Buscar

REVISÃO RJU INSS

Prévia do material em texto

REVISÃO RJU- INSS
Profª. Laís Lisboa
Com base no disposto na Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue os itens subsequentes.
1- A lei caracteriza como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito a conduta do servidor público que implique o uso, em proveito próprio, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial de órgãos e entidades da administração pública.
2- Após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança, as ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas na Lei nº8.429/92 podem ser propostas até 5 anos.
Considere a seguinte situação hipotética.
3- Cometerá crime de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito a servidora pública que induzir o Estado a adquirir, por preço superior ao de mercado, cartucho de impressora de empresa pertencente a seu familiar.
4- Cometerá ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública o servidor público que revelar a seus familiares, durante um jantar em família, os detalhes de processo que tramite em segredo de justiça contra seu chefe e do qual tenha tomado conhecimento em razão de suas atribuições.
Com base no disposto na Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue os itens subsequentes.
5- A lei caracteriza como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito a conduta do servidor público que implique o uso, em proveito próprio, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial de órgãos e entidades da administração pública.
A respeito da Lei 8.112/90, julgue os itens que se seguem:
6- O servidor público que exerce mandato eletivo 
a) pode, em qualquer hipótese, optar por sua remuneração. 
b) quando afastado do cargo, possui direito à contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento. 
c) não pode afastar-se do cargo, quando investido no mandato de vereador.
d) quando afastado do cargo, contribui para o sistema previdenciário com base na remuneração do mandato político. 
e) pode ser removido de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.
7- Pelo regime da Lei nº 8.112/90, as diárias e ajudas de custo pagas aos servidores públicos 
a) incorporam-se ao vencimento. 
b) são vantagens de natureza remuneratória. 
c) não podem ser recebidas durante o estágio probatório.
d) não são restituíveis. 
e) são devidas a título de indenização.
8- Sobre o estágio probatório dos servidores públicos, é correto dizer que 
a) seu período de duração é igual ao tempo necessário para a aquisição da estabilidade. b) é de observância obrigatória independentemente da forma de provimento do cargo. 
c) se submete a critérios de avaliação da escolha do administrador.
d) não se suspende. 
e) tem início com a nomeação do servidor.
9- O regime jurídico, instituído pela Lei nº 8.112/90, é necessariamente aplicável aos servidores civis 
a) da União, dos Estados e dos Municípios. b) da União e das suas Autarquias, mas não aos das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. 
c) da União e das suas Autarquias e Empresas Públicas. 
d) da União e das suas Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. 
e) da União, dos Estados e dos Municípios, inclusive aos das suas Autarquias e Empresas Públicas.
10- A respeito da posse em cargo público, assinale a opção correta.
a) A administração é livre para exigir, ou não, que, antes da posse, o empossado submeta-se à inspeção médica oficial.
b) O nomeado que não toma posse no prazo estabelecido em lei é tido como demitido.
c) Não se toma posse em cargo em comissão. 
d) É possível tomar posse por meio de procuração específica.
e) Tendo tomado posse no cargo, o servidor deve, necessariamente, entrar, de imediato, em exercício no cargo.
11- Nos termos do Regime Jurídico Único do servidor público da União (Lei nº 8.112/90), não é possível conceder licença para capacitação ao servidor em estágio probatório.
Considerando as disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir.
12- São requisitos para a investidura em cargo público, entre outros, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental, podendo as atribuições do cargo justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei. 
13- O período em que o servidor estiver de licença para desempenhar mandato classista conta como tempo de serviço, sendo considerado de efetivo exercício, salvo para efeito de promoção por merecimento.
No que tange à Lei de Improbidade Administrativa, observa-se as seguintes afirmações:
14- Na ação de improbidade administrativa, o valor da indenização e os bens perdidos pelo indiciado reverterão em benefício da pessoa jurídica prejudicada pelo ato ilícito.
15- O terceiro que, mesmo não sendo agente público, induza determinado funcionário público a ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei, responde, juntamente com este, por ato de improbidade administrativa.
16-Cabe à União, por meio de seus procuradores, defender seus servidores públicos acusados de atos de improbidade administrativa.
