PROJETO TCC ADM ESTÁCIO
2 pág.

PROJETO TCC ADM ESTÁCIO


DisciplinaPré-projeto de Tcc Administraçaõ15 materiais203 seguidores
Pré-visualização1 página
TEMA
Assédio Moral nas organizações.
TÍTULO
"Um câncer chamado ASSÉDIO MORAL."
QUESTÃO DE ESTUDO
Como o RH pode contribuir para a redução do Assédio Moral dentro das organizações?
HIPÓTESE
O RH de cada instituição, é de grande influência dentro da mesma, trabalhar com palestras e projetos de convivência, seria de grande valia para tratar tal problema.
OBJETIVO GERAL
Discutir as contribuições do RH objetivando a redução de conflitos dentro da organização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Causas do assédio Moral
O aumento da competição por espaço no mercado de trabalho, já foi considerada uma das maiores causas de assédio dentro das organizações. Muitos vitimam seus colegas de equipe, simplesmente por não conseguirem se destacar tanto quanto seus demais companheiros. 
Muitos assediados que tem família ou possuem uma idade já avançada não reagem por medo de perderem seus empregos, o que da munição aos agressores para continuarem com suas posturas inadequadas.
Muitos agressores por pressão de seus superiores descontam sua irritabilidade em seus subordinados de forma gratuita.
 Tipos de Assédio Moral
 Assédio descendente
É o mais comum dos assédios, é vertical, de cima (chefia) para baixo (subordinados). Seus objetivo principal é desestabilizar o trabalhador de forma que produza mais por menos, sempre levando o indivíduo a pensar que nunca esta atingindo os objetivos da empresa, o que na maioria dos casos, já foi ultrapassado. 
 Assédio ascendente
É o mais raro, também de forma vertical mas de baixo (subordinado) para cima (chefia). É mais difícil de acontecer, pois acontece geralmente quando um grupo de subordinados vai contra a chefia, em grupo pois dificilmente um subordinado isoladamente não conseguiria desestabilizar um superior. Suas principais causas são subordinados com excesso de ambição excessiva, onde geralmente existe um ou dois que causam influência nos demais, desejando o posto de seu superior.
 Assédio paritário
Este se da de forma horizontal (subordinado para subordinado), quando um determinado grupo isola e assedia um membro de sua equipe ou não, tendo como causa eliminar concorrentes, principalmente quando ele começa a se destacar com frequência diante de seus superiores.
Principais fases do Assédio Moral
 1ª fase
É totalmente normal e caietável que surjam conflitos fentro das empresas devido as diferenças de interesses, logo, surgem problemas que as vezes são solucionados de forma positiva com diálogos ou que ao contrário podem ser o inicio de um problema bem mais profundo, o que pode dar inicio a segunda fase.
 2ª fase
Nesta fase de assédio, o agressor começa a por em prática toda a estratégia de exposição e humilhação da vítima, se valendo de uma série de atitudes perversas com o único intuito de expor, ridicularizar, isolar e humilhar a vítima
 3ª fase
A esta altura, a vítima já não é capaz de crer no que esta passando, não consegue entender o por que de estar vivendo tudo aquilo, e tenta durante todo o tempo não deixar evidente o que esta sentindo diante dos demais.
4º fase
Esta é a classificada fase de marginalização ou exclusão da vida laboral, e pode gerar o abandono do trabalho por parte da vítima. Em alguns casos muitos extremos, os trabalhadores acuados podem chegar ao extremo e dar cabo de suas vidas.