Buscar

AV CINESIO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403160912)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O exercício realizado pelo fisioterapeuta é chamado de:
		
	
	exercicio ativo
	
	exercicio angular
	
	exercicio dinamico
	
	exercicio linear
	 
	exercicio passivo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402887551)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O músculo quadríceps é responsável pela extensão da articulação do joelho, no entanto, a porção do reto anterior participa de outro movimento:
		
	
	Rotação externa do quadril
	 
	Flexão da articulação do quadril
	
	Abdução do quadril
	
	Adução do quadril
	
	Rotação interna do quadril
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402708700)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Entre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e este recurso terapêutico, assinale a alternativa INCORRETA
		
	 
	A cinesioterapia é contra-indicada quando há formação de tecido cicatricial inadequado, levando a retração de músculos, tendões e pele, e nas condições em que as limitações interferem nas atividades da vida diária (AVDs).
	
	O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência; treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas.
	
	O programa de exercícios para cada paciente é determinado de acordo com suas necessidades e baseia-se na avaliação da incapacidade do paciente. A modalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clínica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, teste de força muscular e de amplitude articular de movimento
	
	O comprometimento osteomuscular pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. A avaliação irá determinar qual técnica cinesioterápica irá ser aplicada.
	
	Os fisioterapeutas aplicam a cinesioterapia para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos musculoesqueléticos ou cardiopulmonares, as limitações da atividade e as restrições do movimento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403154686)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre EXERCÍCIOS ATIVO-RESISTIDOS, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	Servem exclusivamente para aumento de força muscular;
	
	Devem ser executados em posições confortáveis com colocação adequada das mãos do terapeuta;
	
	Devem ser evitadas compensações ou movimentos substitutos de articulações adjacentes.
	
	Podem ser realizados manualmente ou mecanicamente;
	
	Em caso de processo inflamatório agudo, é ideal resolver o quadro inflamatório e a dor para que então sejam realizados exercícios resistidos isotônicos;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403147553)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Que tipo de contração muscular é realizada quando o paciente realiza um determinado movimento e, durante o mesmo, o músculo agonista é encurtado?
		
	
	Contração isomêtrica
	 
	Contração concêntrica
	
	Contração excêntrica
	
	Contração isocinética
	
	Contração dinâmica
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201402050204)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para pacientes que apresentem restrições articulares e falhas na artrocinemática da Articulação Glenoumeral, acarretando perda de Amplitude Articular para flexão de ombro, qual das técnicas de mobilização articular é a mais adequada?
		
	
	Mobilização Escapular no sentido caudal.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Superior que consiste em estabilização da Escápula e superiozação da cabeça umeral.
	 
	Mobilização de Cápsula Articular Posterior que consiste em estabilização da Escápula e posteriorização da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Inferior que consiste em estabilização da Escápula e inferiozação da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Anterior que consiste em estabilização da Escápula e anteriorização da cabeça umeral.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201402049419)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam três recursos de alongamento. Um deles exerce tensão transversal à direção das fibras. Este é o:
		
	
	Alongamento separando a inserção da origem
	
	Alongamento Longitudinal
	
	Alongamento Balístico
	 
	Alongamento Lateral
	
	Alongamento Passivo
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201402261408)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	
	amplitude de movimento passiva.
	
	trabalho linear.
	
	artrocinemática.
	 
	osteocinemática.
	
	hipermobilidade.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201402266392)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa incorreta.
		
	
	São exemplos de tratamento com exercícios fisioterapêuticos, exercícios de equilíbrio, controle neuromuscular e exercícios de estabilização da postura.
	
	Eixo são linhas reais ou imaginárias em torno dos quais ocorrem os movimentos.
	 
	Os planos são derivados das dimensões no espaço e paralelos uns aos outros.
	
	Os programas de exercícios fisioterapêuticos elaborados por Fisioterapeutas são individualizados para as necessidades particulares de cada paciente.
	
	Exercício terapêutico é o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201402878423)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A cinesioterapia tem como objetivo corrigir ou prevenir deficiências, restaurar ou melhorar a função física e prevenir ou reduzir os fatores de risco relacionados com a saúde. Programas de exercícios terapêuticos projetados por fisioterapeutas são individualizados para as necessidades específicas de cada paciente. Diante disto, marque a alternativa correta:
		
	
	Protocolos de cinesioterapia para dor envolvem exercícios de propriocepção e fortalecimento.
	
	O relaxamento muscular é melhor obtido pelo alongamento ativo assistido com movimentos rápidos.
	