17- A ação civil pública proposta pelo ministério Público constitui via processual adequada para a repressão dos atos de improbidade administrativa.
A respeito da situação hipotética, julgue os itens seguintes:
Paulo já era titular de cargo efetivo de professor na rede estadual de ensino quando foi aprovado em concurso público, para outro cargo de professor, em uma autarquia federal. Tendo em vista o que estabelece a Constituição Federal acerca da vedação de acumulação remunerada de cargos públicos, Paulo:
18- Pode acumular os dois cargos de professor, desde que haja expressa concordância dos órgãos públicos envolvidos aos quais estará vinculado. 
19- Pode acumular os dois cargos de professor, desde que observe jornada de trabalho não superior a quatro horas diárias em cada órgão público a que estará vinculado. 
20- Pode acumular os dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade de horários. 
21- Não pode acumular os dois cargos de professor. 
22- Pode acumular os dois cargos de professor, independentemente de haver compatibilidade de horários, uma vez que a proibição de acumular não se estende a autarquias. 
De acordo com a situação hipotética abaixo, julgue os itens:
Considere a seguinte situação hipotética: Pedro é servidor público federal há vinte e cinco anos e, em janeiro de 2016, foi nomeado para exercer o cargo de Ministro de Estado, razão pela qual mudou-se, pela primeira vez, da cidade de São Paulo, onde residia, para morar em Brasília com sua companheira Joana. Cumpre salientar que, em dezembro de 2015, a companheira de Pedro adquiriu um imóvel em Brasília com o objetivo de alugá-lo e assim obter uma renda extra, no entanto, o imóvel ainda não foi locado. Nos termos da Lei no 8.112/1990, Pedro 
23- Não terá direito ao auxílio-moradia, vez que a lei veda tal benefício para o cargo de Ministro de Estado. 
24- Terá direito ao auxílio-moradia se a companheira de Pedro vender o imóvel. 
25- Não terá direito ao auxílio-moradia, vez que o imóvel de Joana representa impeditivo legal ao aludido benefício. 
26- Terá direito ao auxílio-moradia, desde que a companheira de Pedro não ocupe imóvel funcional em Brasília. 
27- Terá direito ao auxílio-moradia, independentemente de qualquer outro requisito legal.
De acordo com o caso hipotético, julgue os itens:
Mara, servidora pública federal, pleiteou licença de seu cargo público para acompanhar seu companheiro Mauro, também servidor público federal e que fora deslocado do Mato Grosso para o Estado do Acre. Nos termos da Lei no 8.112/1990, a licença pleiteada:
28- Caso concedida, será por prazo determinado e sem remuneração. 
29- Não é cabível, por ausência de previsão legal. 
30- Caso concedida, será por prazo indeterminado e sem remuneração. 
31- Caso concedida, será por prazo determinadoe com remuneração. 
32- Não é cabível, pois só se aplica entre cônjuges.
De acordo com o caso hipotético, julgue os itens seguintes:
Claudio, servidor público do Tribunal Regional do Trabalho da 14a Região, ausentou-se do País para missão oficial no exterior. O mencionado afastamento observou todos os trâmites legais e perdurou por quatro anos, tendo Claudio regressado ao Brasil em 2012, assumindo suas atividades. Em 2014, Claudio pleiteou novo afastamento para estudo no exterior. Nos termos da Lei no 8.112/1990, o afastamento pleiteado: 
33- Não será possível, pois somente decorrido o período de três anos contados do término do anterior afastamento é que se admite a nova ausência. 
34- É possível. 
35- Não será possível, pois somente decorrido o período de quatro anos contados do término do anterior afastamento é que se admite a nova ausência. 
36- Não é cabível, pois trata-se da mesma espécie de afastamento concedido anteriormente, sendo necessário o transcurso de dez anos para que o servidor tenha direito.
37- Não se aplica a servidores que já fizeram jus a benefício semelhante, como é o caso de Claudio.
