A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 2 Epistemologia Convergente

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Epistemologia Convergente
Atente para a citação:
“[...] os estudos ligados aos aspectos da vida cotidiana deveriam preocupar-se com o grau de consciência dos atores sobre a condução dos seus destinos, individuais ou coletivos. Deveriam, ainda, buscar a compreensão do nível de racionalidade e irracionalidade presente nas práticas sociais, seguindo tendências imersas na história da sociedade em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Braga, Gustavo Bastos. Fiúza, Ana Louise Carvalho. Remoaldo, Paula Cristina Almeida. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 45, mai/ago., 2017. p. 370-396. http://www.scielo.br/pdf/soc/v19n45/1517-4522-soc-19-45-00370.pdf. Acesso em 10 set. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base A Psicopedagogia em um Diálogo Multidisciplinar sobre a sociedade atual, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A sociedade atual demonstra ter um movimento mais lento, onde as informações fluem com menor rapidez e sem superposição de tarefas.
	
	B
	A sociedade atual mostra-se pouco tolerante com a diferença, encaminhando para avaliação médica e psicopedagógica as crianças que não respondem ao esperado.
Você acertou!
“Uma sociedade que tem no movimento incessante, na rapidez dos acontecimentos e na superposição das tarefas o seu estilo de viver [...] se mostra uma sociedade pouco tolerante com a diferença, e desenvolveu como prática o encaminhamento para avaliação psicológica, médica e psicopedagógica as crianças que não respondem ao esperado e são taxadas de disléxicas, hiperativas, pouco esforçadas, alienadas. Uma sociedade que perdeu o contato com as suas raízes e mergulha no afã do aqui e agora, nas inúmeras tarefas a realizar e não se detém para incorporar valores e significados daquilo que faz. O homem que abandonou a sua natureza ludens para impor o fardo de um trabalho árduo e sem sentido; que leva as crianças e os jovens ao consumo exagerado no e do aqui e agora; e leva também aos consultórios aqueles que perdem e necessitam resgatar o sentido de suas existências e de suas aprendizagens. Para incorporar a ideia de amarração das várias dimensões do homem que se integram em seu processo de ser e estar no mundo, portanto, de aprender, a Psicopedagogia coloca o foco na possibilidade de resgatar os fios condutores das vivências dos sujeitos” (texto-base, p. 119).
	
	C
	Há um aumento do contato das pessoas com as suas raízes, aumentando o autoconhecimento e proporcionando uma sociedade menos alienada.
	
	D
	Um das característica dessa sociedade é o consumo consciente e um profundo incentivo ao autoconhecimento.
	
	E
	A principal característica dessa sociedade é a realização de tarefas para incorporação de valores e significados, algo que vai na contramão da psicopedagogia.
Questão 2/5 - Epistemologia Convergente
Leia o fragmento de texto:
“[...] a importância da informação, como um bem social, discordando do modo como a atual Sociedade da Informação a considera: como matéria-prima para o desenvolvimento da livre concorrência econômica, sem atribuir a devida importância ao desenvolvimento cultural e social da humanidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Dziekaniak, Gisele; Rover, Aires. Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/14246. Acesso em 09 set. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base: A Psicopedagogia em um Diálogo Multidisciplinar sobre a fragmentação do conhecimento, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As mudanças de perspectiva na forma de tratar o conhecimento surgem a partir da consideração da realidade como acessível e do conhecimento como fragmentado.
	
	B
	Não favorece a compreensão das relações entre os homens, visto que essas relações envolvem situações e fenômenos complexos. 
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base, “Tais mudanças de perspectiva na forma de tratar o conhecimento surgem a partir da consideração da realidade como complexa e da constatação que o conhecimento fragmentado ao analisar cada parte da realidade separadamente [...] não favorece uma compreensão da multidimensionalidade de um fenômeno observado. [...] As relações entre os homens geram fenômenos e situações altamente complexas [...] que, para a sua compreensão, se faz necessária a participação, a interação e a colaboração das várias áreas do conhecimento. [...] nessa perspectiva, os processos de aprendizagem como um dos fenômenos de alta complexidade, cuja compreensão requer uma integração e um diálogo entre várias áreas [...]. O homem mobiliza estruturas diferentes para aprender [...] estruturas essas que acionadas e mobilizadas ou imobilizadas, a depender dos processos relacionais, sociais, culturais” (texto-base, p. 118).
	
	C
	A análise do conhecimento fragmentado favorece uma compreensão da multidimensionalidade de um fenômeno observado.
	
	D
	Nessa perspectiva, os processos de aprendizagem como um fenômeno de baixa complexidade requerem a integração e o diálogo entre várias áreas.
	
	E
	O homem não mobiliza estruturas diferentes para aprender, por isso não é necessário que se observe os fenômenos a partir de diferentes processos.
Questão 3/5 - Epistemologia Convergente
Considere o extrato de texto:
“Atualmente são outras as maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, em que a afetividade, as relações, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados. Na sociedade da informação, aprende-se a reaprender, a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar, a interagir, a integrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, o grupal e o social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Ramos, Patrícia Edí.  Vivendo uma nova era: a tecnologia e o homem, ambos integrantes de uma sociedade que progride rumo ao desenvolvimento. http://www.mt.gov.br/web/seduc/-/vivendo-uma-nova-era-a-tecnologia-e-o-homem-ambos-integrantes-de-uma-sociedade-que-progride-rumo-ao-desenvolvimen-1. Acesso em 09 set. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base A Psicopedagogia em um Diálogo Multidisciplinar sobre o homem no mundo atual, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Há uma superposição na vivência dos fenômenos reais, imaginários e virtuais, que impõem uma nova lógica das categorias de tempo e espaço.
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base, “As condições de vida no mundo atual trazem [...] uma superposição na vivência dos fenômenos reais, imaginários e virtuais, que impõem uma nova lógica das categorias de tempo e espaço [...]. Estamos diante do homem cujo risco é perder o contato direto consigo próprio, mergulhado nas intensas solicitações que o mundo lhe impõe, fazendo com que se distancie de si mesmo e de sua história. A inquietude do homem da atualidade se constitui em desafio que requer das ciências humanas uma transitividade entre a rigidez e a fragmentação, mantendo o princípio da diversidade e da criatividade [...] o desafio de realização das propostas multidisciplinares [...] a integração dos vários conhecimentos sobre o homem e a aproximação desses conhecimentos [...]. Nestas reflexões sobre o mundo vivido hoje se colocam como foco as crianças e os jovens que sofrem as consequências desses efeitos diretamente em seus processos de aprendizagem” (texto-base, p. 119).
	
	B
	No mundo atual, a tendência do homem é cada vez mais ter conhecimento sobre si e sobre sua história.
	
	C
	Um dos comportamentos ausentes na atualidade é a inquietude, tal fato beneficia a aprendizagem das crianças.
	
	D
	Uma das características da atualidade é a integração e aproximação dos conhecimentos sobre o homem. 
	
	E
	As crianças e os jovens não são afetados pela fragmentação