	Através do teste muscular pode-se propor determinado tipo de exercício que seja ideal para realizar com o paciente. Músculos com força de grau 2+ devem ser realizados exercícios passivos para ganho de força muscular.
	 
	a aprendizagem motora necessária no início do tratamento é influenciada por muitas variáveis, algumas delas é como o terapeuta facilita esta aprendizagem baseado no estilo de aprendizado: cinestésico, visual ou auditivo. A compreensão destas variáveis e seu impacto na aprendizagem motora é necessário para desenvolver um melhor treinamento funcional.
	
	Na primeira fase da reabilitação do paciente submetido à cirurgia do ombro, para evitar a hipotrofia muscular e melhorar a estabilidade dinâmica, o programa deve conter exercícios ativos contra resistência máxima até o limite doloroso.
		
	1a Questão (Ref.:201403178958)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os conceitos de Cadeia Cinética Fechada (CCF) e Cadeia Cinética Aberta (CCA) já foram incorporados à prática dos fisioterapeutas. Abaixo estão algumas características comuns de ambos os tipos de exercícios. Correlacione o tipo de cadeia com suas respectivas características. I. CCF II. CCA ( ) Contrações musculares predominantemente concêntricas ( ) Maiores forças de compressão articular que desencadeiam menor cisalhamento ( ) Estabilização originada por meios externos( ) Estabilização originada pela congruência da articulação Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	I / I / II / II
	 
	II / II / I / I
	 
	II / I / I / II
	 
	I / II / I / II
	 
	II / I / II / I
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403147553)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Que tipo de contração muscular é realizada quando o paciente realiza um determinado movimento e, durante o mesmo, o músculo agonista é encurtado?
		
	
	Contração dinâmica
	
	Contração isomêtrica
	
	Contração isocinética
	
	Contração excêntrica
	 
	Contração concêntrica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403175206)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Paciente sexo masculino, 60 anos, acima do peso, foi submetido a cirurgia ortopédica, no Hospital de Traumato Ortopedia (H.T.O) devido a fratura do tornozelo E, com aplicação de um parafuso maleolar, ficou imobilizado com o gesso até consolidação da fratura (6 semanas) . Somente após 2 meses foi encaminhado para avaliação fisioterapêutica e durante a sua avaliação o fisioterapeuta observou rigidez articular. Em relação a biomecânica do movimento articular , marque a resposta certa:
		
	
	Giro , rolamento e deslizamento são movimentos osteocinemáticos.
	
	Flexão, extensão, abdução e adução são exemplos de movimentos acessórios (artrocinemáticos).
	 
	Os movimentos acessório (artrocinemáticos) normais devem acontecer para que a amplitude total de movimento fisiológico (osteocinemático) ocorra.
	
	O rolamento deve acompanhar a regra do côncavo-convexo.
	
	Quando um paciente apresenta uma hipomobilidade do ombro o primeiro movimento a ser trabalhado serão os fisiológicos (osteocinemáticos).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403169242)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre cinesioterapia julgue os itens abaixo I- O ganho de ADM é o objetivo principal quando utilizamos as técnicas de exercício ativo livre II- Quando o paciente não é colaborativo o fisioterapeuta fica limitado ao exercício ativo assistido como conduta de tratamento para manutenção da ADM III- O exercício ativo resistido tem como foco principal o ganho de força IV- O exercício passivo é o único indicado para paciente em estado de coma. V - Delorme não é uma técnica utilizada em exercícios ativo livre. Estão corretas somente as afirmativas:
		
	
	II ,III e V
	 
	III, IV e V
	 
	I ,II e IV
	
	I, III e IV
	
	I , II e V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403161098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.
		
	
	Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
	
	A amplitude de movimento é uma propriedade da natureza muscular, obtida somente por meio do alongamento, que representa uma função de flexibilidade.
	
	Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e depois alongar o encurtado.
	
	Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular oposto ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a força excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.
	 
	Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
	1a Questão (Ref.:201403154650)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As mobilizações articular periféricas intra-articulares destacam-se como manobras manuais destinadas a aumentar a ADM articular, melhorar a dor e preparar a articulação para exercícios de alavanca mais vigorosos, como flexão e abdução. Analisando um desses tipos de mobilizações utilizadas no tratamento de um paciente com restrição fibrótica e diminuição ampla da ADM dessa articulação, assinale a alternativa que descreve como o movimento de TRAÇÃO do ombro é realizado:
		
	
	Deslocamento da cabeça do úmero para baixo
	 
	Movimento de puxar a cabeça do úmero para lateral, estabilizando a porção distal do úmero
	
