Buscar

ED 6 SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual é a natureza jurídica do direito do trabalho?
D) direito privado. 
É a posição dominante. A maioria dos juristas sustenta a teoria do direito do trabalho como ramo do direito privado.
Invocando a regra da condição mais benéfica ao empregado, que se insere no princípio da proteção peculiar ao Direito do Trabalho, é correto afirmar que:
D) a supressão de direitos trabalhistas instituídos por regulamento de empresa só alcança os empregados admitidos posteriormente.
De acordo com princípio da condição mais benéfica, os direitos conquistados pelos empregados, não poderão ser diminuídos pois o trabalhador é a parte hipossuficiente da relação, sendo assim a supressão de direitos trabalhistas estabelecidos por regulamento de empresa só alcança os empregados admitidos posteriormente.
Quais são as principais fontes formais autônomas do Direito do Trabalho?
Costume, Convenção Coletiva do Trabalho, Acordo Coletivo do Trabalho e Regulamento de Empresa.
São essas as fontes que são elaboradas pelos próprios interlocutores da relação contratual.
No tocante às fontes formais do Direito do Trabalho de origem contratual, está correto afirmar que:
C) São normas elaboradas pelos próprios interlocutores da relação de trabalho, impondo direitos e obrigações para si próprios;
Também conhecidas como fontes formais autônomas, uma vez que são elaboradas pelos próprios interlocutores da relação de trabalho.
O “constitucionalismo social” é o nome dado ao movimento de inclusão de leis trabalhistas nas Constituições dos países. Qual foi a primeira constituição a constar no seu corpo matéria sobre direito do trabalho?
E) Constituição do México.
A Constituição do México (1917) foi a primeira no mundo a dispor em seu corpo matéria de Direito do Trabalho.
Analisar as assertivas e assinalar a alternativa correta abaixo:
I - Em 1º de maio de 1943, por meio do Decreto nº 5.452, entra em vigor a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que constitui numa sistematização de toda a legislação trabalhista esparsa existente na época, acrescida de novos institutos.
II - A Constituição Federal de 1988 alterou significativamente o ordenamento jurídico trabalhista ao disciplinar nos artigos 7º e 8º as diretrizes dos institutos regulatórios da relação de emprego e a liberdade sindical.
III - As convenções e recomendações são editadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), organismo de âmbito internacional, composta por vários países, dentre eles o Brasil, que tratam sobre matéria de direito do trabalho. Cada país membro tem a liberdade para ratificar ou não as convenções, em respeito a sua soberania.
E) Todas as assertivas estão corretas.
No Direito do Trabalho, o período de sustação das cláusulas do contrato de trabalho, sem que haja pagamento total ou parcial dos salários, é chamado de:
suspensão.
Suspensão é a paralisação do contrato de trabalho provisória e total d os seus principais efeitos, quais sejam, a empresa não está obrigada a pagar salários e não se conta o tempo de serviço para nenhum efeito.
Quanto à suspensão e interrupção do contrato de trabalho, analisar as assertivas abaixo e assinalar a alternativa correta:
I – não está correta pois a pena disciplinar de suspensão pode ser de no máximo 30 dias do trabalho, se for mais de 30 dias é caso de rescisão indireta.
II – Esta correta.
III – Esta incorreta pois é caso de interrupção do trabalho sem prejuízo do salário do trabalhador.
IV - O artigo 475 da CLT preceitua:  
"O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do benefício.”
C) Somente a assertiva II está correta.
Sendo hipótese de afastamento, enquanto perdurar a licença maternidade o empregador paga os salários e FGTS, que compensará o valor com os recolhimentos previdenciários que couberem.
Com relação ao contrato individual de trabalho, pode-se afirmar que:
D) o contrato de experiência não poderá exceder 90 (noventa) dias.
Conforme o disposto no artigo 445, parágrafo único: “ O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. ”
Em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado é correto afirmar:
E) O contrato por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez, tácita ou expressamente, passará a vigorar por tempo indeterminado.
B) Adolescentes entre 16 e 18 anos são considerados relativamente incapazes, conforme art. 402, CLT, jovens entre 14 e 16 anos são incapazes, salvo em condição de aprendiz, conforme disposto no artigo 403, CLT, e devem estar sobre representação. D) Conforme o disposto no artigo 445, parágrafo único: “ O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. ”. E) Art. 451 - CLT. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo. Art. 452 - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos. Art.445. Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. SUM-244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.III - Não há direito da empregada gestante à estabilidade provisória na hipótese de admissão mediante contrato de experiência, visto que a extinção da relação de emprego, em face do término do prazo, não constitui dispensa arbitrária ou sem justa causa.
Leia as assertivas e assinale a alternativa correta abaixo:
I – Para efeitos trabalhistas, são relativamente incapazes os adolescentes entre 16 e 18 anos, totalmente incapazes os menores de 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos, e absolutamente capazes os maiores de 18 anos.
II – O empregado com idade entre 16 e 18 anos não precisa de assistência para firmar contrato de trabalho, porque a emissão da CTPS pressupõe a apresentação de declaração expressa dos pais ou responsáveis; também pode assinar recibos sem assistência, inclusive o de quitação final do contrato de trabalho.
III – O aprendiz a partir de 14 anos de idade para a celebração de contrato de aprendizagem deve estar representado pelo representante legal.
apenas as assertivas I e III estão corretas.
Adolescentes entre 16 e 18 anos são considerados relativamente incapazes, conforme art. 402, CLT, jovens entre 14 e 16 anos são incapazes, salvo em condição de aprendiz, conforme disposto no artigo 403, CLT, e devem estar sobre representação.
Considere que Maria, ao descobrir-se grávida, tenha utilizado as dependências do hospital onde trabalha como auxiliar de enfermagem, para interromper a gravidez e, em decorrência do fato, tenha sido processada e julgada por aborto criminoso. Nessa situação, com base no que prevê a CLT, caracteriza-se hipótese de suspensão de contrato de trabalho ou de interrupção do contrato de trabalho?
D) O aborto quando criminoso é hipótese de suspensão do contrato de trabalho, pois nenhum efeito gerará à empregada.
Uma vez que a suspensão não gera nenhum efeito à empregada, o aborto criminoso é hipótese de suspensão, diferente do efeito causado pela interrupção por aborto, onde a mulher terá um repouso remunerado de 2 semanas.

Outros materiais