Análise das Demonstrações Contábeis
9 pág.

Análise das Demonstrações Contábeis


DisciplinaAdministração e Análise de Custos31 materiais610 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Acadêmico:
	Márcia 
	
	Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:460121) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12643350
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os relatórios financeiros nos mostram o caminho que a empresa está tomando, e sinaliza qual decisão precisa ser tomada. A análise dos relatórios financeiros tem mais eficácia quando analisados em conjunto com outras informações. Essa mesma premissa se aplica às análises vertical e horizontal, pois comparam números e resultados. A análise vertical também é denominada de análise estrutural. Nesse sentido, escreva uma redação com o tema: ANÁLISE VERTICAL, OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS.
	Resposta Esperada:
A análise de balanços deve ser entendida dentro de suas responsabilidades e limitações, ela mais aponta os problemas a serem investigados do que indica as soluções. Para uma melhor visão dos resultados da análise, deve o analista utilizar entre três e quatro exercícios; isto permitirá ao analista uma visão mais apurada do desempenho da empresa. A análise vertical permite que se avalie a estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (também chamada de lógica de balanço) isto é, se a proporcionalidade dos diferentes componentes patrimoniais e de resultados se mantém ao longo dos anos ou se existem desequilíbrios importantes, que merecem uma melhor avaliação. Tem por finalidade avaliar a estrutura dos itens do balanço e da demonstração do resultado do exercício e sua evolução no tempo, sua comparação dos números é feita com o total do ativo e do passivo (balanço patrimonial) e com as vendas líquidas (demonstrações de resultados). Esta análise é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo.
Parte inferior do formulário
	
Acadêmico: Márcia
	
	
	Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460119) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12758658
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A rentabilidade é o resultado das operações da empresa em um determinado período com relação aos investimentos realizados. Ela envolve todos os elementos econômicos, operacionais e financeiros do empreendimento. Como a rentabilidade está diretamente relacionada ao resultado da empresa, inicia-se apurando as margens (lucratividade) obtidas com a realização das atividades da empresa. Sobre a rentabilidade, analise as seguintes sentenças:
I- Os índices deste grupo mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, isto é, quanto renderam os investimentos e qual o grau de êxito econômico da empresa.
II- Os indicadores de rentabilidade abrangem os aspectos financeiros na análise empresarial, o potencial de vendas e por final, a evolução dos investimentos. 
III- A atenção do gestor deverá estar concentrada na habilidade da empresa de gerar resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Os Indicadores de Estrutura de Capital são aqueles que demonstram o grau de endividamento. Na análise de balanços, este é um dos itens mais relevantes porque ele demonstra as grandes linhas de financiamento escolhidas pela empresa. Sobre os Indicadores de Estrutura de Capital, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Endividamento.
II- Imobilização do patrimônio líquido.
III- Imobilização dos recursos não correntes.
(    ) Através deste índice, é possível observar quanto é o percentual de recursos aplicados no imobilizado e, consequentemente, quanto sobra para o giro da empresa, isto é, no ativo circulante.
(    ) Indica o percentual aplicado no Imobilizado, nos investimentos e no intangível, o que não deve ser superior a cem por cento (100%).
(    ) Indica qual é a dependência da empresa com relação ao capital de terceiros. Evidencia grandes linhas de decisões financeiras em termos de obtenção e aplicação de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
	3.
	O capital de terceiros em relação ao capital próprio (investido pelos sócios) resulta numa dependência muito grande para a empresa. Isto pode resultar em falência, pelo alto grau de endividamento com relação ao valor do patrimônio líquido, e é decorrente da necessidade de renovação do ativo. Este índice mostra sua importância e a dependência com relação ao capital de terceiros. É determinado através do índice de:
	 a)
	Liquidez Geral.
	 b)
	Endividamento.
	 c)
	Liquidez Seca.
	 d)
	Liquidez Corrente.
	4.
	Os indicadores de rentabilidade abrangem os aspectos econômicos na análise empresarial, o potencial de vendas, a evolução das despesas etc. e, neste caso, a atenção do gestor deverá estar concentrada na habilidade da empresa de gerar resultados. Com relação à rentabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Denomina-se rentabilidade quando a relação for entre rendimento e capitais investidos pelos proprietários.
(    ) Conhecer a Rentabilidade do negócio é indispensável para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação.
(    ) Para a avaliação de rendimento de uma empresa, os principais indicadores a serem considerados são: lucratividade; rentabilidade do capital próprio; retorno de investimentos.
(    ) Rentabilidade envolve apenas os elementos econômicos e financeiros do empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Tem por finalidade demonstrar os percentuais do patrimônio líquido, que estão aplicados e lançados no Ativo Não Circulante. Quanto maior for o investimento, menores serão os recursos próprios aplicados no ativo circulante e maior será a busca por capitais de terceiros para financiar o ativo circulante. A que situação se refere?
	 a)
	Imobilização do Endividamento.
	 b)
	Imobilização dos Recursos Não Correntes.
	 c)
	Imobilização do Patrimônio Líquido.
	 d)
	Imobilização do Passivo Circulante.
	6.
	Vários métodos de cálculo podem ser utilizados para verificar a saúde financeira de uma empresa. Um dos mais importantes é o índice de endividamento, relevante não só para gerenciamento de dados internos, mas também em casos de concorrência pública e licitações. Quando analisado em série histórica, ele revela a quantidade de recursos externos que a empresa tem utilizado para conduzir seu negócio e fornece dados importantes para a tomada de decisão. Sobre os conceitos de participação de capitais de terceiros, analise as seguintes sentenças:
I- Conhecido por debt to equity ratio, este índice representa o percentual de capital próprio em relação ao valor do capital de terceiros, demonstrando a dependência da empresa com relação aos recursos oriundos dos sócios.
II- O ativo apresenta a aplicação de recursos que é decorrente do capital de terceiros, assim compreendido o passivo circulante mais o exigível a longo prazo, e do capital próprio, representado pelo patrimônio líquido.
III- A participação exagerada do capital de terceiros com relação ao capital investido pelos sócios deixa a empresa vulnerável a qualquer intempérie.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Todo indicador possui uma interpretação objetiva,