Buscar

Prova discusiva Sociologia Organizaciona e RSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Responsabilidade Social e Empresarial
LONDRES (Reuters) – “O planeta está em risco de entrar em condições de “estufa”, onde temperaturas médias globais serão de 4 a 5 graus Celsius mais altas mesmo se metas de redução de emissões sob um acordo climático global forem cumpridas, disseram cientistas em um estudo publicado em 06/08/2018. É necessário mais que somente a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, segundo o relatório. É exemplo de impacto que minimiza o dióxido de carbono da atmosfera: o plantio de árvores. São exemplos de poluentes: na pecuária os gases de bovinos causam mais efeito estufa que os automóveis; indústrias de aço, ferro, cimento e refinarias.
 
“A empresa Xerox é exemplo mundial que reduziu as emissões de carbono reduzindo a utilização de energia nas instalações, investindo na concepção de produtos que poupam energia e reduzem as emissões de gás com efeito de estufa, e oferecendo aos clientes impressoras multifunções digitais e soluções que poupam energia. Também desenvolve um projeto que incentiva as empresas a divulgar os riscos e oportunidades que as alterações climáticas representam para o negócio e respectivas estratégias de redução das emissões de gases poluentes. Em 2015, foi premiada por divulgar emissões de carbono de boa qualidade. Na declaração de gestão da empresa diz: “Na Xerox, a sustentabilidade faz parte do nosso negócio”. 
Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2018/08/06/planeta-esta-em-risco-de-entrar-em-condicoes-irreversiveis-de-estufa.htm >; < https://www.xerox.com/pt-br/sobre-nos/ambiente/reducao-da-pegada-de-carbono > Acesso em:  set. 2018 (adaptado)
 
A empresa Xerox investe na concepção de produtos que poupam energia e reduzem as emissões de gás com efeito de estufa. Apresente duas (02) características que comprovam que a Xerox é um exemplo a ser seguido, conforme o texto.
Nota: 25.0
	Espera-se que seja feita a conexão das informações do texto, as características que comprovam que a Xerox é um exemplo a ser seguido:
-reduziu as emissões de carbono reduzindo a utilização de energia nas instalações;
- investe na concepção de produtos que poupam energia e reduzem as emissões de gás com efeito de estufa
- oferece aos clientes impressoras multifunções digitais e soluções que poupam energia.
- desenvolve um projeto que incentiva as empresas a divulgar os riscos e oportunidades que as alterações climáticas representam para o negócio.
Resposta: como ja diz no texto acima, ofercendo aos seus cliente impressoras multifunções digitais e e soluções que poupam energia. Tambem desenvonvendo um projeto que incentive as empresas a divulgar os riscos e oportunidades que as alterações climáticas representam para o negócio e respectivas estratégias de redução das emissões de gases poluentes.
Questão 2/4 - Responsabilidade Social e Empresarial
O antropocentrismo é uma concepção que coloca o ser humano no centro das atenções e as pessoas como as únicas detentoras plenas de direito. A perspectiva antropocêntrica considera normal a mercantilização das espécies e da natureza. O grande desafio inovador da atualidade é romper com a perspectiva baseada em valores antropocêntricos e assumir uma mudança de paradigma, adotando uma postura voltada para os valores ecocêntricos (centralizados nos direitos da Terra, do conjunto das espécies e no respeito à biodiversidade). O colapso ecológico pode se tornar irreversível se a comunidade internacional não entrar em um acordo para reverter as tendências do aquecimento global e diminuição dos recursos naturais. O passo fundamental e necessário passa pelo rompimento com o antropocentrismo e a construção de um mundo justo e ecocêntrico”.
 
 
Disponível em: <http://opensadorselvagem.org/arquivo/demografia/do-antropocentrismo-ao-mundo-ecocentrico/ > Adaptado.
 
O texto e a imagem se relacionam com os conceitos antropocêntrico e ecocêntrico. Identifique qual conceito se aplica ao modelo de gestão de empresa tradicional e qual se aplica ao modelo de gestão sustentável. Justifique.
Nota: 25.0
	O conceito que se aplica o modelo de gestão de uma empresa tradicional é o antropocêntrico porque a empresa é o centro de tudo. O que importa é a lucratividade, somente, sem valoração à preservação do meio ambiente nem à responsabilidade social com os impactos negativos que provoca.  O que se aplica ao modelo de gestão para a Sustentabilidade é o ecocêntrico porque considera o tripé Meio ambiente, questões sociais e a lucratividade. Tudo isso numa visão sistêmica de que as responsabilidades e impactos precisam fazer parte da política empresarial. (Rota 3. Tema 4.) 
Resposta: O modelo de gestão de empresa tradicional: é representado pela figura do ego colocando as necessidades ou interesses humanos acima dos ambientais. O modelo de gestão sustentável: é representada pela figura do eco, que nada mais é que colacar as necessidades ou interesses humanos inseridos aos ambientais, colocando-os em um único sistema. 
Questão 3/4 - Sociologia Organizacional
Milhões de pessoas ao redor do mundo compartilham suas fotos e vídeos no Instagram. Com esta rede, entramos na intimidade de celebridades do mundo do cinema, da música e do esporte, e, com ela, também surgiu uma nova profissão: os influenciadores, pessoas que postam fotos e dicas sobre os mais variados assuntos: moda, viagem, estilo de vida fitness ou bodypositive.
Tendo como referência o texto acima, descreva como as redes sociais podem favorecer e destaque seus pontos positivos e negativos.
Nota: 12.5
	Os efeitos das novas tecnologias nas relações entre o local e o global são controversos no que diz respeito à cultura, e entender as relações entre culturas no contexto da globalização é importante para o gestor. Vimos como as trocas comerciais se intensificam com a globalização – não importa se é microempreendedor (a) ou gestor (a) de uma multinacional, você terá de lidar com questões sobre diversidade cultural e etnocentrismo o tempo todo. Existem pontos positivos e negativos, o importante é se ter equilíbrio e compreensão da importância e da tecnologia em nossas vidas e na sociedade em que nos encontramos. Aula 4; Tema 4.
Resposta: As redes sociais podem favorecer pela alta velocidade e pelo grande alcance que ela entrega, já que o que se posta agora, se consegue ser visto quase que de imediato no outro lado mundo, sendo assim para muitos conseguindo uma visibilidade alta isso como um ponto positivo. Mas também deixasse um pouco o anonimato de lado com isso as particularidades e sua intimidade pode acabar sendo visivel a todos, isso como ponto negativo. 
Questão 4/4 - Sociologia Organizacional
A sociologia é um campo do conhecimento científico que se ocupa dos fenômenos sociais. Esse campo é caracterizado por uma multiplicidade de correntes teóricas e diferentes estratégias e práticas de pesquisa. Considerando isso, a Sociologia pode ser entendida como um campo de pesquisa pluralista tento em função da multiplicidade de correntes teóricas quando de abordagens e metodologias.
Tendo como referência o texto acima, e cite, ao menos, dois importantes teóricos da Sociologia empresarial de maior influência na modernidade.
Nota: 0.0
	Entre os estudiosos da sociologia empresarial de maior influência na modernidade, destacam-se Durkheim, Marx e Weber. Aula 1; Tema 1.
Resposta: a industrialização e as grandes cidades.

Outros materiais