	Dispõe sobre a organização e as atribuições do Conselho Nacional de Saúde;
	
	Dispõe sobre os critérios de habilitação dos municípios.
	
	Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde;
	
	Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS;
	 
	Dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde;
	Respondido em 17/10/2019 15:28:41
	
Compare com a sua resposta: O conceito ampliado de saúde é encarado como um estado positivo e dinâmico de bem-estar que integra os aspectos físico e mental (ausência de doenças), ambiental (ajustamento do ambiente), pessoal e emocional (auto-realização pessoal e afetiva), e sócio-ecológico (comprometimento com a igualdade social e preservação do meio-ambiente). OU: Pg 204:É a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704672102)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A participação comunitária na gestão do SUS tem como objetivo:
		
	
	Regulamentar as decisões sobre as coberturas dos serviços de saúde no nível complementar.
	
	Controlar, disciplinar e reprimir a população.
	
	Incluir aspectos econômicos e financeiros nas homologações.
	 
	Representar os poderes constituídos nas esferas secundárias do governo.
	
	Incrementar a participação e controle social.
	Respondido em 17/10/2019 15:28:42
	
Compare com a sua resposta: Com a efetivação da Lei Eloy Chaves inicia-se a previdência social brasileira e a organização, ainda inicial, de acesso aos bens de direito humanos. Tal conquista sofre interferências política; fato que motivou lutas e conquistas que faz eclodir na VIII CNS o Sistema Único de Saúde.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704672390)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o artigo 200º da Constituição Federal de 1988, é INCORRETO afirmar que ao sistema único de saúde compete:
		
	
	Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
	
	Executar as ações de vigilância sanitária.
	 
	Participar exclusivamente da formulação da política de saneamento básico, sendo a execução reponsabilidade de outros setores governamentais.
	
	Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle do seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
	
	Executar as ações de vigilância epidemiológica
	Respondido em 17/10/2019 15:28:54
	
Compare com a sua resposta: Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais. Eqüidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o principio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704672370)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avanços e Desafios desde a Criação do Sistema Único de Saúde, seus avanços e desafios , marque a opção correta
		
	 
	O Sistema Único de Saúde ¿ SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 (atual Lei fundamental e suprema do Brasil), tem como objetivo e finalidade o acesso integral, universal e igualitário a toda a população brasileira
	
	O Sistema Único de Saúde ¿ SUS, criado pela Constituição Federal de 1998 (atual Lei fundamental e suprema do Brasil), tem como objetivo e finalidade o acesso integral, universal e igualitário a toda a população brasileira
	
	O Sistema Único de Saúde ¿ SUS, criado pela Constituição Federal de 1930 (atual Lei fundamental e suprema do Brasil),na era de getulio vargas e tem como objetivo e finalidade o acesso integral, universal e igualitário a toda a população brasileira
	
	todas estão erradas
	
	O Sistema Único de Saúde ¿ SUS, criado pela Constituição Federal de 1938 (atual Lei fundamental e suprema do Brasil), na era Getúlio vargas e tem como objetivo a criação do INPS
	Respondido em 17/10/2019 15:29:09
	
Compare com a sua resposta: Equidade