De acordo com o caso hipotético, julgue os itens seguintes:
Aristides, servidor público do Tribunal Regional do Trabalho da 20a Região, usufruiu de afastamento para estudar no exterior, tendo o mencionado período perdurado por quatro anos, ou seja, até 2014. Aristides pretende novo afastamento para estudo em Paris. Nos termos da Lei no 8.112/1990, além da autorização do Presidente:
38- Do Tribunal Regional do Trabalho da 20a Região, deverá aguardar até 2017, ou seja, é necessário aguardar o transcurso de três anos para que tenha direito a nova ausência. 
39- Da República, não necessitará aguardar qualquer lapso temporal, pois já faz jus ao novo afastamento. 
40- Do Supremo Tribunal Federal, deverá aguardar até 2018, ou seja, é necessário aguardar o transcurso de quatro anos para que tenha direito a nova ausência. 
41- Do Tribunal Regional do Trabalho da 20a Região, não necessitará aguardar qualquer lapso temporal, pois já faz jus ao novo afastamento. 
42- Do Supremo Tribunal Federal, deverá aguardar até 2017, ou seja, é necessário aguardar o transcurso de três anos para que tenha direito a nova ausência.
De acordo com o caso hipotético, julgue os itens seguintes:
Renato, servidor público estadual, ocupante de cargo em comissão, foi nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança. Nessa hipótese, conforme preceitua a Lei no 8.112/1990, exercerá o cargo para o qual foi nomeado interinamente 43- Com prejuízo das suas atribuições e, obrigatoriamente, receberá a remuneração do cargo para o qual foi nomeado interinamente. 
44- Com prejuízo das suas atribuições e receberá a remuneração de ambos os cargos durante o período da interinidade. 
45- Sem prejuízo das suas atribuições e receberá obrigatoriamente a remuneração do primeiro cargo em comissão. 
46- Sem prejuízo das suas atribuições e deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 
47- Sem prejuízo das suas atribuições e receberá a remuneração de ambos os cargos durante o período da interinidade. 
Matheus, servidor público, concedeu benefício administrativo sem a observância das formalidades legais aplicáveis à espécie e foi condenado por improbidade administrativa, tendo em vista o cometimento de ato ímprobo causador de lesão ao erário. Nos termos da Lei nº 8.429/92 e tendo em vista as características e peculiaridades do ato ímprobo cometido por Matheus, julgue os itens que se seguem:
48- Comporta a medida de indisponibilidade de bens.
49- Não tem como uma de suas sanções a condenação em multa civil.
50- Admite conduta culposa.
51- Não atinge, em qualquer hipótese, o sucessor do agente ímprobo.
A respeito da lei de improbidade administrativa, julgue o item seguinte:
52- Consideram-se sujeitos ativos dos ilícitos previstos na Lei de Improbidade Administrativa o agente público e o terceiro particular que, mesmo não sendo agente público, induzir ou concorrer para o ato ou dele se beneficiar direta ou indiretamente.
Com referência às disposições do regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990), julgue os itens que se segue:
53- Mesmo em estágio probatório, o servidor público tem direito a licença para tratar de interesses particulares, desde que sem remuneração.
54- Paulo, técnico judiciário em exercício na capital do estado de jurisdição de um TER, pediu sua remoção para outra cidade, na mesma jurisdição desse tribunal. Nessa situação, se for removido, Paulo não terá direito a ajuda de custo.
55- Servidor técnico legislativo da Câmara dos Deputados em gozo de licença para tratar de interesses particulares poderá participar da gerência de sociedade privada, sendo-lhe vedado apenas o exercício de atos de comércio.
Acerca dos temas da qualidade de vida no trabalho e do servidor público como agente de desenvolvimento social, julgue os itens que se seguem:
56- A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
57- Qualidade de vida no trabalho restringe-se às melhorias nos aspectos físicos e ambientais do local de trabalho.
58- A qualidade de vida no trabalho promovidas por uma organização e que visem melhorias salariais para seus funcionários tendem a gerar resultados negativos a longo prazo, pois acarretam altos custos para essa organização.
59- Um dos aspectos que deve ser considerado para a efetiva criação de um ambiente de trabalho com qualidade de vida é o fator constitucionalismo, que se refere ao grau em que os direitos do empregado são cumpridos na instituição.
