Buscar

avaliação individual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:433515) ( peso.:1,50)
	Prova:
	7944213
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O segundo mandato de Getúlio Dorneles Vargas, que vigorou entre 1950 e 1954, desenvolveu-se em um contexto de forte crise política com as forças armadas, crise que foi deflagrada ainda em 1946, quando ocorreu a deposição de Vargas. Logo, as condições de governabilidade de Vargas desestruturaram-se e novas alianças e acordos precisaram ser selados. Sobre as estratégias e as alianças políticas que Vargas lançou mão para galgar o seu segundo mandato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vargas experimentou o caminho das urnas e obteve menos da metade dos votos válidos, o que deu margem de contestação aos grupos da oposição. 
(    ) Precisou compor seu governo a partir da ampla negociação com vários partidos, entre eles PSD, PTB, PSP e UDN.
(    ) O discuso de Vargas continuou sendo o do nacionalismo econômico e participação do Estado no desenvolvimento industrial.
(    ) Vargas obteve condições favoráveis de governabilidade quando aceitou que o governo brasileiro ficaria com a metade inferior, ou seja, 49%, da Petrobras. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	Tendo em vista a governabilidade e o fortalecimento do aparato administrativo, Getúlio Vargas desenvolveu ações em três direções. Partindo dessa informação, analise as seguintes sentenças:    
I- Definiu um novo padrão de relações políticas entre o Governo Federal e os estados.
II- Ampliou a importância e o papel desempenhado pelo Exército.
III- Promoveu a criação de instituições com abrangência nacional, principalmente aquelas ligadas à economia.
IV- Desenvolveu políticas que facilitaram a entrada de capital estrangeiro no país.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Entre os anos de 1920 e 1930, o cenário político brasileiro sofreu diversos abalos. Dentre eles, pode-se relacionar a contestação da Política do "Café com Leite" por parte das regiões do Brasil que não eram contempladas no revesamento no poder, a fundação do partido político Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Tenentismo e, no campo das artes, a Semana da Arte Moderna. Como a Semana da Arte Moderna, um evento que reunia escritores e artistas plásticos, pode ser considerada mobilizadora de questões políticas? 
I- Dentre os valores defendidos pelos participantes, encontravam-se os de superar a influência estrangeira no país e buscava-se as próprias formas e expressões artísticas.
II- O movimento tecia fortes críticas ao cenário de desigualdades e injustiças sociais, fazia crítica aos conchavos políticos e anunciava a necessidade de ruptura com o passado. 
III- O movimento preocupava-se em trazer para o Brasil as tendências artísticas que circulavam no cenário internacional, que era predominantemente comunista/socialista.
IV- O movimento advogava no sentido de que o Brasil deveria voltar-se para a matriz cultural norte-americana e deixar seus receptores somente às tradições europeias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A Revolução Constitucionalista, deflagrada no ano de 1932, nos primeiros anos de governo de Getúlio Vargas, chegou a ser noticiada no exterior como uma guerra civil, assim como foi interpretada de forma distorcida por parte do Governo Federal. Houve enfrentamentos entre as tropas do governo e de diversos segmentos da população. Com relação ao caráter da Revolução Constitucionalista de 1932, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi um momento liderado pelas centrais sindicais e pelos trabalhadores da indústria que reclamavam por direitos trabalhistas.
	 b)
	Tratou-se de um movimento que almejava a derrubada do governo de Vargas e a separação do estado de São Paulo do restante do Brasil.
	 c)
	Havia forte insatisfação por parte de representantes políticos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
	 d)
	Havia forte insatisfação com relação ao regime de governo adotado por Vargas em meio às lideranças políticas e militares do estado de São Paulo.
	5.
	Durante o governo de Juscelino o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, cujo lema era ?Cinquenta anos em cinco?, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes sentenças: 
I- Juscelino não abre mão do intervencionismo estatal e fecha a economia para investimentos estrangeiros.
II- Uma diferença marcante do modelo de desenvolvimento econômico adotado por Juscelino com relação ao conduzido por Vargas foi o investimento maciço na produção de bens duráveis.