	Deslocamento da cabeça do úmero para cima
	
	Aproximação entre cabeça do úmero e cavidade glenóide
	
	Deslocamento da cabeça do úmero para frente
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403160409)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A cinesioterapia, ou a terapia pelo movimento, estuda diversos procedimentos que tem com objetivo recuperar a função dos mesmos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	O uso terapêutico de resistência em um programa de exercício, aplicada manual ou mecanicamente tem como objetivo aumentar a flexibilidade muscular
	 
	A justificativa neurofisiológica para a utilização das atividades de reabilitação em cadeia cinética fechada é a estimulação do sistema proprioceptivo
	
	Pode-se desenvolver dor muscular mais facilmente como resultado de exercícios concêntricos em comparação aos exercícios excêntricos
	
	Quando um músculo se contrai ao máximo e encurta (contração excêntrica) ele não pode gerar tanta tensão como quando se contrai maximamente e alonga (contração concêntrica).
	
	O exercício de contrações intermitentes de baixa intensidade, feitos contra pouca ou nenhuma resistência é considerado exercício do tipo excêntrico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402689443)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacionam-se aos movimentos que ocorrem dentro da articulação e descrevem a distensibilidade ou ¿frouxidão¿ na cápsula articular, que permitem que os ossos se movam amplamente, sendo base para realização das técnicas de mobilização articular:
		
	
	Movimentos osteocinemáticos
	
	Manipulação passiva
	
	Movimentos integrantes
	 
	Movimentos artrocinemáticos
	
	Movimentos fisiológicos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402602759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402588012)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptivas usadas para alongamento, também chamadas de alongamento ativo ou alongamento facilitativo, integram propositalmente contrações musculares ativas nas manobras parafacilitar ou inibir a ativação muscular e aumentar o alongamento. Entre elas encontra-se a contração do agonista, que implica:
		
	
	contrair excentricamente o músculo que está limitando a amplitude;
	 
	contrair concentricamente o músculo oposto ao que está limitando a amplitude;
	
	contrair isométricamente o músculo oposto ao que está limitando a amplitude;
	
	contrair isométricamente o músculo que está limitando a amplitude;
	
	contrair concentricamente o músculo que está limitando a amplitude.
	1a Questão (Ref.:201402050051)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A eficiência de um alongamento passivo em um músculo ou grupo muscular vai depender da boa capacidade de se afastar os pontos de origem e inserção deste músculo ou grupo muscular, por isto, o posicionamento dos diversos segmentos corporais e a postura do paciente que está sendo alongado são fatores que interferem nesta eficiência de alongamento e na proteção de lesões em casos de posicionamento incorreto realizado durante o alongamento. Qual das alternativas abaixo promove uma otimização do alongamento do Reto Femoral e evitam que o paciente tenha uma lesão decorrente de um alongamento realizado de forma incorreta?
		
	
	Deve-se incluir a extensão de joelho para o alongamento deste grupo muscular.
	
	É importante manter os músculos paravertebrais contraídos evitando que a pelve fique em anteversão durante o alongamento.
	
	Deve-se incluir a flexão de quadril para o alongamento deste grupo muscular.
	 
	Quanto maior estabilização lombo pélvica com a lordose fisiológica mantida em estado neutro, melhor será a eficiência do alongamento e também será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante aumentar a lordose lombar ao máximo, melhor será a eficiência do alongamento e também será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402049175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O equilíbrio lombo-pélvico é mantido por uma sinergia muscular de quatro quadrantes que se relacionam e se cruzam na altura do trocanter maior (quadrante ântero-superior: músculos abdominais, íliopsoas; quadrante póstero-inferior: glúteo máximo, piriforme, pélvico-trocanterianos e isquiotibiais; quadrante póstero-superior: paravertebrais lombares, quadrado lombar, latíssimo do dorso e quadrante ântero-inferior: tensor da fáscia lata, adutores, sartório, retofemoral). Conhecer a relação entre os quadrantes permite entender o movimento produzido na pelve diante do enfraquecimento dos músculos que compõem cada um deles. Assim, assinale a alternativa que contém a relação correta entre os quadrantes e a posição da pelve (desarranjo) produzida por seu enfraquecimento muscular, respectivamente:
		
	
	O quadrante ântero-superior tem relação com o quadrante póstero-inferior; retroversão pélvica
	
	O quadrante póstero-superior tem relação com o quadrante ântero-superior; retroversão pélvica
	
	O quadrante póstero-superior tem relação com o quadrante ântero-inferior; anteversão pélvica
	 
	O quadrante ântero-superior tem relação com o quadrante póstero-inferior; anteversão pélvica
	
	O quadrante póstero-inferior tem relação com o quadrante ântero-inferior; anteversão pélvica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402760950)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os exercícios passivos são aqueles que o fisioterapeuta realiza as movimentações no corpo do paciente enquanto este não ajuda ativamente na terapia. Diante do exposto, marque a opção FALSA sobre os benefícios dos mesmos.
		
