Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
ESAB - Avaliação - Análise e Produção Textual

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1 :
Marque a alternativa correta que evidencia uma característica da redação institucional:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A redação institucional prima pela linguagem simples, mas não coloquial; não se deve fugir do assunto (digressão); é fundamental o uso do tópico frasal, que rege todas as demais frases de um mesmo parágrafo.
	A
	
	Utilizar linguagem coloquial.
	B
	
	Fazer digressões.
	C
	
	Usar a norma culta da língua.
	D
	
	Desconsiderar o tópico frasal.
Questão 5 :
Há diferentes tipos de argumentos. Da tipologia apresentada a seguir, quais são verdadeiros?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Não existe argumento de articulação (elimina a alternativa b); não existe argumento baseado na cultura popular (elimina a alternativa c); não existe argumento baseado em insinuações (elimina a alternativa d).
	A
	
	Argumento de autoridade, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentos baseados no raciocínio lógico.
	B
	
	Argumento de articulação, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentos baseados no raciocínio lógico.
	C
	
	Argumento de autoridade, argumento baseado na cultura popular, argumentos baseados em provas concretas, argumentos baseados no raciocínio lógico.
	D
	
	Argumento de autoridade, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em insinuações, argumentos baseados no raciocínio lógico.
Questão 8 :
Os adjetivos podem ser classificados em:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:São exemplos de adjetivos: bom (primitivo), bondoso (derivado), surdo-mudo (composto) e curitibano (pátrio).
	A
	
	Primitivos, derivados, compostos e pátrios.
	B
	
	Secundários, derivados, compostos e pátrios.
	C
	
	Primários, secundários, compostos e pátrios.
	D
	
	Primitivos, derivados, próprios e pátrios.
Questão 1 : 
Considerando os tópicos abordados na unidade 4, assinale qual das seguintes definições representa melhor os atributos da organização de um sistema computacional:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa: 
Gabarito: C 
Comentário: Tal como vimos na unidade 4, a organização do processador compreende os aspectos de implementação (hardware), tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada, por exemplo. Ou seja, considera os atributos que não são visíveis ao programador. Costuma-se confundir esse conceito com o de arquitetura. 
A - Estratégia ou modelo para o projeto do hardware e do software que divide o sistema em níveis hierárquicos. 
B - Compreende o conjunto de instruções, a estrutura da memória, os registradores, os modos de endereçamento. 
C - Considera aspectos de hardware, tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada. 
D - É a interface abstrata entre o hardware e o nível mais baixo do software de máquina. 
Questão 2 : 
Considerando os temas estudados sobre os modelos de Harvard e von Neumann, marque a alternativa correta. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa: 
Gabarito: A 
Comentário: Tal como vimos na unidade 39, uma aplicação relevante do modelo de Harvard é no projeto da memória cache. Embora a cache unificada para dados e instruções, presente em diversos computadores, seja mais simples de construir, observa-se a tendência nas máquinas atuais de projetar caches separadas: uma para instruções e outra para dados. Isso acontece, por exemplo, com o Pentium, tal como vimos na unidade 12. Por sua vez, o conceito de caches separadas permite o acesso paralelo a dados e instruções, o qual é conhecido como arquitetura de Harvard, em reconhecimento ao computador Mark III. Por sua vez, o conceito de cache unificada é atribuído ao modelo de von Neumann.(Unidade 39)
A - O conceito de caches separadas permite o acesso paralelo a dados e instruções, o que é atribuído à arquitetura Harvard. 
B - Os modelos de Harvard e de von Neumann defendem a existência de um único barramento para dados e instruções. 
C - O conceito de caches separadas é atribuído ao modelo de von Neumann.
D - O conceito de uma cache unificada é atribuído ao modelo de Harvard. 
Questão 3 : 
Na unidade 34, entendemos por que acontece o roubo de ciclos em um sistema computacional. A partir do que estudamos, assinale a alternativa correta: 
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa: 
Gabarito: B 
Comentário: Na unidade 34, estudamos o acesso direto à memória. Embora a eficiência desse processo se destaque, o problema conhecido como roubo de ciclos, devido ao qual o controlador de DMA acaba tendo uma prioridade mais alta que o processador sobre o barramento, motivo que deixa a UCP em estado de espera até o barramento ser liberado novamente pelo controlador. No entanto, a vantagem deste processo, dada pela transferência eficiente de dados entre a memória e os dispositivos periféricos, supera a desvantagem do roubo de ciclos (unidade 34). 
A - Ocorre porque o controlador de interrupções acaba tendo uma prioridade mais alta que o processador sobre o barramento. 
B - Ocorre por que o controlador de DMA acaba tendo uma prioridade mais alta que o processador sobre o barramento. 
C - Ocorre porque o controlador de entradas e saídas acaba tendo uma prioridade mais alta que o processador sobre o barramento. 
D - Ocorre porque o processador não foi projetado para executar instruções em paralelo. 
Questão 4 : 
Conforme o que estudamos nas unidades 26, 27 e 28, analise as sentenças a seguir. 
I. As interrupções não precisam ser configuradas e habilitadas para poder ser reconhecidas e processadas pela UCP. 
II. Quando os estágios do pipeline possuem diferentes durações de tempo sua execução não será tão eficiente. 
III. As principais técnicas de entrada e saída são: entrada e saída programada, por interrupção e por acesso direto à memória. 
IV. A lógica de controle requerida para executar o pipeline aumenta sua complexidade na medida em que aumenta o número de 
estágios das instruções. Agora, assinale a alternativa que reúne as opções corretas: 
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa: 
Gabarito: B 
Apenas a opção I é falsa, pois as interrupções precisam ser configuradas e habilitadas para que possam ser reconhecidas e processadas 
pela UCP. As outras opções são verdadeiras (unidades 26, 27 e 28). 
A - I, II, III 
B - II, III, IV 
C - I, III, IV 
D -II, IV 
Questão 5: 
Analisando os modos de endereçamento de instruções identifique a alternativa correta que caracteriza o modo indireto de 
endereçamento. 
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa: 
Gabarito: C 
No modo indireto, no campo endereço encontraremos o endereço de uma palavra de memória que, por sua vez, contém o endereço 
onde se encontra o valor do operando. O item a se refere ao modo imediato, o b ao direto e o d ao modo registrador (unidade 23). 
A - O valor do operando é especificado diretamente na instrução. 
B - O campo endereço contém o endereço onde podemos encontrar o valor do operando. 
C - No campo endereço, encontra-se o endereço de uma palavra de memória que, por sua vez, contém o endereço do operando. 
D - O campo de endereço se refere a um registrador. 
Questão 6 : 
Considerando que o tempo de execução de uma tarefa em uma máquina M1 é duas vezes superior ao da máquina M2, podemos afirmar que: 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa: 
Gabarito: A 
Comentário: Como vimos na unidade 15, podemos comparar o desempenho de duas máquinas diferentes M1 e M2 a partir da comparação entre os tempos de execução de uma dada tarefa resultando em: 
 Nesse caso, n = 0.5. Considerando que o desempenho mantém uma relação inversa com o tempo de execução (exemplo: o aumento do desempenho diminui o tempo de execução),
Página1234