III- Durante o governo de Juscelino ocorreu o surgimento de novas cidades, a exemplo da nova capital, Brasília (maior ícone do projeto de modernização do Brasil).
IV- O resultado mais imediato do tipo de política econômica adotado por Juscelino foi a elevação do índice de inflação e a contração de uma pesada dívida externa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Pátria, Sociedade e Família.
	 b)
	Sociedade, Deus e Família.
	 c)
	Estado, Poder e Família.
	 d)
	Deus, Pátria e Família.
	7.
	Entre os anos de 1930-1940, o cenário político brasileiro e um governo que procurava amenizar os impactos da desagregação da economia agrícola se preocupava em atender às expectativas das massas populares. Este cenário era caracterizado por uma produção industrial insipiente, mas que deveria ser fortalecida e ampliada e, ao mesmo tempo, alinhar-se às orientações de um mercado internacional que tendia ao liberalismo econômico. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na região Nordeste, em especial no interior das cidade de São Paulo e Minas Gerais.
	 b)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sul, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	 c)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	 d)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
	8.
	Getúlio Vargas é considerado um governante polêmico, porém subsistiu no governo do Brasil ao longo de quase 20 anos. Seu governo foi intercalado
tanto pelo regime democrático (1950-1954), chegando ao poder por eleições populares. Contudo, chegou ao governo (1930) por meio de revolução e depois implantou o regime de Estado Novo (1937-1945), o que pode também ser entendido como uma ditadura. Sobre o período de governo de Vargas, denominado Estado Novo (1937-1945), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O governo Vargas dedicou-se em empreender o desenvolvimento econômico, que foi direcionado à produção industrial, demandou a presença da força de trabalho nos meios urbanos e forçou um intenso processo de urbanização.
(    ) As Forças Armadas foram criadas ao longo do Estado Novo, demonstrando forte inclinação nacionalista e colaboradoras do movimento pela modernização industrial do país.
(    ) As estratégias de Vargas para com a acomodação dos conflitos sociais foram pontuais. No que diz respeito aos trabalhadores urbanos, promoveu mudanças na legislação trabalhista pautadas em ganhos nas condições de vida.
(    ) Os sindicatos dos anos de 1940, de instrumentos de luta, passam à condição de agentes promotores da harmonia social e instituições prestadoras de serviços assistenciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Getúlio Vargas (1882-1954) é considerado um dos mais importantes e polêmicos presidentes do história política do Brasil. Vargas esteve no governo do país em dois momentos políticos diferentes, de 1930 a 1945 e 1950 a 1954. Em seu governo, ocorreu a Segunda Guerra Mundial, bem como a criação da empresa de exploração de petróleo, a Petrobras. Sobre outros elementos do governo de Vargas, analise as seguintes sentenças: 
I- Vargas ascendeu ao governo através da Revolução de 1930.
II- Vargas governou a partir de 1937 por meio do golpe de estado, que ficou conhecido como Estado Novo.
III- Vargas foi reeleito por três vezes consecutivas e permaneceu no cargo de presidente entre os anos de 1930-1945.
IV- Vargas foi eleito por vias democráticas em 1950 e permaneceu no poder até o ano de 1954, ano de seu suicídio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	A década de 1920 no Brasil foi um período bastante conturbado, na qual foram implementadas medidas políticas a fim de amenizar os impactos que eram oriundos do cenário internacional. O cenário internacional se encontrava abalado, com forte crise e recessão econômica do período entre guerras. Levando em consideração esse contexto e a dinâmica política, econômica e cultural na qual o Brasil se encontrava inserido, analise as sentenças a seguir: 
I- No cenário cultural, a década de 1920 foi marcada pela Semana de Arte Moderna, que consistia em um movimento artístico com várias propostas de olhar e pensar a produção artística brasileira.
II- O cenário político foi marcado pela fundação do Partido Comunista, responsável por liderar o movimento integralista.
III- No plano econômico, o Brasil sofreu com a crise de 1929 e seu principal produto de exportação, o café, foi desvalorizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais