A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Religiões Comparadas Apol 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

De acordo com os conteúdos do livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel - Capítulo 1 - Introdução às religiões comparadas sobre a fé cristã, é correto afirmar que o cristianismo é considerado:
Nota: 20.0
	
	A
	Politeísta
	
	B
	Monoteísta
Você acertou!
“O cristianismo é monoteísta, ou seja, há somente um Deus” (livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel, p. 12).
	
	C
	Hinduísta
	
	D
	Babista
	
	E
	Budista
Questão 2/5 - Religiões Comparadas
Leia o seguinte trecho de texto: 
“O cristianismo encontra-se fundado numa compreensão de um Deus que é comunhão, de um Deus que integra as diferenças: de um Deus que [...] não [é] solidão. Ele suscita a diferença, não por estar marcado pela insuficiência, mas justamente por ser comunhão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, F. A experiência de Deus nas religiões. Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 111-148, 2000. p. 126. 
O autor do trecho de texto acima destaca o caráter intracomunitário do Deus cristão. Essa característica, de acordo com os conteúdos do livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel - Capítulo 1 - Introdução às religiões comparadas, é cognominada:
Nota: 20.0
	
	A
	Monoteísmo tridentino
	
	B
	Monoteísmo tripartido
	
	C
	Monoteísmo trinitário
Você acertou!
: “O cristianismo é monoteísta, ou seja, há somente um Deus, mas ele é trino (um deus em três Pessoas e não três deuses): Pai, Filho e Espírito Santo” (livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel, p. 12).
	
	D
	Monoteísmo de Trento
	
	E
	Monoteísmo palestino
Questão 3/5 - Religiões Comparadas
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A análise da construção do hinduísmo como uma religião moderna implica considerar processos de auto identificação significativamente influenciadas por relações de alteridade. O artigo detém-se, em primeiro lugar, no exame das relações coloniais de dominação entre Grã-Bretanha e Índia, entre os séculos 18 e 20, e, por conseguinte, em processos de reinterpretação da noção de pertença à comunidade religiosa, então caracterizada como comunidade hindu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de Santos. Identidade e religião hindu na Índia Britânica. REVER: Revista de Estudos da Religião, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 152-178, jun. 2014. <https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/20272>. Acesso em 03 set. 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel - Capítulo 1 - Introdução às religiões comparadas sobre o hinduísmo, é correto afirmar que os fundamentos dessa religião abrangem o período de:
Nota: 20.0
	
	A
	2800 – 2000 a.C
	
	B
	1800 – 1000 a.C.
Você acertou!
“Na Índia, não existe apenas uma religião, mas diversas, sendo o hinduísmo a maior delas [...]. Seus fundamentos abrangem um período que vai do século XVIII ao X a.C., na Índia, tendo influência da religião bramânica” (livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel, p. 23).
	
	C
	1500 – 500 a.C.
	
	D
	1200 – 600 a.C.
	
	E
	1000 – 1800 d.C.
Questão 4/5 - Religiões Comparadas
Considere a seguinte passagem de texto: 
“Embora Lutero fosse autor de várias obras que se tornaram em best sellers de seus dias, seu desejo principal era que a Bíblia fosse estudada e seu temor era de que, em lugar da Bíblia, fossem lidos seus livros. Em sua resposta aos dois amigos, ele escreveu: ‘Eu desejaria, que eles [meus escritos] fossem todos consumidos [pelo fogo], pois não reconheço nenhum como minha obra autêntica, exceto, entretanto, o De servo arbítrio e o Catecismo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWAMBACH, C. Evangelização no horizonte da vontade cativa: Desafios da antropologia da reforma protestante. Vox Scripturae, São Bento do Sul, v. XVI, n. 2, p. 38-123, out. 2008. p. 47. 
Conforme os conteúdos do livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel - Capítulo 1 - Introdução às religiões comparadas sobre a Bíblia, é correto afirmar que, entre os livros do Antigo Testamento (AT) e do Novo Testamento (NT) dentro da perspectiva protestante, ela é composta de:
Nota: 20.0
	
	A
	73 livros: 46 do AT e 27 do NT.
	
	B
	66 livros: 40 do AT e 26 do NT.
	
	C
	100 livros: 50 do AT e 50 do NT.
	
	D
	73 livros: 39 do AT e 34 do NT.
	
	E
	66 livros: 39 do AT e 27 do NT.
Você acertou!
“A Bíblia [...] [é] composta de 66 pequenos livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento” (livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel, p. 12).
Questão 5/5 - Religiões Comparadas
Atente para a seguinte citação: 
“Vida cristã é processo, caminhada de fé em fé. A descoberta de Lutero da justificação pela fé por exclusiva graça de Deus significou liberdade de um passado que oprimia e libertação para uma nova vida cristã em testemunho e vivência do evangelho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZWETSCH, R. De fé em fé, caminhamos! Por uma teologia da missão evangélica luterana no chão brasileiro. In: Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 45, n. 2, p. 166-183, 2005. p. 169. 
Conforme os conteúdos do livro-base História das religiões, apocalipse e história de Israel - Capítulo 1 - Introdução às religiões comparadas sobre o cristianismo, é correto afirmar que o seu período de fundação ocorreu por volta dos anos:
Nota: 20.0
	
	A
	30-33 d.C

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.