Buscar

APOL OBJETIVA II Curriculo e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir:
Currículos] "são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. [...] Há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (Org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9.
Considerando a informação dada e conforme a vídeoaula 2 da disciplina Currículo e Sociedade assinale a alternativa que apresenta nomes de educadores que contribuíram para o início da discussão sobre currículo.
Nota: 20.0
	
	A
	Bobbit, Tyler e Bauman
	
	B
	Aristóteles, Platão e Sócrates
	
	C
	Dewey, Bobbitt e Tyler
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c). Os educadores que contribuíram para o início da discussão sobre currículo foram Dewey, Bobbit e Tyler. Assim, as demais alternativas tornam-se inválidas (vídeoaula 2, Tema 1, tela 7, 3’18’’ a 8’31’’).
	
	D
	Paulo Freire, Maria Montessori e Saussure
	
	E
	Dewey, Freud e Paulo Freire
�
Questão 2/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “[Conforme Soares, a] a escola produz efeitos fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos alunos, e ainda que ela assuma funções que antes eram de responsabilidade apenas da família e das comunidades locais e religiosas, a grande expectativa social, principalmente dos pais dos alunos, sobre essa instituição está relacionada à aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Renata Barbosa; VIANNA, Carlos Alberto Fonseca Jardim; SANTOS, Sirley Brandão dos. Materiais didáticos alternativos para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual. In: DÍAZ, Miguel. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 99. <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/170/1/Educacao%20Inclusiva.pdf>. Acesso em 28 dez. 2014.
 Tendo em vista os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Educação Inclusiva, relacione corretamente cada uma das suas dimensões, enumeradas a seguir, às suas respectivas características:
1. Dimensão social da inclusão
2. Dimensão profissional
3. Dimensão individual
4. Dimensão cognitiva
(  ) Relaciona-se à capacidade de aprender que todos os indivíduos possuem, uns com mais facilidades, outros com mais dificuldades.
(  ) A inclusão escolar não deve ser vista apenas como uma forma de “socializar” os indivíduos portadores de necessidades especiais, mas deve pensar em práticas pedagógicas que viabilizem a apreensão dos conhecimentos específicos e acadêmicos a todos os educandos.
(  ) Esta dimensão corresponde ao que a educação representa na vida no indivíduo incluso, independente do que a sociedade estabeleceu como padrão de importância.
(  ) A função educativa, relacionada com o respeito à diversidade, promove meios para que haja a inserção de todos os indivíduos na sociedade, independente das diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de raça, de gênero e outros.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1
Você acertou!
A alternativa correta é: a) 4 – 2 – 3 – 1.
Dimensão social da inclusão: A função educativa, relacionada com o respeito à diversidade, promove meios para que haja a inserção de todos os indivíduos na sociedade, independente das diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de raça, de gênero e outros.
Dimensão profissional: A inclusão escolar não deve ser vista apenas como uma forma de “socializar” os indivíduos portadores de necessidades especiais, mas deve pensar práticas pedagógicas que viabilizem a apreensão dos conhecimentos específicos e acadêmicos a todos os educandos.
Dimensão individual: Esta dimensão corresponde ao que a educação representa na vida no indivíduo incluso, independente do que a sociedade estabeleceu como padrão de importância.
Dimensão cognitiva: Relaciona-se à capacidade de aprender, a qual todos os indivíduos possuem, uns com mais facilidades outros com mais dificuldade (livro-base, p. 126-128).
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 4 – 3
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4
	
	E
	1 – 2 – 3 – 1
�
Questão 3/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Considere a informação a seguir:
 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934, mas sua primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61), seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, na qual essa Lei assumiu a versão que utilizamos atualmente.
 Texto elaborado pelo autor da questão.
 Sobre esta Lei e conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Norteia a organização curricular, mas não define a forma como esse currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica.
Você acertou!
A LDB norteia a organização curricular, mas não define a forma como esse currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica; também não dá as respostas às questões o que ensinar, como ensinar e para que ensinar, pois essas serão explicitadas na proposta pedagógica, que deve ser elaborada pelos professores (livro-base, p. 163-168).
	
	B
	Dá as respostas às questões: o que ensinar, como ensinar e para que ensinar, para nortear, assim, da melhor forma, a elaboração do currículo na escola.
	
	C
	Essa Lei estabelece como objetivo primordial do Ensino Fundamental o de formar o educando para o trabalho técnico, destaca, portanto, nessa fase do ensino a educação tecnológica básica.
	
	D
	Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação na esfera nacional; essa deve ser acatada na sua integralidade
	
	E
	A LDB apresenta aspectos a serem adotados pela escola, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular.
�
Questão 4/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
 Tendo em vista a citação apresentada e o livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a pedagogia tecnicista, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do indivíduo para o mercado de trabalho e com enfoque nas suas experiências.
	
	B
	Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto político e econômico do final da década de 1940 e a influência francesa no Brasil.
	
	C
	Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada para a produtividade, para a eficiência e para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
	
	D
	A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do Brasil no final da década de 1960 e sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
Você acertou!
O tecnicismo foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfasena produtividade. Os acordos que levaram a implantação do tecnicismo foram feitos entre Brasil e EUA. O currículo desse ideário deve contemplar conteúdos baseados nos princípios científicos e manuais que visam a objetivos e a habilidades que levem à competência técnica a partir de procedimentos e estratégias que possibilitem o controle efetivo dos resultados com ênfase nos meios e nas instruções programadas (livro-base, p. 61,62).
	
	E
	Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver a competência teórica do aluno.
�
Questão 5/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Atente para a seguinte citação:
“É na relação ensino-aprendizagem e, mais especificamente, no sucesso dessa última que toda didática ganha sentido. O ato educativo tem como característica a intencionalidade, ou seja, é uma ação proposital que visa um fim, o qual, por sua vez, depende das concepções dos atores presentes no ato educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. Curitiba: IBPEX, 2008, p.105.
Com base nos conteúdos abordados no livro Didática e nas discussões das aulas, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, abordagem que ganha espaço como método de ensino a partir dos anos 1980.
Nota: 20.0
	
	A
	O professor é o detentor do conhecimento, que auxilia o aluno na sistematização deste em sua vida.
	
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
Você acertou!
Nesta abordagem a interação entre professor e aluno se dá pela atuação do professor como mediador entre o saber sistematizado e a prática social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente. Assim o centro do processo não está nem no professor nem no aluno, mas está na práxis social de ambos. (Livro-base, p.43-44).
	
	C
	O aluno é visto como uma tábula rasa, devendo estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro deste processo repousa no planejamento, que está atento às demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o espaço onde desenvolve-se o processo de transmissão de conhecimentos.
 
�
_1632875571.unknown
_1632875575.unknown
_1632875577.unknown
_1632875578.unknown
_1632875576.unknown
_1632875573.unknown
_1632875574.unknown
_1632875572.unknown
_1632875563.unknown
_1632875567.unknown
_1632875569.unknown
_1632875570.unknown
_1632875568.unknown
_1632875565.unknown
_1632875566.unknown
_1632875564.unknown
_1632875559.unknown
_1632875561.unknown
_1632875562.unknown
_1632875560.unknown
_1632875557.unknown
_1632875558.unknown
_1632875555.unknown
_1632875556.unknown
_1632875554.unknown

Outros materiais