60- De acordo com o modelo de Nadler e Lawler, a qualidade de vida no trabalho está fundamentada, entre outros aspectos, na participação dos funcionários nas decisões e na melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas.
61- As ações voltadas para a promoção da qualidade de vida no trabalho, tais como ginástica laboral, programas de vacinação e realização de exames médicos periódicos, têm sido empreendidas por várias organizações públicas.
62- A qualidade de vida no trabalho contribui para a redução do absenteísmo.
63- Considerando-se que uma organização visa promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, é correto afirmar que empresas que mantenham esse serviço de segurança contribuem para a qualidade de vida no trabalho.
64- De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho.
65- A qualidade de vida no trabalho pode ser medida de acordo com o grau de satisfação do empregado, influenciando seu estado emocional dentro e fora da organização.
66- Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) são de fácil implementação, tem baixo custo e possui como alvo os empregados. Estes aderem aos programas sem hesitação por serem programas que possibilitam maior envolvimento nas decisões nos setores de suas respectivas áreas de atuação.
67- Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com o ambiente físico, o ambiente psicológico, a aplicação de princípios de ergonomia e saúde ocupacional.
68- Uma organização que busque instituir um programa de qualidade de vida no trabalho deverá promover, entre outras adequações, modificações ergonômicas no mobiliário, na iluminação e na temperatura do ambiente.
69- No que se refere à qualidade de vida no trabalho, as práticas assistencialistas se distinguem das práticas preventivas, porquanto estas priorizam intervenções sobre o contexto de trabalho a que se submetem os funcionários de uma organização.
70- Práticas preventivas de qualidade de vida no trabalho, como ginástica laboral e massagens, intervêm diretamente nos indivíduos para que esses não sofram os desgastes físicos e psíquicos decorrentes do trabalho.71- O Estado tem procurado promover o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento de seus servidores, para desenvolver o aprimoramento profissional, garantindo melhores condições para que se cumpra o papel de bem atender o cidadão.
72- O Estado e o servidor público tem como principal objetivo servir o interesse público.
73- Uma administração pública composta de servidores públicos competentes, satisfeitos, bem remunerados e respeitados pela sociedade, eleva substancialmente os seus níveis de produtividade e eficiência, além de prestar um serviço de maior qualidade.
74- O servidor público é agente de transformação do Estado a serviço da cidadania e deve ter como referência o compromisso com a ética, sem que necessariamente haja observância dos princípios legais.
75- Não constitui dever do servidor a facilitação da fiscalização de todos os seus atos ou serviços por quem de direito, pois o Código de Ética não exige essa atitude.
76- É dever do servidor tratar com cuidado, urbanidade e respeito os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação, sem que haja, necessariamente, um contato com o público.
77- É dever do servidor ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
78- Constitui dever do servidor exercer, sem moderação, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.
79- É dever do servidor ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
80- O conceito de gestão estratégica no serviço público, nada mais é que uma administração moderna, pautada na sustentabilidade da gestão e que se preocupa com os objetivos e com as formas de atuação mais adequadas para concretizá-los.
GABARITO:
	1-C
	2-C
	3-E
	4-C
	5-C
	6-B
	7-E
	8-A
	9-B
	10-D
	11-C
	12-C
	13-C
	14-C
	15-C
	16-E
	17-C
	18-E
	19-E
	20-C
	21-E
	22-E
	23-E
	24-E
	25-C
	26-E
	27-E
	28-E
	29-E
	30-C
	31-E
	32-E
	33-E
	34-E
	35-C
	36-E
	37-E
	38-E
	39-E
	40-C
	41-E
	42-E
	43-E
	44-E
	45-E
	46-C
	47-E
	48-C
	49-E
	50-C
	51-E
	52-C
	53-E
	54-C
	55-E
	56-E
	57-E
	58-C
	59-E
	60-C
	61-C
	62-C
	63-C
	64-C
	65-C
	66-E
	67-C
	68-C
	69-C
	70-E
	71-C
	72-C
	73-C
	74-E
	75-E
	76-E
	77-C
	78-E
	79-C
	80-C

Outros materiais