	
	Manter a integridade articular
	
	Prevenir aderências capsulares
	
	Prevenir contraturas musculares
	 
	Aumentar a força e tônus muscular
	
	Estimular o sistema circulatório
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403026213)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	INCA 1995 - De Lorme descreveu uma técnica de exercício resistido progressivo que faz uso facilmente da sobrecarga literalmente aumentado. A técnica de De Lorme para o fortalecimento do músculo quadríceps consiste em 3 ciclos de 10 sessões, com os seguintes percentuais de 10 RM (Resistência Máxima):
		
	
	10, 50 e 100%
	 
	50, 75 e 100%
	
	25, 50 e 100%
	
	25, 50 e 75%
	
	100, 75, 50%
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403169241)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os recursos da cinesioterapia estão descrito nas normas clássicas de exercícios, entre eles técnicas com mobilização passiva e ativa. Mas o fisioterapeuta tem participação ativa em todas elas , sendo este um diferencial no tratamento PORQUE Como o fisioterapeuta tem o conhecimento e sabe o limite que pode exigir do paciente, sua participação na realização dos exercícios se torna essencial .
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são falsas
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
		
1a Questão (Ref.:201402049150)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os exercícios de alongamento que utilizam os princípios da facilitação neuromuscular proprioceptiva possuem grande eficácia em recuperar a elasticidade e plasticidade dos tecidos moles, aumentar o fluxo sanguíneo local, recuperar a mobilidade e gerar relaxamento, se comparados a outras formas de alongamento, devido a sua neurofisiologia. A neurofisiologia explica, então, o sucesso desta técnica (quando comparadas às demais) e, dessa forma, temos que conhecê-la. Assim, assinale a alternativa correta sobre alongamento por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e sua neurofisiologia.
		
	
	O efeito do alongamento é intensificado pela inibição recíproca, quando utilizamos a técnica de manter-relaxar
	
	é uma técnica de alongamento que pode promover contrações musculares reflexas ou estiramentos musculares devido à forma como os seguimentos são movidos durante o exercício (arremesso).
	 
	O efeito do alongamento é intensificado pela inibição autogênica, quando utilizamos a técnica de contrair-relaxar
	
	Devemos solicitar a contração isotônica do músculo agonista a ser alongado na técnica de manter-relaxar
	
	A utilização da inibição recíproca explica-se em solicitar a contração do antagonista do músculo a ser alongado na técnica de contrair-relaxar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402044633)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabendo que o exercício passivo é o exercício no qual não há contração muscular voluntária e é produzido por uma força externa, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	serve para evitar retrações e contraturas;
	
	serve para atender às necessidades circulatórias;
	
	serve para manter a elasticidade dos músculos;
	 
	prevenir atrofia muscular
	
	obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403154644)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os alongamentos são utilizados como arma terapêutica visando preparar a musculatura que vai ser trabalhada e evitar lesões. Existem vários tipos de alongamentos, porém aqueles que são mais nocivos e caracterizados por movimentos bruscos são:
		
	
	Alongamentos tipo contrair-relaxar
	
	Alongamentos estáticos
	
	Alongamentos resistidos
	 
	Alongamentos balísticos
	
	Alongamentos dinâmicos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402047902)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A técnica de treinamento funcional preconizado por Williams tem como objetivo principal:
		
	
	fortalecer todos os músculos abdominais para tratamento de lombalgias
	
	Estabilizar os músculos da coluna lombar através de movimentos segmentares
	
	recuperar a mecânica da coluna lombar, fortalecendo principalmente os músculos isquiotibiais, quadríceps, quadrado lombar e transversodo abdome
	
	alongar os músculos lombares melhorando a mecânica do movimento e aporte sanguíneo
	 
	recuperar a coordenação do ritmo lombo-pélvico e condicionar a musculatura.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402587201)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há vários métodos cinesioterapêuticos indicados para várias disfunções. Considerando-se os distúrbios da coluna lombar e lombalgias, qual dos métodos, abaixo relacionados, tem indicação específica?
		
	 
	Método de Williams
	
	Método de Codman
	
	Método Bobath
	
	Metodo de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)
	
	Técnica de De Lorme

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes